Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
marioscs

RESOLVIDO Relé queimando

Recommended Posts

Boa noite pessoal, estou tendo problemas para acionar uma lâmpada com  um relé e espero que possam me ajudar.

O circuito é muito simples, a saída de um PIC esta ligada em um resistor de 1.2K e este na base de um transistor BC558B (PNP), O emissor está em 5V e o coletor vai para a bobina do relé.

Também coloquei um diodo 1N4148 em paralelo com a bobina.

O relé é um modelo Finder 30.22.7.005.0010  

Bobina: 5v e consumo de 40mA

Contatos: 2 contatos reversíveis de 2A

O circuito funciona corretamente por um tempo(cerca de 20 comutações), mas depois ele para de comutar os contatos do relé.

Este relé possui dois contatos independentes e só estou utilizando um no meu projeto. 

Quando retirei o relé da placa e testei ele na bancada, percebi que apenas os contatados que eu estava utilizando foram danificados, mas os contatos do outro lado do relé continuam funcionando, assim como a bobina.

Testei este projeto diversas vezes acionando uma lâmpada incandescente de 60Wx127V, agora a minha carga é uma lâmpada fluorescente de 45Wx127V. Sera que é a diferença incandescente X fluorescente que esta queimando o relé? Existe algo que deva ser levado em conta para acionar lâmpadas fluorescentes?

Agradeço a atenção e ajuda de vocês!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal, estou tendo problemas para acionar uma lâmpada com  um relé e espero que possam me ajudar.

O circuito é muito simples, a saída de um PIC esta ligada em um resistor de 1.2K e este na base de um transistor BC558B (PNP), O emissor está em 5V e o coletor vai para a bobina do relé.

Também coloquei um diodo 1N4148 em paralelo com a bobina.

O relé é um modelo Finder 30.22.7.005.0010  

Bobina: 5v e consumo de 40mA

Contatos: 2 contatos reversíveis de 2A

O circuito funciona corretamente por um tempo(cerca de 20 comutações), mas depois ele para de comutar os contatos do relé.

Este relé possui dois contatos independentes e só estou utilizando um no meu projeto. 

Quando retirei o relé da placa e testei ele na bancada, percebi que apenas os contatados que eu estava utilizando foram danificados, mas os contatos do outro lado do relé continuam funcionando, assim como a bobina.

Testei este projeto diversas vezes acionando uma lâmpada incandescente de 60Wx127V, agora a minha carga é uma lâmpada fluorescente de 45Wx127V. Sera que é a diferença incandescente X fluorescente que esta queimando o relé? Existe algo que deva ser levado em conta para acionar lâmpadas fluorescentes?

Agradeço a atenção e ajuda de vocês!

Sim sim, tem algo que deve ser levado em conta:

Os capacitores eletrolíticos que durante a corrente de carga demandam uma corrente muito elevada, muitas vezes superior ao dos contatos.

Embora isso ocorra em mile segundos, vai detonado pouco a pouco os contatos do seu relé.

Utilize um relé de 10A.

Ou então utilize um triac.

Editado por albert_emule
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Hum..

Existe alguma proteção que eu possa adicionar? O relé fica em paralelo com um interruptor, então não posso utilizar um triac. Um relé de 10A é muito grande, como está já quase não coube dento da tomada.. Acho que posso trocar o desenho e fazer caber, mas por acaso conhece alguma solução sem trocar relé?

Obrigado pela ajuda rápida

Compartilhar este post

Link para o post

Tente medir o pico desta corrente de carga com um osciloscópio.

Talvez você possa calcular um resistor de baixo valor que possa ficar em série com o relé para limitar e amortecer esta corrente.

Os capacitores destas lâmpadas costumam tem de 10 a 20uF

Compartilhar este post

Link para o post

Não ha possibilidade de você colocar um relê mais robusto e mudar o circuito de lugar? Coloca-lo na calha da lâmpada fluorescente ou escondido em cima da lage/forro.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Bom dia pessoal

A lâmpada é uma fluorescente compacta, ela vai num soquete igual ao das lâmpadas incandescentes não tem calha.

O circuito esta dividido em partes, temos:

-Circuito do relé: Fica dentro de uma tomada ou interruptor e trabalha em paralelo com o interruptor normal.

-Circuito de controle: Fica em uma "tomada de telefone" próxima a tomada do relé. Um PIC recebe sinais da base alterando o estado do relé, e também informando à base o estado da lâmpada.

-Circuito da base: Possui um PIC que se comunica com os circuitos de controle através de um cabo de rede, no futuro estará ligado em um paspberry pi para acionamento via internet.

Mudar o circuito de lugar é complicado, já que é preciso uma ligação entre o circuito do relé e o circuito de controle. Acho que a solução vai ser alterar o relé mesmo, o problema é o espaço limitado dentro das caixas da tomada.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia pessoal

A lâmpada é uma fluorescente compacta, ela vai num soquete igual ao das lâmpadas incandescentes não tem calha.

O circuito esta dividido em partes, temos:

-Circuito do relé: Fica dentro de uma tomada ou interruptor e trabalha em paralelo com o interruptor normal.

-Circuito de controle: Fica em uma "tomada de telefone" próxima a tomada do relé. Um PIC recebe sinais da base alterando o estado do relé, e também informando à base o estado da lâmpada.

-Circuito da base: Possui um PIC que se comunica com os circuitos de controle através de um cabo de rede, no futuro estará ligado em um paspberry pi para acionamento via internet.

Mudar o circuito de lugar é complicado, já que é preciso uma ligação entre o circuito do relé e o circuito de controle. Acho que a solução vai ser alterar o relé mesmo, o problema é o espaço limitado dentro das caixas da tomada.

Acredito que dê para usar um Triac:

triac-simbolo.gif

Você só precisa que uma pequena corrente passe do gate para Anodo 2.

Pode simplesmente colocar Anodo 2 em comum com o GND do microcontrolador. Assim o mesmo pode enviar um pulso para o Gate do Triac.

A corrente que dispara o Triac pode ser tanto DC como AC. 

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Muito obrigado @albert_emule vou pesquisar mais sobre os triacs já que nunca os utilizei.

Como já ficou claro porque o relé estava queimando vou mascar o tópico como resolvido.

Agradeço a atenção e ajuda de todos

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais