Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modem + AP + AP (caindo muito)


ander.jc

Posts recomendados

Seguinte:

 

Tenho seguinte esquema de conexão:

 

(Modem DHCP ligado 192.168.1.1 D-link )------cabeado------(AP 01 WIFI / DHCP desligado 192.168.1.2 Lynksys)------cabeado-----(AP 02 WIFI / DHCP desligado 192.168.1.3 Greatek).

 

O segundo AP fica na área externa do condomínio com uma antena de 15 DBI setorial que dá 100% de sinal numa distancia de 50 metros, ele recebe muitas conexões, o problema dele é que ele é muito instável funciona um a pouco e dá queda ai eu eu tenho que fica reiniciando constantemente.

 

alguém pode me ajudar a diminuir as quedas?? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se cai e não consegue por exemplo encontrar o AP ou mesmo gateway (PING) o problema não necessariamente está no link e sim no equipamento.

 

Por exemplo muitos equipamentos domésticos possuem um firmware que apesar das configurações permitirem diversos clientes, em ambiente real suportam por exemplo 8 clientes de forma satisfatória, o que pode ser pouco para seu caso.

 

Como compartilha, eu recomendaria fazer um proxy cache transparente para diminuir o uso do link, porque em muitos casos o conteúdo acessado pode ser facilmente reutilizado.

 

Quanto ao equipamento, depende de quantos clientes deseja ter no AP. Em alguns casos é melhor dividir os clientes, pois uma economia pode trazer novamente o problema, mesmo que tenha um equipamento melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade quando cai a net cai apenas no segundo AP ou seja o externo que fica pra galera do condomínio usa usar (e quando cai eu consigo acessar ele e dar Reboot ai a conexão de net volta) ... o primeiro (lynksys) que fica dentro de casa para o uso do caseiro e sua família não cai é estável acho porque recebe poucas conexões..

 

tenho notado que eles estão esquentado muito.... será que influencia também?

 

O certo mesmo seria proxy linux com bloqueio de mac, torrent, downloads pesados, site pornográficos, cache para carregamento rápido, mas eu não manjo muito de criar servidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, o aquecimento pode estar relacionado com o problema.

Em alguns casos verificando a fonte e adicionando um dissipador no chipset ajuda. Outro que pode ajudar é diminuir a potência do rádio, para usar 70% em vez dos 100%.

 

Quanto ao proxy cache, existem diversas distribuições linux que fazem isto. O pfSense é um dos mais interessantes, tem boa documentação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...