Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Zeca Pagodinho

Semana 03/01/2014 (de 12 a 19/01/2014)

Recommended Posts

Salve, salve! Vamos ao resumo semanal do desempenho do time. A propósito, semaninha quente esta, não é mesmo?

Pontuação estável numa faixa ligeiramente superior a 6 milhões semanais: 6,180,224 pontos (-249,856). Estamos nos mantendo na mesma posição, mas o radar aponta um time pedindo passagem já na próxima semana: Macrumors.com - Team Folding. Pelo visto pisaram mais fundo no acelerador, enquanto a gente permanece na mesma. Infelizmente estamos vendo a Fazenda CDH decaindo, Sambaqy (fiel signatário da Fazenda) segue na luta (já se recuperou um pouco da queda da semana passada).

vm8a.jpg

Últimas 3 semanas de folding

Já temos 1,246,168 milhões de pontos no total, somos o 49º time com mais pontos no projeto, fomos o 40º time mais ativo da semana (+1), somos o mais forte time do Brasil e da América Latina, tivemos 69 pontuando (+6). Finalmente tivemos um novato nesta semana!!! :aplausos:

Segue a pontuação:

Acima de 1 milhão de pontos, dois membros:

1 diegonix 1,282,647

2 josefogaca 1,102,646

Acima de 500 mil pontos, dois membros:

3 Nilux 712,336

4 Sambaquy 538,896

Acima de 300 mil pontos, um membro:

5 alexbertan­i 342,634

Acima de 200 mil pontos, um membro:

6 BigNapinha 222,036

Acima de 100 mil pontos, cinco membros:

7 meijisakas­hita 184,944

8 Linomar 177,760

9 robertordf 171,588

10 lark2 164,058

11 Rafael Coelho 128,892

Acima de 50 mil pontos, nove membros:

12 Ghandy 99,639

13 ApoloBrz 79,463

14 Diegao67 71,435

15 Xita 71,026

16 Fujiy 66,079

17 omesmojair­o 64,902

18 Fazenda CDH 60264

19 _teco 55,950

20 easyhelpin­fo 54,580

Acima de 25 mil pontos, nove membros:

21 Diego K 41,341

22 reh.suport­e 34,333

23 Kernelllll 31,917

24 ALAN DAWSON 31,539

25 foldingilk­yest 27,665

26 hallaor 27,060

27 Hugo Petrucci Santos 26,728

28 andrighi 26,141

29 yohan 25,531

Acima de 10 mil pontos, doze membros:

30 trabanom 22,873

31 andreyanak­a 18,931

32 EribertoTo­rres 18,188

33 adriangonc 16,150

34 Snake 15,497

35 blazzarini­86 12,924

36 MrPedrao 12,768

37 christiano­unico 12,480

38 Bisk8 12,365

39 judo boy 10,940

40 Luiz Antonio de Souza 10,582

41 MacLover 10,252

Acima de 5 mil pontos, cinco membros:

42 Osk9 9,258

43 IgorCarval­ho 8,763

44 feredivo 8,144

45 Cavalo 5,497

46 MalkavieL 5,145

Acima de 2 mil pontos, nove membros:

47 Marcari 4,586

48 ChicoBorge­s 4,431

49 pradi 3,993

50 jhfc1986 3,895

51 Segundo 3,647

52 renbs 3,094

53 Fabiano C. Badawi 2,357

54 sidmarps 2,248

55 L337 Krew 2,120

Acima de mil pontos, cinco membros:

56 fan hwang 1,999

57 De Los Santos 1,980

58 Adryanss 1,674

59 ajbacetti 1,547

60 Chora 1,320

Abaixo de mil pontos, nove membros:

61 Kleber85 907

62 Vorrac 895

63 zenao 852

64 ManoDinis 812

65 adamantium­rages 812

66 rdgmello 783

67 http://urf­ak.petrsu.r­u/ 660

68 Kevin64 536

69 Rodolfo Gomes da Silva 237

E o novato? Saúdem o novo colega que iniciou os trabalhos no Folding nessa última semana:

Cavalo

Seu nome encontra-se em destaque na lista de pontuadores para que possamos identificar sua participação.

