Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Pc100

RESOLVIDO Problema ADC x Divisor de tensão, não calibra

Recommended Posts

Estou projetando uma fonte de 1,25 a 30V de 2 canais, meu problema é o micro controlador ler isso, coloquei o comparador ADC em 16 bits, e fiz um divisor de tensão com 1K e 200 ohms, no inicio da escala e le normal, mas conforme aumenta a tensão o erro vai aumentando, quando chego em 28V o ero é de mais de 1,5V, e no proteus isso n ocorre, bom la também n tem as tolerâncias dos resistores, alguém saberia me dizer mais ou menos como fazer um divisor de tensão com mais precisaão?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aparentemente seu divisor está certo, mas parece que a corrente está alta.

Faz um outro divisor de tensão,

Vcc - 22k + 1k5 - Ponto que vai ao micro ou ao ADC - 4k7 - terra

Em tempo.

Você não vai ter a precisão dos 16 bits.

Faz com10 bits que já está até demais. Com 8 bits já estará ótimo.

Para coseguir a precisão com um CAD de 10 bits, já tem que considerar a precisão da sua tensão de referência. A tensão de alimentação do microprocessador, como tensão de referência, nem dá a precisão para CAD com 8 bits.

O divisor de tensão, para maiores precisões tem que ser melhorado.

Deve-se incluir um filtro passa baixas nesse divisor, para que seja reduzido o ruído. O filtro mais simples é incluir um capacitor entre a entrada do CAD e o terra. O valor vai depender da frequência máxima que você deseja medir o seu sinal.

MOR_AL

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu vou experimentar, fica complicado eu alterar a programação o componente ja esta soldado, ja tenho um capacitor para filtrar!

Compartilhar este post

Link para o post

Resolvi o problema, mudei a range de leitura de 0-30v para 0-40v, e fiz o divisor com resistores de metal filme, agora ta com uma precisão razoável!

Valeu a ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais