Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Gabriel Medina

RESOLVIDO Conectar 2 redes

Recommended Posts

Boa noite,

Antes de mais nada, procurei aqui e achei uns tópicos quebrados e nenhuma resposta concreta, então decidi abrir um novo.

Tenho em meu trabalho a seguinte estrutura. (O diagrama está no final)

São varios pc locais, cada um com uma unica pl de rede, setada para DHCP. Desta forma eles se conectam normalmente a internet.

Quando preciso acessar o servidor próprio para conectar determinados programas, a pl de rede é setada para ip estático. Dessa forma é possivel acessar o link de fibra. Pois este é um link de fibra optica direto com o servidor dos software.

Essa "troca de rede" é feita através de um *.bat onde temos um para cada tipo de rede.

Trabalhando dessa forma não há problema algum, pois meu pc fica nesta sala.

O problema começou, quando eu mudei de sala, e estou longe, não há possibilidade de passar cabeamento, pois estou dentro de um shopping e as salas são muitos distantes de uma para outra.

O que realmente preciso é conectar a rede da nova sala, com a rede atual da sala antiga. Para que eu possa acessar a fibra, logo o servidor próprio quando necessário.

Tentei da seguinte forma:

Coloquei um pc com duas placas de rede, cada uma com uma configuração, uma para local e outra para fibra. (na sala antiga)

Quando setada a prioridade para fibra, a local (internet) para de funcionar e vice-versa.

A ideia de usar uma placa de rede para cada é que eu possa unir as redes via hamachi, ou outro software de vpn.

E assim acessar o link externo dedicado.

Porém todas as tentativas não tiveram sucesso.

Alguém tem alguma solução?

6hse.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o nosso amigo já citou se colocar todas as maquinas na mesma faixa de rede vai funcionar perfeitamente...

Se quiser fazer a internet funcionar mesmo com a outra placa tendo prioridade é só definir a rota default manualmente... route add 0.0.0.0 mask 0.0.0.0 <ip do gateway>

Mas acho que você tá complicando isso ai.. o negocio é coloca todos na mesma faixa e se precisar realizar alguma restrição na internet coloque um firewall antes do roteador.

Se quiser continuar utilizando as 2 faixas de rede você precisará de um Switch layer 3 ou um firewall pra realizar o roteamento entre as redes.. e dividir elas em VLANS diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou tentar explicar melhor o que eu preciso.

Pc se conecta ao switch por uma unica porta.

Duas redes diferentes conectam ao switch.

PC LOJA(com uma pl de rede)------- |switch|---------(rede a - dhcp - velox)

|

(rede b - fibra - link dedicado)

Quando seto a placa de rede do pc com o ip fixo 10.x.x.x (exemplo) eu me conecto a rede B

Quando eu deixo em DHCP eu me conecto a velox.

A Rede B é obrigatória ser ip fixo, pois o fornecedor do link já determina esse ip. O link dedicado serve para rodar um software especifico que somente funciona passando por esta rede de fibra.

Essa "Troca de rede" faço po um *.bat

O Pc loja não existira, somente a estrutura (rack) permanecerá na loja.

O PC LOJA ira para uma sala em outro prédio. Se torna PC SALA

Inviável passar cabo.

O que preciso:

Isso é o que já existe

PC SALA ---------- |router velox|----------- $Internet$

PC SALA tem que se conectar com a estrutura da loja, podendo acessar o link dedicado.

O que já consegui foi:

Setei a porta WAN de router dsl da dlink com as configurações da rede de fibra, as configurações que tenho que por na placa de rede eu coloquei na configuração wan.

Com isso consegui acesso via wifi. Os software específicos  que utilizam a fibra, eu rodei no meu note e usando a rede wifi, porém não tenho acesso a internet.

Plugando um rj45 no note, para ter acesso ao modem velox, a conexão wifi morre. Mesmo setando prioridade de placa.

Acho que consegui explicar melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Coloca um roteador entre o modem e o switch... assim você consegue setar o IP fixo para a internet tambem... na hora de configurar a conexão IPV4 configure o IP da rede local depois clique em "avançado" e adicione o IP e o gateway do link dedicado.

