Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Samcah

Modulo automotivo queimado

Recommended Posts

Bom, primeiramente boa tarde a todos! 

Sou novo aqui no fórum mas percebendo que muitos problemas e duvidas já foram sanadas aqui resolvi também expor o meu problema e talvez alguém possa me ajudar...

Ontem a tarde estava escutando musica com meu módulo bbuster x1001 ligado a bateria e com um carregador ligado na mesma, porém dali a uns 10 min ouvi um estalo e senti um cheiro de queimado e percebi que o som estava um pouco 'fanho' mas o modulo não estava em proteção, nem com excesso de temperatura... Desliguei tudo na mesma hora e retirei o modulo do carro e o abri... 

Ao desmontá-lo todo percebi que um dos transistores (IRFZ46N) que estava preso a carcaça do modulo estava aberto ''rachado''. 

Vendo toda essa situação fui em uma eletrônica hoje e comprei o transistor novo e o substitui pelo que estava ''rachado''... 

Mas após isso o modulo nao ligou, e o transistor novo esquentou em poucos segundos... 

Retirei o transistor  novamente e liguei o modulo sem ele e o modulo ligou normalmente mas apenas com as saídas fanhas. 

Eu acredito que o problema pode estar nesse transistor, mas por que quando coloco um novo o modulo não liga e o transistor esquenta tanto?

Como posso resolver isso? Se alguém poder me ajudar fico muito grato... 

FICO NO AGUARDO.. E se tiverem alguma duvida sobre dados do aparelho ou seila.. estou aqui pra falar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deve ter mais componentes queimados!, por isso ele não liga quando você coloca um FET novo no lugar...

Infelizmente não encontrei o esquema dele para te dar uma dica mais certeira!

Leve-o a uma oficina especializada nesses equipamentos, peça uma avaliação sem compromisso....

Compartilhar este post

Link para o post

Deve ter mais componentes queimados!, por isso ele não liga quando você coloca um FET novo no lugar...

Infelizmente não encontrei o esquema dele para te dar uma dica mais certeira!

Leve-o a uma oficina especializada nesses equipamentos, peça uma avaliação sem compromisso....

Bom, fiz alguns testes e retirei os FETs que estavam queimados e ele voltou a funcionar, com distorção em volumes altos..  você pode me informar se pela numeração o FET era da fonte do modulo ou do amp de som?... aguardo resposta

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente não conheço esse amplificador!

Mas coloque os modelos deles aqui, talvez algum colega saberá te auxiliar...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais