Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Liga e Desliga] - "Sem energia" para ligar


Posts recomendados

Tenho um computador com as seguintes configurações:

 

> Fonte: ZalmanTech ZM500-HP 500W

> Processador: Intel Core 2 Quad Q6600 @ 2.40Ghz

> Memória: 4x (1GB) Corsair XMS2 DDR2 
> Placa-Mãe: Asus P5K-Deluxe Wi/Fi AP

Placa de Vídeo: EVGA nVidia GeForce 450 GTS

HD: Seagate Barracuda 500GB @7200rpm

 

O problema que ele apresenta atualmente é que, ao tentar ligá-lo, a luz da placa-mãe permanece ligada, a luz da fonte liga, os ventiladores começam a girar e a luz do gabinete liga (parece oscilar um pouco), fica assim por uns 3~5 segundos e desliga (como se "perdesse força"), e fica assim, tentando ligar e desligando.

 

Outro fato interessante é que, quando a fonte é desligada pelo botão ON/OFF, os coolers dão 'uma girada', como se estivesse liberando a energia dos capacitores... Às vezes, a fonte "liga" (o cooler fica meio lento) e os outros coolers ficam dando um 'empurrãozinho', se eu deixar por um tempo, os LEDs vão ligando um pouco e o cooler do gabinete e do processador ligam, aumentando a velocidade. Esse processo demora uns 2 minutos ao todo. Isso é, os componentes vão ligando devagar até chegar um ponto que ele desliga e começa a ficar no loop de liga/desliga.

 

Vale lembrar que o computador há um tempo já apresentou problemas de não ligar que foram resolvidos usando o jump do 'Clear CMOS'. Dessa vez não adiantou.

 

O que já tentei, até então:

  • Jump do Clear CMOS;
  • Limpar todos os componentes;
  • Ligar sem a placa de vídeo;
  • Ligar apenas com uma RAM;
  • Ligar sem HD;
  • Ligar sem o estabilizador;
  • Ficar segurando o botão de liga/desliga.

Isso aconteceu pela segunda vez. 

Na primeira vez, depois de um tempo ele ligou sozinho e nunca mais foi desligado. Esses dias a energia caiu, ele desligou e agora não quer ligar mais.

 

Sugestões? Parece ser a fonte, mas não quero arriscar... Há algum teste fácil para se fazer para saber qual componente está defeituoso?

post-711362-0-40303500-1391281121_thumb.

post-711362-0-04006500-1391281136_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode usar um multímetro e ir testando a tensão de saída de cada cabo.

 

Verifique se há na placa-mãe indícios de capacitores estourados (ou estufados), 

ou qualquer coisa que chame a atenção (como uma "mancha" de queimado).

 

Além disso verifique a tensão da sua tomada, talvez ela também possa ser a culpada

ao não entregar a tensão correta.

 

Verifique a chave de tensão da fonte de alimentação: se sua rede residencial é de 110V, a

fonte deve estar em 110-127Volts

 

Abraços e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retirei a fonte e a desmontei.

 

Realizei o teste do curto-circuito da saída de teste (Colocar um clips na saída verde e no terra do lado) e nada aconteceu...

A princípio a fonte parece normal, achei que tivesse alguma capacitor estourado, mas acho que é só pasta térmica (meio jogado, mas né..)

Olhe mas fotos!

 

2014-01-31%2013.37.22.jpg?_subject_uid=1

 

 

 

2014-01-31%2013.37.01.jpg?_subject_uid=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Franz, pasta térmica é usado no processador e não na fonte de alimentação!!

 

A pasta térmica ajuda o processador na dissipação do calor.

 

Nunca vi, nem nunca ouvi falar e me ensinaram sobre pasta térmica dentro da fonte....

 

Após ver estas imagens e estranhar muito esta "gosma" que está entre os indutores, acho melhor trocar a fonte mesmo...

 

E voltímetro para saber se está entregando a tensão nominal especificada.  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AA meu deus do céu, aquilo lá na fonte não é pasta térmica,aquilo é Cola....Apenas cola.....Não acredito que estão discutindo sobre isso...

A sua placa mãe esta em curto, você mexeu no chip EEPROM da BIOS???

Verifica ai se é daqueles de encaixar, porque se estiver invertido, causa exatamente todos os sintomas que você falou....

 

bios_chip_small.jpg


E NÃO TROQUE SUA FONTE!!!!!


Aaa e maisuma coisa, não me leve a au mas, esse seu HD é uma droga, BARRACUDA DE 500GB joguei 5 fora só no fim do ano passado... Pode procurar sobre esses Seagates, não presta, inclusive no site da própria Seagate eles relatam desse problema e ainda disponibilizaram Firmware pra tentar resolver isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sabia que era tão feia a cola assim, tudo jogada!

Não mexi no EEPROM da BIOS não, mas vou dar uma verificada...

 

Então você acha que a placa-mãe está em curto? E não ligar devido a algum sistema de proteção?? A única possibilidade é trocá-la?

Vou testar outra fonte e ver o que acontece!

 

Sobre os HDs, haha eles tem mais de 6 anos e nunca deram problema! Uma vez comprei um com bad block, mas logo já recebi outro pela garantia :P

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim mas, verifica o chip da BIOS ve se o pino 1 esta correto, tem uma marcação na placa mãe do pino 1 geralmente é uma bolinha branca...

Fonte não creio que seja, mas você tem que medir as tensões 12 volts, 5 volts e 3,3 volts, cada um por pelo menos 7 segundos pra ver o comportamento de cada um, desconecte tudo a fonte de todos os componentes, jumpeie o fio verde com um preto pra ela funcionar e verifique, se der tudo normal porque a fonte esta 100% boa.

Outra coisa, veja a descrição no cooler do processadorse é de 0,12 ampéres ou mais 0,40 ampéres ou mais, os de 0,40 pra mais tem controle de rotação e tem esse comnportamento que você falou, so for de 0,40 amperes ou mais, esta normal, se for menos esta com problemas...

Estou cançado de ver gente comprando fonte nova e o problema persistindo, então faça os testes das tensões pra não jogar dinheiro fora....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...