Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema de Ligação de Fios Ventilador Venti-Delta


Jipeiro

Posts recomendados

Recentemente adquiri um ventilador de parede, como estava em estado usado ele apresentava problemas com os rolamentos, apos consertar os problemas mecânicos notei que faltavam algumas peças da parte elétrica como a chave seletora de tensão e também o capacitor, creio que não vou ter problemas em encontrar a chave seletora porém não tenho nenhuma informação de qual capacitor usar para esse ventilador, também necessito do esquema elétrico mostrando a posição dos fios na chave seletora de tensão e também no capacitor indicando suas respectivas cores já que os padrões de cores são diferentes dos ventiladores que costumo usar. Creio que o ventilador seja de um modelo bem antigo porém creio que ainda funcione se for ligado de forma correta não tenho interesse em levar em qualquer assistência técnica pois acredito que o valor da mão de obra vai superar o valor do equipamento. Em anexo coloquei algumas fotos do ventilador e da bobina. No site do fabricante não tenho nenhuma informação e o e-mail de contato do site não existe. Se alguém tiver o ventilador do mesmo modelo ou mesma marca acredito que o padrão seja o mesmo.


Agradeço muito a ajuda serei muito grato se for atendido.

 

 

post-709961-0-22428100-1390254296_thumb.

post-709961-0-33209800-1390254307_thumb.

post-709961-0-39173800-1390254429_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Amigo, depois de tanto tempo eu vou deixar aqui uma dica que pode servir para os demais colegas que vierem a pegar este tipo de problema.

Eu peguei esta semana um ventilador com estas mesmas caracteristicas e tive este problema de me perder na ligação dos fios. Mas depois de tanto quebra cabeça eu analisei a chave seletora de tensão e descobri que para ligar em 127v junta se os fios vermelho com branco e para 220v junta o amarelo com cinza e a alimentação da rede entra no preto e azul.

Amigo, depois de tanto tempo eu vou deixar aqui uma dica que pode servir para os demais colegas que vierem a pegar este tipo de problema.

Eu peguei esta semana um ventilador com estas mesmas caracteristicas e tive este problema de me perder na ligação dos fios. Mas depois de tanto quebra cabeça eu analisei a chave seletora de tensão e descobri que para ligar em 127v junta se os fios vermelho com branco e para 220v junta o amarelo com cinza e a alimentação da rede entra no preto e azul.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 4 meses depois...
Em 28/11/2015 às 06:32, Marcones Araújo disse:

Amigo, depois de tanto tempo eu vou deixar aqui uma dica que pode servir para os demais colegas que vierem a pegar este tipo de problema.

Eu peguei esta semana um ventilador com estas mesmas caracteristicas e tive este problema de me perder na ligação dos fios. Mas depois de tanto quebra cabeça eu analisei a chave seletora de tensão e descobri que para ligar em 127v junta se os fios vermelho com branco e para 220v junta o amarelo com cinza e a alimentação da rede entra no preto e azul.

Amigo, depois de tanto tempo eu vou deixar aqui uma dica que pode servir para os demais colegas que vierem a pegar este tipo de problema.

Eu peguei esta semana um ventilador com estas mesmas caracteristicas e tive este problema de me perder na ligação dos fios. Mas depois de tanto quebra cabeça eu analisei a chave seletora de tensão e descobri que para ligar em 127v junta se os fios vermelho com branco e para 220v junta o amarelo com cinza e a alimentação da rede entra no preto e azul.

cara da mais explicado ai preciso muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Desmontei o ventilador de parede tron e me perdi no esquema de ligação, ele tem 7 fios: cinza, azul, amarelo, vermelho,preto e 2 fios brancos. Liguei cinza com cinza, amarelo com amarelo, vermelho com vermelho branco com branco..Aí sobrou 1 azul, 1 preto, 1 branco e 2 pretos do capacitor, que não sei como ligar. Alguém pode me ajudar ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/11/2015 às 07:32, Marcones Araújo disse:

Amigo, depois de tanto tempo eu vou deixar aqui uma dica que pode servir para os demais colegas que vierem a pegar este tipo de problema.

Eu peguei esta semana um ventilador com estas mesmas caracteristicas e tive este problema de me perder na ligação dos fios. Mas depois de tanto quebra cabeça eu analisei a chave seletora de tensão e descobri que para ligar em 127v junta se os fios vermelho com branco e para 220v junta o amarelo com cinza e a alimentação da rede entra no preto e azul.

Amigo, depois de tanto tempo eu vou deixar aqui uma dica que pode servir para os demais colegas que vierem a pegar este tipo de problema.

Eu peguei esta semana um ventilador com estas mesmas caracteristicas e tive este problema de me perder na ligação dos fios. Mas depois de tanto quebra cabeça eu analisei a chave seletora de tensão e descobri que para ligar em 127v junta se os fios vermelho com branco e para 220v junta o amarelo com cinza e a alimentação da rede entra no preto e azul.

A sua Explicação está bem Rala, Só isso? e como liga a chave seletora 110/220, e o capacitor? Explique-se melhor.

adicionado 0 minutos depois

A sua Explicação está bem Rala, Só isso? e como liga a chave seletora 110/220, e o capacitor? Explique-se melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá BAGINI, em primeiro lugar obrigado pela atenção:

minha chave seletora esta ligada como você explicou, vermelho com branco para 127 e amarelo com cinza para 220.

Minha entrada da rede tem um fio azul e o outro  é marrom 

Eu liguei o fio azul da entrada de força no fio azul do motor

o fio marrom da entrada de força no 2 vermelhos do motor

liguei o preto do capacitor com o branco do motor

liguei o outro preto do capacitor com o branco do motor

Aí funcionou no 127, beleza.

Mas não funciona no 220 volts

Será  que você pode me ajudar a descobrir qual fio está trocado.

fico aguardando sua resposta, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá José bom dia, essa postagem quem colocou foi Marcones Araújo, num post mais acima, eu TB gostaria de saber como se liga este ventilador, O meu tem 7 FIOS, 2 Branco, 1 preto, 1 amarelo, 1 azul, 1 vermelho e 1 um cinza, e TB 1 capacitor. Já tentei de todas formas e nada, Talvez Tá queimado o meu. sendo assim peço desculpas por não poder ajudar, mas se eu descobrir como liga este meu, então posto Aqui como liga, Um Bom Dia a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia João, Pelo desenho que você mandou aí pra turma Acredito que se mudar o fio da sua rede que é marrom e que tá ligado no fio vermelho para o fio amarelo, ele funciona em 220 v, Então você liga a rede no fio Azul do motor como está e no fio Amarelo da chave, deve funcionar em 220v, Você muda a chave p/220v, E antes de ligar você testa ele em 110 v, se ele rodar mais devagar é porque ele realmente está ligado certo, Aí você liga em 220v, se correr tudo bem dá um alô.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
16 horas atrás, ald17 disse:

olha no meu é 2 fios cinzas 1 branco 1 vermelho 1 azul 1 preto 1 amarelo e quero fazer uma ligação direta pra 220 volts me ajuda ai

Citação
Citação
Citação
Citação

Bom dia Ald17, Na Verdade eu Nem Tenho Mais Este Ventilador, Mas eu Tenho Um Esquema de Ligação, Talvez Ajude, e Se Der Certo Dá um Alô

 

 

 

 

 

LIGAÇÃO DE MOTOR VENTI-SILVA.bmp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Boa noite pessoal,

Apesar do atraso, vou postar no sentido de ajuda-los, se ainda puder caso não tenham jogado fora seus ventiladores.VENTILADOR VENTIDELTA ESQUEMA.pdf

Como o meu travou hoje copiei todo esquema antes de desmonta-lo. Limpei , e no meio surgiu a duvida do que poderia ser o problema e deparei com este post. Mas acabei refazendo todas as conexoes com solda: funcionou!

Segue anexo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 2 meses depois...

Boa tarde pessoal. Depois de um dia todo buscando e não achando informação na net, abri um ventilador sabidamente bom para conferir as ligações. Havia um errinho de montagem no ventilador que eu estava reparando. Segue na foto aí o esquema de ligação do ventilador de parede Tron 60cm, mas creio que deva ser similar a outras marcas. Uma forma interessante de checar se está tudo certo no final é medir a resistência entre os fios de entrada (plugue que vai na tomada - alimentação AC 110 ou 220). Resistência menor para 110V e resistência maior para 220V.Abraço.

Fiação vent parede Tron 60cm .jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...