Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CPU Fan Error - ASUS P7P55D-LE


pesci

Posts recomendados

Olá, boa tarde!

 

Eu vi aqui no forum um problema parecido com o meu: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/707543-resolvido-cpu-fan-error-asusp7p55d-pro/

 

Tenho o pc:

- ASUS P7P55D-LE

- i5 750

- PSU Seventeam 550W (reais, nao lembro o modelo)

- 4 coolers ligados na placa mãe (processador + 3).

 

Aí um dia desses a energia acabou, e deu aquela "piscada", até que eu fui na tomada e arranquei tudo.

Depois disso, no boot dá o erro "CPU Fan Error".

A princípio, já tirei todos os outros coolers, abri o pc e verifiquei se ele tava ok. E tudo ok... temperaturas do processador ok, overclock pelo probe ok. Ligações da fonte ok, tensões principais da fonte ok (poderia ter zuado a fonte com a variação), tudo aparentemente funcionando. Desmontei tudo, montei de novo, e parou de dar o erro. Uma semana depois, o erro voltou. 

Não quero simplesmente por "ignored" na bios... Alguem tem alguma sugestão de como proceder? 

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pesci, a moBo do meu pc também é um Asus P7P55D-LE

 

Para mim ocorreu este problema quando alterei as configurações de

velocidade do cooler (slight quiet).

 

Abraços.

 

@micolins, então, eu uso o ASUS Probe mais o outro de overclock (esqueci o nome) ja tem bastante tempo. Você conseguiu resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, como o proprio nome ja diz, é o erro na FAN do Processador, isso pode acontecer quando se ativa a cpu inteligente na bios e a ventoinha da cpu não tem esse suporte para tal função ( que nem na epoca do floppy que tinha que desativar no setup se não toda vez que ligava o pc dizia que o floppy não estava conectado), mas não creio que o caso seja este, pode ser que tenha dado algum problema na ventoinha do cpu que não está funcionando corretamente ou está com algum defeito na ventoinha no sistema de controle inteligente da FAN da CPU, faça um teste com outra ventoinha que tenha suporte para essa tecnologia, se não der erro, pode ser algum problema na ventoinha, faça o teste pra ver se resolve!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, como o proprio nome ja diz, é o erro na FAN do Processador, isso pode acontecer quando se ativa a cpu inteligente na bios e a ventoinha da cpu não tem esse suporte para tal função ( que nem na epoca do floppy que tinha que desativar no setup se não toda vez que ligava o pc dizia que o floppy não estava conectado), mas não creio que o caso seja este, pode ser que tenha dado algum problema na ventoinha do cpu que não está funcionando corretamente ou está com algum defeito na ventoinha no sistema de controle inteligente da FAN da CPU, faça um teste com outra ventoinha que tenha suporte para essa tecnologia, se não der erro, pode ser algum problema na ventoinha, faça o teste pra ver se resolve!

 

é... nãp acho que o erro é no fan... não parece ser. Nessa uma semana que ele voltou a funcionar, leu rotações e tudo certo. 

Vou tentar arranjar um intel stock desses pra testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é... nãp acho que o erro é no fan... não parece ser. Nessa uma semana que ele voltou a funcionar, leu rotações e tudo certo. 

Vou tentar arranjar um intel stock desses pra testar.

Mas essas Fans podem dar esse problema de rotação, elas tem um sensor dentro delas ali que mede isso, se estiver com algum problema, pode dar isso aí,

Mas pode ser uma configuração, mas tem que pesquisar, mas faça o teste na fan  colocando outra fan ou dissipador!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@micolins, então, eu uso o ASUS Probe mais o outro de overclock (esqueci o nome) ja tem bastante tempo. Você conseguiu resolver?

 

@pesci, eu uso só o AI Suite e o EPU 6-Engine, não sou fã do Probe, apesar de ele mostrar as temperaturas dos núcleos hehehehe.

 

No meu caso resolveu sozinho.. não precisei nem mexer no Hardware.

 

Só fiquei acompanhando para ver se o cooler estava girando normalmente (a lateral do meu gabinete é de plástico transparente, o que me permite espiar) e também verifiquei se o fio de energia que liga o filtro de linha à fonte de alimentação não estava muito retorcido.

 

Abraços ;-D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos aos resultados:
Coloquei outro fan, e nada. Coloquei o fan da CPU no "CHA_FAN", e um outro cooler no "CPU_FAN".

Notei algo interessante: no hardware monitor da BIOS, PARECE um mal contato, aparecem umas velocidades aleatórias. De repente, surge um pico de 4000 RPM (loucura completa), cai pra 700, e N/A de novo. 2000 e poucos, N/A.  E fica nisso. (O cooler tá na MESMA velocidade, aparentemente).

Pacientemente eu tentei ainda mexer no plug, com o pc funcionando, pra ver se tinha alguma posição que ele funcionasse, mas não vi relação. O controlador da placa deve ter zuado nessa queda de energia...

No windows, com o speedfan, o negócio fica um pouco pior, mas as vezes surge um 870.. ou 2300... mas nem com essas mudanças a velocidade REAL dele muda.

Tentei com um cooler de 4 pinos (intel, stock) e um de 3 (120mm, akasa com leds de intensidade), com os mesmos resultados.
Atualizei a BIOS tb, resetei tudo, desinstalei o EPU e o Probe, e nada... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas em qual deu isto no seu cooler ou no novo ou nos dois, se for no seu, como você mesmo disse, mal contato, se for com o outro cooler, é a placa mãe que está com problema no controle de veloccidade da ventoinha, tem que ver tambem se não é solda fria nos contatos da placa mãe nos pinos do cpu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas em qual deu isto no seu cooler ou no novo ou nos dois, se for no seu, como você mesmo disse, mal contato, se for com o outro cooler, é a placa mãe que está com problema no controle de veloccidade da ventoinha, tem que ver tambem se não é solda fria nos contatos da placa mãe nos pinos do cpu!

 

Cara, a placa dá o erro com os 3 fans. O original, um outro stock de outro PC, e um cooler de 12cm de gabinete.

To chegando a conclusão de que é problema na placa mãe mesmo... =(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desative o controle de velocidade da ventinha! Pois se sua placa estiver com problema, desativalo é o unico modo de resolver, mas a ventoinha não mudará de velocidade, use o speed fan para controlar a velocidade da ventoinha!

 

Isso já tá feito... o fato é que a placa NÃO LÊ a velocidade do fan. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...