Seja bem-vindo ao time e esteja à vontade para participar deste tópico e outros do setor de Folding@Home, estaremos aqui para lhe oferecer dicas úteis para melhorar o desempenho do seu micro e assim obter pontuação melhor. Também poderemos ajudar com ajustes finos para que não sinta nenhum tipo de restrição da usabilidade do micro durante o Folding·

Convidem seus conhecidos a participarem do Folding@Home, no time do Clube do Hardware!

Esse é o resumo semanal

Keep Folding  :aranha:

não é o cliente 3.6 não ... já no anterior, no V6 tinha isso... é a WU mesmo. vejam... to processando uma A3...

só cpu foldando:

11:24:26 :WU01:FS01:0xa3:Completed 65000 out of 500000 steps (13%) 11:31:58 :WU01:FS01:0xa3:Completed 70000 out of 500000 steps (14%) 11:38:58 :WU01:FS01:0xa3:Completed 75000 out of 500000 steps (15%) 11:45:31 :WU01:FS01:0xa3:Completed 80000 out of 500000 steps(16%)

gpu e cpu foldando... e a minha, agora, é nvidia

14:42:31 :WU01:FS01:0xa3:Completed 100000 out of 500000 steps (20%)14:51:38 :WU01:FS01:0xa3:Completed 105000 out of 500000 steps (21%) 15:00:39 :WU01:FS01:0xa3:Completed 110000 out of 500000 steps (22%)       14:28:51 :WU02:FS00:0x17:Completed 850000 out of 2500000 steps (34%) 14:48:30 :WU02:FS00:0x17:Completed 875000 out of 2500000 steps (35%)

é da WU mesmo.. já foi pior...

Zeca, essa questão do cliente reservar um núcleo do processador pra VGA já tem ao menos na versão atual, 7.3.6. Nas demais eu não lembro. Basta deixar -1 onde se especifica a quantidade de núcleos que o cliente deve usar, dessa forma ele organiza da melhor maneira possível segundo os parâmetros dele, creio eu.

Quanto a essa questão do chip de rede Realtek baixar o desempenho do folding, tente atualizar o bios da placa-mãe, para poder utilizar de todos os recursos que seu novo hardware oferece. Espero que resolva. ;)

Tenho dois slots GPU configurados no meu cliente 7.3.6 e inclui um novo slot CPU configurado com -1 no número de núcleos. Teoricamente, pelo que entendo pela tua colocação, o slot CPU deveria vir configurado automaticamente para 6 threads, pois dois já estão em uso pelas GPU's. Não foi o que aconteceu, veja o print screen:

0zd4.png

Essa configuração aumenta o TPF dos slots GPU e também do slot CPU. Se comparar o slot CPU com 6 threads independentes e com 8 threads compartilhando trabalho com a GPU, quem você acha que produz mais? Com certeza o slot CPU independente, com 6 threads. Isso sem contar a perda de desempenho dos slots GPU e é aqui que entra a minha observação ao que colocou o Ilkyest: em outro tópico você comentou que o TPF apresentado pela GTX 650Ti do Apollo estava muito bom, que o teu era muito maior, cerca de 20 minutos. Pelo que postaste acima, essa é uma condição com slots CPU e GPU foldando ao mesmo tempo. Pergunto: e se foldar apenas com a GPU, com a CPU idle (exceto o core ocupado pelo trabalho da GPU, claro), o TPF permanece de 20 minutos? Eu acho que você incorre no mesmo erro: não está configurando o teu Phenom II X4 para tocar a carga do slot CPU com 3 núcleos, deixando o outro núcleo para tocar o trabalho da GPU.

Enfim, o que falei antes, sobre o cliente 7.4, é que essa nova versão configura automaticamente o slot CPU para rodar com o máximo de núcleos disponíveis, já considerando que os slots GPU usam carga do processador. Lembrem-se: SEMPRE que houver concorrência num trabalho paralelizado (múltiplos núcleos trabalhando com um mesmo fim) e interdependente (o próximo passo só é dado após todos terminarem suas partes), o desempenho geral despenca.

• Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Curtida pra ti Tanque. :joia:

Bem-vindo ao time Cavalo e que venha a galope trazendo valiosos pontos e participando do tópico...hehehe.

Quanto ao que disse acima, concordo, porém, apenas acho estranho o cliente aí não reservar ao menos um thread para as VGAs (será que um thread do i7 seria capaz de "alimentar" duas VGAs do calibre das suas?). Aqui só rodei slot GPU em win. 7 x64, no linux ainda não consegui.

Ontem instalei o Fedora 20 aqui. Após pesquisar um bocado sobre como instalar o Catalyst (driver de vídeo AMD) e conseguir fazê-lo, após reiniciar o PC a pedido do instalador, agora o bendito não inicia mais. Oh, Why? Começa a carregar estranho e depois exibe uma janelinha central em inglês dizendo que algo não deu certo, e que era pra tentar reiniciar. Quando clico no botão da janela para fazê-lo, a tela fica preta. Mas....hoje é feriado na cidade onde trabalho, que é vizinha da minha, uns 8KM daqui então terei tempo para reinstalar o Fedora.

Parabéns a todos que pontuaram e Keep Folding time. :bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

é isso aí pessoal... e pocotó pocotó pocotó se vamo... bem vindo Cavalo... vamos a trote :D  (tá... perdeu a graça já)

Dieg@o, tenta dar um "rdblacklist=nouveau" na linha do kernel no grub. Veja se, de fato, não tem módulo aí tentando "bancar o nvidia"

outra coisa que dá pra tentar fazer, é baixar o driver do site da nvidia (entre com tua versão lá)... baixará um ".run"

após isso, derrube o X (systemctl stop kdm, systemctl stop xdm, etc) e execute o instalador

./Nvidia-xxxxxxxxxxxx  --add-this-kernel

espera compilar. Pode ser que o driver não está preparado para o kernel novo do fedora (que é meio rolling release... menos que o arch e mais que o ubuntu :eek: )

e depois executa

./Nvidia-xxxxxxxxxxx-custom.run

deverá funcionar o driver "feito para o kernel".....

o TPF permanece de 20 minutos? Eu acho que você incorre no mesmo erro: não está configurando o teu Phenom II X4 para tocar a carga do slot CPU com 3 núcleos, deixando o outro núcleo para tocar o trabalho da GPU.

fato!!! eu deixo em 4 núcleos mesmo. Não deixo em 3, porque sobe um pouco o TPF do processador... vou testar essas configs a noite, vamos ver

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas um detalhe ilkyest, no momento eu tenho uma VGA AMD, não Nvidia. Quanto aos procedimentos, falaste grego pra mim. Não manjo nada de linux.

Compartilhar este post

Link para o post

@Dieg@o Tenta o Lubuntu(13.10), não é lá cheio de "balangandans" mas é o que aprendi a mexer "maomenos" e não exige comandos complicados(era totalmente iniciante em linux (ainda sou na verdade...rsrsrs), mas se bem que uso Nvidia e não sei como faz para instalar o catalyst nele...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Curtida pra ti Tanque. :joia:

Bem-vindo ao time Cavalo e que venha a galope trazendo valiosos pontos e participando do tópico...hehehe.

Quanto ao que disse acima, concordo, porém, apenas acho estranho o cliente aí não reservar ao menos um thread para as VGAs (será que um thread do i7 seria capaz de "alimentar" duas VGAs do calibre das suas?). Aqui só rodei slot GPU em win. 7 x64, no linux ainda não consegui.

Ontem instalei o Fedora 20 aqui. Após pesquisar um bocado sobre como instalar o Catalyst (driver de vídeo AMD) e conseguir fazê-lo, após reiniciar o PC a pedido do instalador, agora o bendito não inicia mais. Oh, Why? Começa a carregar estranho e depois exibe uma janelinha central em inglês dizendo que algo não deu certo, e que era pra tentar reiniciar. Quando clico no botão da janela para fazê-lo, a tela fica preta. Mas....hoje é feriado na cidade onde trabalho, que é vizinha da minha, uns 8KM daqui então terei tempo para reinstalar o Fedora.