Compartilhar este post

Link para o post

Coloca um roteador entre o modem e o switch... assim você consegue setar o IP fixo para a internet tambem... na hora de configurar a conexão IPV4 configure o IP da rede local depois clique em "avançado" e adicione o IP e o gateway do link dedicado.

Já fiz isso e não funciona. 

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente não estou entendendo muito bem o que você precisa... 

você tem o link dedicado chegando em uma sala, via fibra ótica, certo?

Na outra sala você tem o router da Velox, com Wi-fi, correto?

você quer uma forma de interligar essas duas salas é isso?

Compartilhar este post

Link para o post

na configuração do IP não esqueça de adicionar o DNS =)

já fiz isso mas da no mesmo....

Realmente não estou entendendo muito bem o que você precisa... 

você tem o link dedicado chegando em uma sala, via fibra ótica, certo?

Na outra sala você tem o router da Velox, com Wi-fi, correto?

você quer uma forma de interligar essas duas salas é isso?

Simplificando, sim....

Na sala A tenho um link dedicado  que só pode ser acessado se na pl de rede tive o ip por exemplo 10.1.1.2

Na sala B tenho uma lan em DHCP que se conecta normalmente via velox.

Preciso que a sala B conecte com o link dedicado na sala A par que eu possa usar na sala B o software que usa esse link.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fiz isso outro dia no trampo... aconteceu comigo o seguinte:

Não consegui configurar um segundo IP para a conexão que estava recebendo 1 ip por dhcp, então configurei ele com ip estatico fora da faixa de distribuição DHCP, adicionei o novo ip pela opção avançadas dentro da configuração IPV4, mesmo assim ele conectava e não tinha acesso a internet somente a rede dedicada, então tive de adicionar tb o dns nas opções do ipv4, aproveitei e já coloquei o roteador para fixar o ip destas maquinas sempre como o que eu configurei como estático para evitar erros...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

já fiz isso mas da no mesmo....

Simplificando, sim....

Na sala A tenho um link dedicado  que só pode ser acessado se na pl de rede tive o ip por exemplo 10.1.1.2

Na sala B tenho uma lan em DHCP que se conecta normalmente via velox.

Preciso que a sala B conecte com o link dedicado na sala A par que eu possa usar na sala B o software que usa esse link.

Bom então vamos lá....

você tem 2 formas de fazer isso, uma é fazendo um bridge direto entre essas duas salas e colocar um switch em cada uma delas, e ligar a bridge no SW. voce pode fazer a bridge de várias formas:

1. Via cabo UTP (que você já comentou não ser viável, qual a distancia em metros entre elas?)
  2. Via wireless (se tiver como colocar 2 antenas visadas uma para a outra fica fácil fazer isso)
  3. Via Fibra otica (diferentemente do cabo você consegue utilizar por distancias bem maiores, acho uma opção bem interessante no seu caso)
  4. Contratar uma operadora para fazer esse bridge pra você. (creio que o valor ficará bem alto)

A outra forma de fazer isso é colocar um link de internet em cada uma das sala e configurar uma VPN entre essas duas salas. Para isso você vai precisar de um firewall com recurso de VPN em cada uma das salas.

Compartilhar este post

Link para o post

Após muito quebrar a cabeça e ler diversas teorias complexas, resolvi de uma forma simples.

Na antiga sala deixei um pc "Bom" rodando Windows 7 com patch de múltiplas conexões via remote desktop.

Em cada conta de usuário instalei o Microsoft Virtual Pc rodando Windows xp.

A pl de rede da VM ficou setada com ip do link de fibra. A placa "real" do pc ficou em dhcp, assim não perco a conexão com a Internet.

Feito isso a placa real se torna apenas uma ponte entre a rede da VM e a rede local.

Da nova sala, acesso minha conta via RD do próprio windows. E acessando assim a maquina virtual rodando meu software que usa o link dedicado, nao perco Internet.

Outro ponto é que como me desloco entre diversas filias, quando necessário posso de qualquer uma acessar meu software Até mesmo via celular ciso esteja em deslocamento.

Obrigado mesmo assim pelas idéias.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais