Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
[Daniel]

Determinar frequência de trabalho de uma fonte chaveada auto-oscilante

Recommended Posts

Colegas, venho pedir a ajuda dos senhores para compreender melhor; descobrir uma maneira simples, para determinar a frequência de uma fonte chaveada auto-oscilante, tipo fly-back. Conforme for desenrolando a questão irei atualizando esta postagem.

Esquema base:

1a59.jpg

41ds.jpg

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa fonte ai é meio complexa pra você começar, e ainda esse circuito nem funciona estão bem...

No caso dela, ela tem um tempo prs conduzir e outra para cortar, os componentes que faz isso sao independentes!

O transistor na base do outro é o que corta, sem ele ela n oscilaria, apenas explodiria porque o primeiro iria saturar, seria realimentado ainda mais para a base dele e isso não iria parar ate explodir tudo... :D

Uma realimentação vai pro primeiro que é positiva, e outra vai para a base do segundo transistor, que vai carregar o capacitor na base dele ate atingir 0,6V para ele cortar...

O tempo que ele leva pra cortar é o tempo q o capacitor leva pra carregar, e o tempo pra conduzir novamente é o outro capacitor que você falou...

Vou montar aqui a formula dessa fonte pra você...

Calculei aqui e para essa fonte, ligada em 200VDC ela vai oscilar em 166khz (conforme meus calculos se eu não errei em nada hhehehe :D :D :D

Mas esse projeto ta muito mal feito, devem ter feito isso na tentativa e erro... Esses 166khz que eu calculei pode ser real ou não, se nao for vai oscilar em 680hz... Se acontecer um fenomeno no trsfo ele passa a oscilsr em 166khz, se não, se depender só do circuito vai em 680hz...

É melhor procurar ou projeto pra você analisar...

Veja essa é melhor:

http://www.freeimagehosting.net/uploads/8475acf282.gif

A fonte chaveada é o trafo T3

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado por sua colaboração. Atualizei a primeira postagem de acordo.

Redesenhei o circuito de forma agradável. Todos os componentes estão referenciados. Inseri os valores reais de uma fonte que possuo.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa aí ja depende do valor da bobina no trafo... A frequencia é apenas o tempo que ela leva pra chegar em X corrente eai o Q1 é cortado e so volta a conduzir quando o indutor descarregar a energia que foi armazenada...

Vou montar a formula pra você do meu jeito que eu calculo:

T1 = 0.5 / (((Vdc / (0,6 / R3 / 2)) / (2 * pi * L))

F = 1 / ((Np / Nsec * Vsec) / Vdc * T1) + T1)

Vdc: tensão dc retificada na entrada

L: inditancia do primario em Henrry

Np: n° de espiras do primario

Nsec: .......... Secundario

Vsec: tensão que você quer no secundario.

Ta ai a formula que eu montei...

Um exemplo se a indutância for de 1mH, 100V na entrada, 10V na saida e relaçãode espiras for de 10 a frequencia será de 100khz...

Compartilhar este post

Link para o post

Muito interessante! Pra mim complicou um pouco, pois eu calculo a indutância que o primário deve ter em função da frequência e outros parâmetros estipulados previamente para a fonte. Por fim, o que tenho em mente é mudar os valores dos componentes e refazer a fonte de acordo com as necessidades de tensão e corrente que podem surgir. Talvez esteja indo pelo caminho errado, de uma forma resumida não quero ficar bitolado em Cis chaveadores prontos e calculadoras (programas), pelo menos não neste momento. Se você conhecer um bom livro e/ou apostilas para compreender melhor como funcionam estes circuitos de fontes auto-oscilantes, por favor recomende. Não vou ficar fazendo "n" perguntas pois sei que este assunto vai longe. Se tiver disposição em compartilhar mais alguma informação, atualizei a postagem com um novo circuito mais simples, sem feedback e de baixa potência. Obrigado.

41ds.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Sem feedback a fonte não funciona, a menos que ela nunca ira funcionar sem carga, mas mesmo assim não tem tanta precisao para prever a tensão que vai ter na saida, da pra calcular para tal carga mas não se tem muita precisao...

Outra coisa, a parte da bobina auxiliar esta errada, o capacitor eletrolitico tem de ficar no lado da bobina que você ponhou no negativo, esse lado não vai ao negativo, vai em serie com o eletrolítico.

Não tenho material sobre isso, o que eu sei é que existe materiais de TCC sobre isso... Da uma olhada no google... Aprendo a peojetar isso sozinho, sem formulas nem nada, então não conheço materiais bons pra isso, alias, bons bons que não precisa recorrer a explicação por formulas praticamente não existe, mas esses quebra o galho...

Esse assunto vai longe mesmo, 3 minutos que eu levo pra calcular uma fonte dessa, eu levaria umas 5 paginas pra te explicar detalhadamente sem formulas e bem objetivo pra você.. Preferi montar a formula pra você, para que você decifre ela e saiba o funcionamento da fonte por, estudar o que faz cada coisa etc.. Demora mas é o jeito mais eficaz de se aprender de verdade!

E você esta certo em não se prender a formulas e a ci, é o que eu faço, enquanto projeto coisas novas faço tudo transistorizado, ai quando ou projetar algo que ja sei, ai faço o ci, pois ai sei que não to perdendo nada ja que ja fiz aquilo discreto e saberei fazelo sem o ci, não vou me deixar ficar na não dos grandes engenheiros que projetam o ci, enquanto eles ficando mais ricos e espertos e eu mais na mao deles e cada vez mais pobre kkkkkkkkkkk É como politica, se não tiver cuidado você fica na não deles e ja era! Kkkk

Ci pra mim é so pra miniaturizar por causa de espaço, e so faço se eu ja souber fazer o circuito discreto sozinho, como protótipos...

Boa sorte aí!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais