Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto Tubo Raios Catódicos


Nióbio Tântalo

Posts recomendados

Boa tarde, post-698860-0-09805800-1390332189_thumb.
Adquiri recentemente um Arduino Uno e gostaria de montar um projeto utilizando a placa, segue em anexo o desenho esquemático.
A função do Arduino Uno será de gerar um sinal senoidal que vai passar por um filtro e a tensão deverá ser amplificada a fim de exitar os terminais (cátodo e ânodo) no tubo.

Este site é onde se encontra o código do Arduino Uno e a confecção do filtro ( http://interface.khm.de/index.php/lab/experiments/arduino-dds-sinewave-generator/)

O cabo, (D), é o dispositivo que será conectado na entrada da placa de som do notebook para alimentar a função do programa de monitoramento, (osciloscópio), do sinal de saída do Arduino. 
A confecção do dispositivo está aqui ( http://www.reidaeletronica.com/2013/03/usar-pc-como-osciloscopio.html )

As minhas dúvidas são: 
-posso usar o programa de gerador de sinal senoidal do arduino, (do site acima,) para gerar os sinais nas frequências mencionadas no site? Ou existe programas e esquemas de filtro melhores?
-Gostaria de amplificar a tensão de saída do filtro em alguns kilovolts, tem algum esquema eletrônico simples que eu poderia confeccionar, a exemplo usar um transformador flyback + um reator eletrônico de lâmpada?
-O cabo que irá monitorar a saída dos sinais no Arduino vai funcionar, e este cabo pode acarretar algum risco para meu computador?

Basicamente são estas as minhas dúvidas
Aguardarei pela resposta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nióbio Tântalo,

 

E aí , tudo bem ?

 

Quanto a sua primeira pergunta, pode usar sim. A diferença deste circuito e daquele outro que eu te passei da Elektor é que este usa uma saída do PWM para fazer o sinal, em vez de apresentar numa saída R/2R . Portanto, neste caso do Arduíno a distorção é bem maior, exigindo uma filtragem mais "exigente" para se obter distorção na ordem de 1% .

 

Mas , que funciona, funciona !

 

A sua segunda pergunta não tenho como lhe responder.

 

Já a terceira, não vejo nenhum risco ao seu computador, pois eu faço isso faz mais de um ano e nunca tive problemas. E todo possuidor de Arduíno faz a mesma coisa !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, aphawk, 
Eu tentei montar aquele circuito eletrônico que tu me passaste, só que não obtive todos os componentes eletrônicos da qual necessitava para a confecção do esquema, optei pelo arduino uno.
Obrigado, mais uma vez pela ajuda.

Agora a minha dúvida fica apenas na confecção do circuito de alta tensão, amplificador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...