Parabéns a todos que pontuaram e Keep Folding time. :bandeira:

Aí está o monitor do sistema. Observe que sempre há 2 threads usando 100% de processamento o tempo todo. Esses são aqueles dedicados às GPU's. Mesmo que não sejam sempre os mesmos núcleos, observe que o trabalho, quando é encaminhado a outro núcleo, o núcleo que estava trabalhando antes fica em idle. Diga-se de passagem, esse mecanismo evita estresse exagerado em apenas alguns núcleos de processamento, pois distribui a carga em iguais períodos de tempo, permitindo que a temperatura dos núcleos caia rapidamento quando o processo é reencaminhado.

cr1t.jpg

As linhas se cruzando no gráfico de "Histórico da CPU" são as trocas de carga entre os núcleos

Sobre o Fedora e as dificuldades de inicialização da interface gráfica - tela preta não quer dizer que não esteja funcionando. Deve ser um detalhe da configuração do X. Daria para mudar essa configuração para algo mais simples, como os drivers VESA, que embora não tenham suporte a monitores Widescreen nem profundidade de cores de 24 bits, dá pelo menos para acessar o Gnome 3 ou KDE 4 em modo de compatibilidade, com mouse e tudo mais. Enfim, no Gentoo tem um detalhe que impede a inicialização da parte gráfica, embora o resto todo esteja funcionando corretamente: perfil de OpenGL. O X.org tem uma interface própria que simula por software o openGL e os driveres Catalyst e nVidia têm o seu próprio perfil openGL, neste caso, por hardware. No Gentoo eu seleciono o perfil openGL pelo comando 'eselect opengl set X', onde X é o número do perfil a ser selecionado da lista obtida com o comando 'eselect opengl list'. Tudo isso como root, no terminal.

Dieg@o, não te auxilio com o Catalyst aí porque não sei como te oferecer suporte com o gerenciador de pacotes do Fedora via linha de comando. O nome dos pacotes muda de uma distribuição para outra... aqui no Gentoo o pacote com os drivers das placas de vídeo AMD estão no ati-drivers

*  x11-drivers/ati-drivers      Latest version available: 13.9      Latest version installed: [ Not Installed ]      Size of files: 118,229 kB      Homepage:      http://www.amd.com      Description:   Ati precompiled drivers for Radeon Evergreen (HD5000 Series) and newer chipsets      License:       AMD GPL-2 QPL-1.0

Dieg@o, tenta dar um "rdblacklist=nouveau" na linha do kernel no grub. Veja se, de fato, não tem módulo aí tentando "bancar o nvidia"

outra coisa que dá pra tentar fazer, é baixar o driver do site da nvidia (entre com tua versão lá)... baixará um ".run"

após isso, derrube o X (systemctl stop kdm, systemctl stop xdm, etc) e execute o instalador

espera compilar. Pode ser que o driver não está preparado para o kernel novo do fedora (que é meio rolling release... menos que o arch e mais que o ubuntu :eek: )

e depois executa

deverá funcionar o driver "feito para o kernel".....

Ilkyest, veja o que obtenho a respeito do systemd no Gentoo:

systemd is a modern sysvinit & RC replacement for Linux systems. It is supported in Gentoo as an alternate init system.

O sysvinit e RC oficial do Gentoo é o openRC. Você tem certeza de que o Fedora está usando esse mesmo gerenciador de init? Estamos num período de transição, o Gnome 3.8 em diante já está requerendo o Systemd como padrão (foi por isso que mudei), mas acho que é uma coisa beeem recente...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

o fedora, até onde usei, já tinha systemd, assim como o arch.

o fedora usa desde o 17, se não me falha

e no arch

https://www.archlinux.org/news/end-of-initscripts-support/

e então eu acho que é mais antigo sim, meu caro

Dieg@o, não sei se te ajuda de alguma forma, mas

http://blog.tadeucruz.com/2013/01/fedora-18-instalando-driver-fglrx-catalyst/

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

o fedora, até onde usei, já tinha systemd, assim como o arch.

o fedora usa desde o 17, se não me falha

e no arch

https://www.archlinux.org/news/end-of-initscripts-support/

e então eu acho que é mais antigo sim, meu caro

Dieg@o, não sei se te ajuda de alguma forma, mas

http://blog.tadeucruz.com/2013/01/fedora-18-instalando-driver-fglrx-catalyst/

Está aí no teu próprio link, desde o Fedora 15 tem suporte ao Systemd... eu é que estou desatualizado. :eek:

Só me tira uma dúvida: qual é o ciclo de atualizações do Fedora? Sou do tempo do Red Hat (o primeiro sistema Linux que instalei foi o Red Hat 7.0) e o Fedora veio tempos depois, quando o Red Hat se tornou Red Hat Enterprise Linux (http://br.redhat.com/resourcelibrary/articles/relationship-between-fedora-and-rhel).

@Dieg@o

Indo na onda do Systemd, ofereço também o material da wiki do Gentoo sobre esse gerenciador de init: https://wiki.gentoo.org/wiki/Systemd#Listing_available_services. Presta atenção na parte final, do ponto que te passei em diante, pois tem os comandos mais usados.

Consultando o link sobre o Systemd no Arch, oferecido pelo Ilkyest, lá tem o systemd migration guide. É bem completo, já coloquei nos favoritos aqui e vai me ajudar com algumas ideias que eu tenho para customizar o meu micro. Quando te sentires mais seguro, pode usar esse material para se aprofundar um pouco e ter melhor domínio sobre o sistema. Se for usar como fonte de informações, toma cuidado para não te perder frente a tantas informações novas. Vai por partes, consulta cada item que tiver dúvida antes de ir adiante. E bastante paciência...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pessoal, pela ajuda e sugestões que postaram aqui. Vou ler com calma todo o material que me enviaram e depois vou aos testes. Dou notícias durante a semana. Se a coisa for se estender mais, crio um tópico e movemos as mensagens pra lá, antes que alguém reclame do off-topic envolvendo a moderação. :hehehe:

Compartilhar este post

Link para o post

Maçarico ligado aqui no máximo, temp. ambiente na casa dos 40ºC e sensação térmica de 50ºC...mas segue o folding em fulload, GTS 450 @ 71ºC e processador @ 58ºC...PPD geral desse micro da assinatura na casa dos 10,5K...

Compartilhar este post

Link para o post

Só me tira uma dúvida: qual é o ciclo de atualizações do Fedora? Sou do tempo do Red Hat (o primeiro sistema Linux que instalei foi o Red Hat 7.0) e o Fedora veio tempos depois, quando o Red Hat se tornou Red Hat Enterprise Linux (http://br.redhat.com/resourcelibrary/articles/relationship-between-fedora-and-rhel).

Cara.. não tem um ciclo exato, pelo que eu andei percebendo.... mas é em torno de 2 a 3 meses pro kernel, e a cada 6 ou 8 para toda a base...... mais ou menos assim

a diferença do arch pro fedora, é que o fedora aplica seus "patches" ao kernel e vai atualizando a base (kde, gnome, etc) daí depois, quando "eles estabilizam" outro kernel eles soltam

o arch já é rolling release puro. Em geral uma versão abaixo do último kernel estável já é lançada

Compartilhar este post

Link para o post

Buenas, estamos terminando mais uma semana. Domingo, por volta das 20hs, sai o resultado da última atualização da semana no Kakaostats. Eu estarei ocupado, tenho que na segunda-feira fazer uma reunião com minha orientadora para o trabalho de conclusão de residência. Alguém poderia se comprometer a formatar e lançar o tópico de resumo dessa semana? Talvez seja necessário que façam outras semanas também, agora a coisa vai apertar pro meu lado...

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa, perdi a wu com 99% :muro:  4 dias queimando a CPU para absolutamente nada...6,5k jogados fora :cry: parei com o CPU, vou deixar a GPU rodando sozinha mesmo.

01:53:22:WARNING:WU00:FS00:FahCore returned: MISSING_WORK_FILES (116 = 0x74)
01:53:22:WARNING:WU00:FS00:Fatal error, dumping

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa, perdi a wu com 99% :muro:  4 dias queimando a CPU para absolutamente nada...6,5k jogados fora :cry: parei com o CPU, vou deixar a GPU rodando sozinha mesmo.

01:53:22:WARNING:WU00:FS00:FahCore returned: MISSING_WORK_FILES (116 = 0x74)

01:53:22:WARNING:WU00:FS00:Fatal error, dumping

Que coisa estranha, parece que os teus arquivos de folding foram excluídos... Já aconteceu isso antes? Em que situação ocorreu atualmente? O micro estava ligado, funcionando normalmente, processando a dita WU e de repente veio essa mensagem? Ou você reiniciou o micro e quando houve a tentativa de retomar o trabalho veio a surpresa? Você está usando Linux ou é Windows?

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é Zeca,

Aparentemente foi o que achei também.

Acho que sim, mas há muito tempo e com outra configuração;

Tenho aqui 2 pcs, um do lado do outro, mas somente um cabo de internet(até tenho um adaptador wireless usb) mas a mobo desse pc que uso no folding não reconhece...não o deixo conectado direto, coloco o cabo quando a wu está para ser entregue, foi o que fiz, faltavam uns 5minutos para terminar de processar, mas ao colocar o cabo, o cliente simplesmente parou o cliente CPU, quando olhei no logo estava a muito tempo tentando baixar a wu seguinte, não contei, mas deu umas 30 tentativas de download.

Pausei o cliente, fechei e abri novamente para ver se voltava ao ultimo "checkpoint"(uso intervalos de 5minutos), pois bem, ele voltou a 98%, deixei rodando e sai de perto, quando retornei estava para em 99% com o status "Send" e já processando a wu seguinte, não entendi, no log apareceu esse erro acima que citei no outro post, e começou a fazer o upload normalmente(enviou o trabalho) mas não computou nenhum ponto...

Mas tenho a impressão de ser algum problema relacionado a conflito do próprio cliente, na outra sala de dúvidas, postei perguntando se colocar o core que estava exclusivo para a GPU iria melhorar o rendimento na wu single-core, testei e não houve mudanças, o cliente não reconheceu os 2 cores. Quando ele baixou uma nova wu, ao meu ver, veio uma SMP (7520) e não uma single-core(se é que elas existem).

Usando Linux.

Mas taí um bom pretexto para testar o novo cliente...irei baixá-lo e substituir o atual.

Compartilhar este post

Link para o post

Apolo, como está o espaço da partição onde está o folding instalado? tem, pelo menos, 1gb livre?

Compartilhar este post

Link para o post

Tem uns 8GB livres no HD, não uso partição, nem sei fazer...aliás até tem uma que o SO cria quando se instala do zero(acho que para grub ou algo assim). Estou com o PC desmontado para reaplicar a pasta térmica, vou aproveitar e testar o novo cliente beta e com drivers mais novos da Nvidia.

Compartilhar este post

Link para o post

alguém sabe por que o meu nome não aparece na lista? Tenho o programa instalado desde o ano passado, o meu nome apareceu na lista algumas semanas atras mas nestas ultima não paparece. O ID do time continua sendo 148894 ?

Compartilhar este post

Link para o post

Então, mas eu deixo o folding iniciar junto com o windows, ele rodou essa semana passada, e a anterior também, Sempre que ligo o computador ele já começa a rodar, e tenho ligado o computador todos os dias. Por isso estou achando estranho. Será que estou perdendo processamento. Pelo log eu vejo que ele esta processando. Agora mesmo esta com 58%

Compartilhar este post

Link para o post

Rodrigo abra o kakaostats e veja lá o time do CdH clica no seu nick e veja se as Wu's que você processou foram contabilizadas.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o link desse kakaostats? Eu não conheço.

Este é o link das minhas estatisticas.

http://fah-web.stanford.edu/cgi-bin/main.py?qtype=userpage&teamnum=148894&username=rodrigo_baleeiro

O que achei estranho foi isto aqui.

Date of last work unit 2014-01-11 17:06:07

Compartilhar este post

Link para o post

http://kakaostats.com/t.php?t=148894 veja aqui.

É possível que a Wu que você estava processando possa ter tido algum erro, ou o seu cliente por alguma razão não enviou a que foi processada...como está configurado o cliente? É o mais novo o 7.3.6? Está usando algum parâmetro? Qual a configurao do PC?

Compartilhar este post

Link para o post

Rodrigo... tu já entregou as 10 Wus iniciais?

Outra coisa, o folding, kakao e Extreme atualizam a cada tres horas. E a unidade "em si" sensibiliza stanford após alguns minutos que ela subiu, não é imediato, então se tu pegou "dois lapsos" de tempo aí, pode demorar

acompanhe pelo log, e qualquer coisa pergunte

ah, notícia boa nas notícias pessoal

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais