Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

acesso remoto virtualbox com ip válido


jonatasluis

Posts recomendados

Boa tarde pessoal.

 

Sou novo no fórum e peço desculpas por algum eventual inconveniente.

 

Tenho a seguinte dúvida:

 

Gostaria de poder acessar um ambiente virtualizado qualquer (windows por exemplo) de qualquer parte do mundo, via rede externa.

Por exemplo, acessar meu desktop virtual de casa, no trabalho. 

 

Para tal, preciso configurar um IP válido? ou somente com RDP funciona?

 

Como seria, mais ou menos (conceitualmente) este modelo de configuração?

 

 

Desde já agradeço a atenção 

 

Jônatas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisaria de um ip fixo (estático) ou de um servidor DDNS.

 

Para criar um DDNS há diversos sites, procurando encontrei este:

No caso do VirtualBox, seria necessário ativar o serviço web do virtualbox.

Você encontra tutoriais para isto na internet.

 

E claro, se tiver dúvidas basta perguntar

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando você fala em ip fixo, você quer dizer ip válido? Aquele que compramos e podemos dividí-lo em portas para diferentes acessos? Ou é um ip fixo de rede local, tipo classe c?

 

Em relação ao DDNS, é preciso um servidor web? ou posso acessar por RDP?

 

A grande questão é: Como "caio" numa máquina virtual (ou numa máquina qualquer, porque essa é aideia da virtualização, ser uma máquina padrão) de forma igual ao acesso remoto, ou mesmo acesso remoto, mas de qualquer rede?!

 

obrigado pelas considerações micolins

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @jonatasluis, um ip que não seja dinâmico.

 

No caso do ip ser dinâmico, é necessário usar um software gerenciador de ddns que funciona como espécie de "roteador".

 

infografico_ddns_2013.jpg

 

 

No caso do http://ddns.winco.com.br/dns-dinamico/, observe na figura que eles pegam o IP do pc escritório, e registram no servidor da empresa (que vai ser o roteador). 

O cliente remoto acessa usando um endereço determinado, que nada mais é que o ip dinâmico registrado na rota.

Com isto você consegue ter acesso ao pc.

Não posso tirar todas as suas dúvidas, já que nunca usei estes serviços de DDNS.

Eu já acessei máquinas remotas apenas por rede interna e nunca por Internet, logo meus conhecimentos são um pouco limitados a isto.

 

Espero ter ajudado, pelo menos um pouquinho.

 

Dica: pesquise na internet por serviços DDNS gratuitos.

 

Abraços e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu entendi a dúvida do colega, @jonatasluis , ele precisa fazer um encaminhamento de porta no Virtual box. Dessa forma, por exemplo, se você abrir um servidor web na máquina virtual poderá acessa-lo da internet. Então, além de usar o tal do DDNS caso não tenha IP fixo com seu provedor de internet, terá que fazer as configurações na máquina virtual (no programa que é o vitual box).

 

Sem_t_tulo.jpg
 
Sem_t_tulo2.jpg
 
 
Assim eu conseguia abrir portas na máquina virtual para rodar servidores. O virtual box funciona como um roteador, e como tal  é preciso abrir a porta para "o pc" que deseja o encaminhamento ( Isso porque você pode rodar várias máquinas virtuais, e cada uma teria um IP, portanto tem que informar o IP da máquina viritual também)
 
 
O DDNS é so para você ter sempre acesso a sua máquina, mesmo que o IP mude. Vai que o router reiniciou rapidamente ou outro problema que fez sua conexão reiniciar e mudar o IP. Daí com esse tal de DDNS e outros parecidos, você sempre terá acesso ao seu servidor ( ou outro serviço que você rode) mesmo que ele mude IP.
 
Mas não adianta se cadastrar nestes serviços tipo DDNS se você não encaminhar a porta no programa virtual box. Se você abrir um server par um jogo na porta 42000 na máquina virtual, terá que fazer essa configuração no Virtual Box, colocando o IP que o virtual box deu para a máquina virtual e a porta. E lembrando que se você estiver  usando um roteador terá que fazer o mesmo encaminhamento.
 
Portanto:
 
  • No roteador encaminhar  a porta de exemplo 42000 para o PC da rede local onde você usa o virtualbox;

  • Abrir a porta no firewall do windows do seu pc;

  • No seu pc com virtual box, faça a configuração nele, encaminhando a porta para o ip que o VirtualBox deu para seu sistema operacional  virtualizado;

  • Abrir a porta no firewall do sistema operacional virtualizado;

  • Rodar o serviço no máquina virtual. 


Sem_t_tulo3.jpg

 
Você sô vai precisar do tal do DDNS ou similiar se não quer ficar informando seu IP toda vez que ele mudar.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...