Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador superaquecendo


M3rcenaries

Posts recomendados

Olá,

Sou novo por aqui e estou com um problema que está me preocupando bastante;

montei o pc, porém ele está esquentando demais.

Configuração:

Placa mãe M5A78L-M LX/BR

Processador AMD FX 6300 3,5 Ghz - 95 Watts

HD 7200 RPM 500 Gb

Memoria Ram Kingston 4 Gb 1333 Mhz DDR3 CL9 - KVR13N9S8/4

Driver CD Rom/DVD Rom

Gabinete Spacebr sem refrigeração

Placa de Video AMD Radeon HD 7850 2 GB DDR5

Fonte ATX Jiltek Nilko 500 W reais - 80 plus

AC IMPUT → AC 100-240V - 50-60 Hz 8A

DC OUTPUT → +3.3V → +5V → +12V1 → +12V2 → -12V → +5Vsb

MAX A → 24A → 15A → 18A → 18A - 0.3A a 2.5A

Combined → 120W → 408W

Total OutPut Power → 500W

Toda a parte interna do gabinete está limpa sem poeira.

 

Eu estava jogando um game com as configurações no máximo, e o meu estabilizador queimou do nada; por outro lado a fonte, processador e placa de video estavam fervendo e após isso fui monitorar as temperaturas.

quando estou navegando na internet ou aplicações leves, o computador não esquenta mantem 41ºC max 42ºC, quando abro aplicações pesadas, a temperatura não para de aumentar até atingir 65ºC Não sei se aumenta mais que isso por que fiquei com medo. Já abri a tampa do gabinete e liguei o ventilador no mais forte pra ver o que faz com a refrigeração, e acaba aumentando 2 graus e abaixando 1.

Por favor alguem me ajude.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, se seu estabilizador queimou, provavelmente foi pico de energia na rede, ou talvez seja um estabilizador comum de 300va que não aguentou a sua config.

 

Pra esse seu processador, 65° não é uma temperatura tão preocupante rodando jogos ou aplicações pesadas, até 70° chega a ser normal, você pode trocar o cooler, o que vem de fábrica raramente presta...

 

Placas de vídeo AMD também esquentam bastante... Minha HD6970 chegava a picos de 100° antes de eu colocar o cooler da arctic, agora malmente chega a 60°.

 

Sua fonte é 80+, normalmente fontes de qualidade têm várias proteções contra surtos elétricos, subtensão, sobretensão, etc... o que dispensaria o uso do estabilizador, dê uma pesquisada aqui no Clube na seção de fontes, eu uso somente um filtro de linha e nunca tive problema, e aqui onde moro tem bastante variação na rede elétrica e cai a energia com uma certa frequência...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Sou novo por aqui e estou com um problema que está me preocupando bastante;

montei o pc, porém ele está esquentando demais.

Configuração:

Placa mãe M5A78L-M LX/BR

Processador AMD FX 6300 3,5 Ghz - 95 Watts

HD 7200 RPM 500 Gb

Memoria Ram Kingston 4 Gb 1333 Mhz DDR3 CL9 - KVR13N9S8/4

Driver CD Rom/DVD Rom

Gabinete Spacebr sem refrigeração

Placa de Video AMD Radeon HD 7850 2 GB DDR5

Fonte ATX Jiltek Nilko 500 W reais - 80 plus

AC IMPUT → AC 100-240V - 50-60 Hz 8A

DC OUTPUT → +3.3V → +5V → +12V1 → +12V2 → -12V → +5Vsb

MAX A → 24A → 15A → 18A → 18A - 0.3A a 2.5A

Combined → 120W → 408W

Total OutPut Power → 500W

Toda a parte interna do gabinete está limpa sem poeira.

 

Eu estava jogando um game com as configurações no máximo, e o meu estabilizador queimou do nada; por outro lado a fonte, processador e placa de video estavam fervendo e após isso fui monitorar as temperaturas.

quando estou navegando na internet ou aplicações leves, o computador não esquenta mantem 41ºC max 42ºC, quando abro aplicações pesadas, a temperatura não para de aumentar até atingir 65ºC Não sei se aumenta mais que isso por que fiquei com medo. Já abri a tampa do gabinete e liguei o ventilador no mais forte pra ver o que faz com a refrigeração, e acaba aumentando 2 graus e abaixando 1.

Por favor alguem me ajude.

 

Vamos as considerações sobre sua configuração.

 

1° - Você mesmo apresentou a causa para o aquecimento geral da configuração, conforme destaquei em seu texto.

O gabinete é a peça chave para a refrigeração de todos os periféricos instalados.

Infelizmente em um gabinete Gamer é imprescindível a instalação de fans para refrigeração sendo no mínimo duas, uma instalada na parte frontal ou inferior injetando ar frio no gabinete, e a outra no painel traseiro ou superior retirando o ar quente que se acumula no gabinete.

Caso seu gabinete não suporte modelos de 120mm, que são a melhor relação custo benefício, modelos de 80mm já ajudam bastante, além de serem baratos e fáceis de encontrar (Qualquer lojinha de artigos para informática vende).

Talvez futuramente você possa considerar a opção de trocar o gabinete por um modelo com maior suporte.

Um exemplo bom e barato.

http://www.kabum.com.br/produto/30520/gabinete-aerocool-atx-strike-x-one-s-fonte-en58360-

 

 

2° - 65° é sim uma temperatura alta, mas ainda sim está dentro da margem de segurança.

Caso você faça o recomendado no 1° item, a situação irá ser amenizada, claro para redução ainda maior das temperaturas e solução definitiva do problema apenas trocando

o cooler box que acompanha o processador.

 

3° - O fato de você ter notado super aquecimento nos periféricos é justamente a bolha de ar quente que se forma no interior do gabinete devido a falta de refrigeração.

Já o aquecimento da fonte é devido ao fato que ela está simplesmente se "matando" para alimentar sua configuração, pois se trata de um modelo genérico de péssima qualidade. Recomendo que passe na sessão de fontes e alimentação e tome providências com urgência, pois o modelo utilizado  oferece riscos inclusive a sua integridade física.

Veja o porque:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Jitek-de-500-W/1740/1

 

4° - Adquira um bom filtro de linha, plugue seu pc direto na tomada (lembrando de conferir a tensão) e jogue o estabilizador no lixo.

Estabilizadores em configuração Gamer mais atrapalha do que ajuda. Passe na sessão de energia e veja mais sobre o assunto.

Uso e recomendo.

http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=77

 

 

Abraço e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou fazer isso, porém eu preciso que vocês me recomendem uma boa fonte de alimentação suficiente para suprir essa configuração minha sem riscos. E se possivel um cooler legalzinho e um filtro de linha.

Não tenho intenção alguma de até mesmo no futuro fazer um overclock, só uma fonte pra suportar meu hardware por inteiro ta bom.


Obrigado pela atenção vou tomar providencia dessas informações preciosas, em breve retorno com noticias do resultado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...