Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Dúvidas] Cooler Corsair H60


Tuvao

Posts recomendados

Olá.

 Estou tendo problemas com a temperatura do PC e resolvi optar por um Corsair H60. Meu processador está chegando perto dos 75ºC quando jogo Battlefield 4 e, pelo fato dele ficar extremamente perto da minha placa de vídeo, a mesma está atingindo temperaturas em torno de 85ºC. Eu uso 2 fans de 120mm para o resfriamento do gabinete. Um na parte frontal do PC, para jogar ar de fora do gabinete para dentro e outro na parte traseira superior, para retirar o ar quente de dentro do gabinete.

Se eu fosse instalar o H60, eu teria que remover esse fan de 120mm que funciona como exaustor. Minha dúvida é a seguinte: o cooler do H60 funciona como ventilador para o radiador ou como exaustor para remover o ar quente do PC? Se eu usa-lo como ventilador, onde eu poderia colocar um fan como exaustor?

Meu gabinete é um Cooler Master Elite 334u. Ai vai o link da kabum pelas fotos:

http://www.kabum.com.br/produto/23935/gabinete-coolermaster-atx-elite-334u-preto-rc-334u-kkn1

Grato pela atenção,

Tuvão
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Tuvão e seja bem-vindo ao fórum CdH!

 

Pelo sistema de exaustão do 334U, acho que um H60 acabará "represando" ainda mais ar quente dentro do gabinete, pois o único lugar viável (contando apenas com o suporte nativo do gabinete ) seria no lugar da fan traseira. O pior será mesmo o radiador bloqueando parcialmente a única área de exaustão do 334U, dificultando a saída de ar quente, e comprometendo um pouco o próprio arrefecimento do watercooler, já que circularia o ar quente resultante dos componentes do micro no radiador.

 

Há um outro problema, ainda pior, se for seguir as recomendações do fabricante e colocar a fan para captar ar do ambiente para resfriar o radiador e, consequentemente, jogando ar pra dentro do micro. Sem uma saída para exaustão, acaba inviabilizando esse método de instalação, Tuvão.

 

Mas nem tudo está perdido ( e gastando menos que o valor de um WC). Já pensou em ter um bom air cooler melhor dimensionado para seu processador? Pode-se também melhorar a circulação de ar na área dos slots PCI com um blower de mais ou menos 15 pratas (eu mesmo tenho um instalado) e otimizar o funcionamento da fan de sua placa de vídeo através deste programa (para todas as VGAs): http://event.msi.com/vga/afterburner/download.htm . Como tenho uma placa nVidia, tenho mais experiência em usar esse aqui (apenas nVídia): http://www.guru3d.com/files_details/precisionx_dowload_evga.html

 

O blower que eu uso é esse aqui (há outros modelos semelhantes a este):

FANECSBF2_m.jpg

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, muito obrigado pela dica. Não conhecia esses blowers e são realmente baratinhos. De toda forma, meu gabinete ainda tem espaço para dois fans de 120mm na lateral. Será que eu não poderia usar um desses como exaustor ou ligar o ventilador do H60 ali?

Outra pergunta. Achei esse blower frontal da mesma marca que o seu. Será que ele tem a mesma eficiência que o traseiro?

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-525552304-cooler-exaustor-fox-3-blower-frontal-p-drive-35-evercool-_JM
 

 

 

Edit: Olhei as especificações e o traseiro é mais eficiente. Vou ver se compro um essa semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oba!

 

 

 

De toda forma, meu gabinete ainda tem espaço para dois fans de 120mm na lateral. Será que eu não poderia usar um desses como exaustor ou ligar o ventilador do H60 ali?

 

Bem, no post acima digamos que fui conservador, Tuvão. Se usarmos um pouco da criatividade (e perdermos o medo também, haeuheuaeh!), há sim possibilidades de instalar o H60 no 334U. Seu raciocínio em colocar o radiador na lateral é perfeito, mas o problema seria mesmo na colocação da lateral do gabinete com o H60 ali, e o pior, lembrar dele quando porventura precisar desmontar o micro pra alguma manutenção. Tem que ter em mente SEMPRE do cuidado extremo em tirar o painel lateral.

 

Outro local que acho bacana (pra mim o melhor espaço), seria colocar o radiador nas baias de DVD's, na parte frontal do micro. Vi que o 334U tem 4 slots dessas baias (uma logicamente ocupada pelo DVD-ROM). Uma fan típica de 12 cm ocupa o espaço exato de 3 baias dessas, porém, como o radiador do H60 é um pouco maior na altura que a fan de 12cm, vai requerer um estudo e medições naquele espaço pra ver se sobra uns 3 cm para que o radiador, de fato, caiba lá. O suporte para fan de 12cm nessas baias é tranquilo de se fazer, ou até comprar também (que foi meu caso). Comprei esse exemplar nesta loja: http://www.spon.com.br/index.asp?secao=93&categoria=684&subcategoria=0&id=1926

 

Sobre as fans, porém, não há nada que impeça instalar uma...duas ali. Só o única coisa que se deve fazer é colocá-las no sentido de injetoras de ar, pois se estiverem no sentido da exaustão, elas vão "rivalizar" o fluxo de ar com a fan do cooler e da CPU, ajudando nada na refrigeração. 

 

 

Outra pergunta. Achei esse blower frontal da mesma marca que o seu. Será que ele tem a mesma eficiência que o traseiro?

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-525552304-cooler-exaustor-fox-3-blower-frontal-p-drive-35-evercool-_JM

 

Esse Fox-3 é bom também, mas é direcionado para colocar na dianteira, na baia 3,5'' externa do micro. Nada que uma boa gambiarra para fixá-lo no assoalho do gabinete não resolva. O Fox-2 já dá para regular em qual slot ele ocupará, aí já acho mais jogo. Acabei achando o Fox-2 nesse site (16,5 contos + frete): http://www.casadocooler.com.br/ (seção exaustores>exaustor - blower)

 

PS: Tuvão, chegou a testar o Afterburner (ou o EVGA precision)?

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente, muito obrigado pela ajuda Cabelo. Eu tenho o EVGA Precision X aqui e me esqueci completamente de configurar um perfil para os fans da placa de vídeo. Dei uma ajustada e consegui diminuir um pouco a temperatura fazendo os fans trabalharem a 100% quando ela bater 80ºC. Comprei um blower fox 2 e estou só esperando chegar. O problema de morar em cidade pequena é que só encontro essas coisas na internet =P

A ideia de colocar o radiador na parte frontal é muito boa. Vou medir aqui o espaço pra ver se cabe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...