Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i3 4330 ou FX 6300. E recomendações de placa mãe.


Posts recomendados

Bom, considerando o preço dos dois e o consumo de energia do FX, eu estava tendendo para o i3 4330.

 

Mas eu preciso também comprar uma placa mãe.

 

Já que o FX 6300 já é um pouco mais barato, se a placa mãe para ele for mais barata também, levo logo ele.

 

Agora, eu não tenho ideia de qual placa mãe comprar. É verdade que as placas mães LGA 1150 são mais caras?

 

Vocês podem me recomendar placas para os dois tipos de soquete, para que eu compare os preços? Eu estou procurando placas mãe bem simples e baratas, mas nada que vá quebrar com pouco tempo de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O FX-6300 está sendo o melhor custo/beneficio hoje em dia, sem dúvidas está na frente do i3, em jogos e em outras aplicações.

Mas aí no caso da placa-mãe complica, a maioria das placas-mãe chipset 970/990 AM3+ estão com um custo bem alto, mas pesquisando direitinho da pra encontrar placas com custos legais, no caso essa aqui: https://www.guerradigital.net/placa-mãe/amd/gigabyte-ga-970a-d3p-am3-am3-amd-970-sata-6gb-s-usb-3-0-atx-amd.html, no Balão da Informatica estava mais barata, mas já saiu do estoque. A placa-mãe mais barata da plataforma LGA 1150 (INTEL) está sendo a Gigabyte GA-H81M-H, que está na faixa dos R$: 230. Se quiser mais opções, existe também a Gigabyte GA-B85M-D3H que fica um pouco mais cara, na faixa dos R$: 350.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na placa mãe? Em torno de 180-200 reais seria o ideal, mas claro, se não existir nesta faixa comprarei a próxima mais barata.

 

Eu não tenho hd de ssd, não vou fazer sli, acho que uma placa mãe do modelo mais básico mesmo é suficiente, mas claro, nada que vá quebrar por ser vagabundo.

 

Se a soma da placa mãe+processador der uma diferença grande, eu comprarei a combinação mais barata, por isso era importante saber os preços de placas mãe tanto LGA 1150 quanto AM3+.

 

Estou dando uma leve preferência ao i3, visto que a performance dele em jogos que não usam vários cores é bastante superior, mas no fim das contas, o que vai pesar é o preço mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você quer gastar o minimo possivel em uma placa mãe , você vai ter que optar pelo FX 6300 , isso porque uma placa mãe barata para Intel custa no minimo R$250 , já para AMD você consegue achar por R$150.

 

Quanto ao desempenho , os 2 são bem parecidos , o FX 6300 ganha em aplicativos e jogos que usam todos núcleos e o i3 ganha em aplicativos e jogos que não usam todos os núcleos , o i3 tem a vantagem de gastar bem menos energia em LOAD e o FX tem a vantagem do preço da placa mãe.

 

Logo ambos são boas alternativas , você precisa ver todo o contexto e não só a questão de desempenho para decidir.

 

Se esse é um computador para uso comum e um ou outro jogo , uma placa mãe ''boa'' de entrada dá conta , mesmo barata , mas se você está querendo um PC mais para jogos ou trabalhos mais pesados , eu não gastaria apenas R$150-200 em uma placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você quer gastar o minimo possivel em uma placa mãe , você vai ter que optar pelo FX 6300 , isso porque uma placa mãe barata para Intel custa no minimo R$250 , já para AMD você consegue achar por R$150.

 

Quanto ao desempenho , os 2 são bem parecidos , o FX 6300 ganha em aplicativos e jogos que usam todos núcleos e o i3 ganha em aplicativos e jogos que não usam todos os núcleos , o i3 tem a vantagem de gastar bem menos energia em LOAD e o FX tem a vantagem do preço da placa mãe.

 

Logo ambos são boas alternativas , você precisa ver todo o contexto e não só a questão de desempenho para decidir.

 

Se esse é um computador para uso comum e um ou outro jogo , uma placa mãe ''boa'' de entrada dá conta , mesmo barata , mas se você está querendo um PC mais para jogos ou trabalhos mais pesados , eu não gastaria apenas R$150-200 em uma placa mãe.

Na verdade existe placa mãe Intel por R$180,00 no kabum, por menos em outros lugares provavelmente.

A questão do consumo é ridículo alguem que mora no Brasil, onde a energia é barata se preocupar com uma diferença de 30w por hora.

Aqui o porque:

 

Se você usar a máquina 4h por dia todo dia, com consumo de full load o tempo todo, Isso dá 10800w ou 11 KilloWatts (arredondado pra facilitar)

O preço médio do killowatt no Brasil é de R$0,30 portanto R$3,30 por mês usando AMD

Não sei qual o consumo do i3, mas imagino que seja 65w Vou usar 60 para aumentar as chances de ter uma diferença maior.

4h x 30 dias x 60w = 7,2Kw = R$2,16

 

A diferença é de R$1,14 E levaria mais de um ano para o Intel valer mais a pena economicamente pensando numa diferença de R$20,00 entre as placas mães. Sem falar que, sério, R$1,14 ? Hoje em dia você não compra nem mais uma coxinha com esse dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra constar, o TDP do processador não equivale ao consumo de energia. A diferença de consumo entre um FX-6300 e um i3 chega a ser superior a 100w dependendo do modelo do i3. O kWh na Bahia (onde mora o OP) custa uns R$0,40, logo: 100w * 4h * 30dias = 12kWh, o que custaria quase R$5,00. Acho que os impostos não estão incluídos nos 40 centavos, mas deve ser mais uns 12~18%. Diferença de aproximadamente R$60,00 em um ano SE o processador fosse funcionar em full load 100% do tempo que estivesse ligado. Na prática a economia seria bem menor, e quase impossível de calcular já que a carga do processador é variável e imprevisível.

 

Dito isto, eu concordo com o Augusto. É besteira ficar escolhendo processador com base no consumo energético. Como a placa mãe escolhida será um modelo simples, a escolha fica por conta do desempenho do processador. Eu levaria o AMD pelo desempenho multi-thread.

 

 

Comparativo de consumo de vários CPU's Intel e AMD: http://www.techspot.com/review/586-amd-fx-8350-fx-6300/page7.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra constar, o TDP do processador não equivale ao consumo de energia. A diferença de consumo entre um FX-6300 e um i3 chega a ser superior a 100w dependendo do modelo do i3. O kWh na Bahia (onde mora o OP) custa uns R$0,40, logo: 100w * 4h * 30dias = 12kWh, o que custaria quase R$5,00. Acho que os impostos não estão incluídos nos 40 centavos, mas deve ser mais uns 12~18%. Diferença de aproximadamente R$60,00 em um ano SE o processador fosse funcionar em full load 100% do tempo que estivesse ligado. Na prática a economia seria bem menor, e quase impossível de calcular já que a carga do processador é variável e imprevisível.

 

Dito isto, eu concordo com o Augusto. É besteira ficar escolhendo processador com base no consumo energético. Como a placa mãe escolhida será um modelo simples, a escolha fica por conta do desempenho do processador. Eu levaria o AMD pelo desempenho multi-thread.

 

 

Comparativo de consumo de vários CPU's Intel e AMD: http://www.techspot.com/review/586-amd-fx-8350-fx-6300/page7.html

Sim, bem observado sobre o TDP. Eu também acho o fx melhor opção. As chances dos jogos mais modernos sairem com melhor uso multitrheading são maiores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Augusto meu conselho é esse

Eu tambem vou fazer a compra desse kit olha

 

http://www.kabum.com.br/produto/24797/mb-asus-p-amd-am3-m5a78l-m-lx-br-box-c-anti-surge-core-unlocker-turbo-key

 

http://www.kabum.com.br/produto/35565/processador-amd-fx-6300-3-5ghz-am3-fd6300wmhkbox/?tag=Fx%206300

 

a placa de video eu comprei uma r7 260x Muito boa , 400 na pichau com ela eu ja jogo o bf 3 no ultra com processador amd phenom ll x4 a 50 fps pra cima

 

vou comprar o bf pra ver.

 

Mas aconselho os itens acima eu vou comprar tambem essas memorias

 

http://www.kabum.com.br/produto/22197/memoria-g-skill-ripjaws-x-8gb-2x4gb-1600mhz-ddr3-f3-12800cl9d-8gbxm/?tag=Memoria%20G.skill

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu voto no FX 6300+ Chip 970/990

mais se for de FX 6300+ Chip basico de uns 150 reais em media , ai com certeza vale muito mais a pena o core I3 + H81 que custa uns 200 reais,o pessoal que ta comparado um moba de 150 da AMD vs uma de 200 reais da intel a da intel e muito superior , pois o chip é mais atualizadoe e tem tecnologias novas essas placas mãe de 150 da AMD tem chip de 2009 ... muito antiga e vai limta o seu FX 6300 no over ...

O I3 não e totalmente inferior ao FX 6300 ele tem suas vatagens como moba barata , consumo de energia baixo (economiza até na fonte) em tarefas com poucos núcleos e bem superior ... um Core do I3 e bem superior a um do FX 6300,a On Board do core i3 e sem comparação muito superior ao FX 6300 ...

http://www.pichau.com.br/placa-m-e-gigabyte-ga-h81m-h-intel-lga-1150-chipset-intel-h81-box

+

http://www.pichau.com.br/processador-intel-core-i3-4130-haswell-3-4ghz-3mb-dual-core-box

Conclusão : se você procura algo em torno dos 600 (Processador + MB) vale mais a pena o combo do core I3 já se você procura lá pra casa dos 800 reais e melhor você pegar o FX 6300 (uns 360)+ 990 (uns 350-400)...

Boa Sorte

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, considerando o preço dos dois e o consumo de energia do FX, eu estava tendendo para o i3 4330.

 

Mas eu preciso também comprar uma placa mãe.

 

Já que o FX 6300 já é um pouco mais barato, se a placa mãe para ele for mais barata também, levo logo ele.

 

Agora, eu não tenho ideia de qual placa mãe comprar. É verdade que as placas mães LGA 1150 são mais caras?

 

Vocês podem me recomendar placas para os dois tipos de soquete, para que eu compare os preços? Eu estou procurando placas mãe bem simples e baratas, mas nada que vá quebrar com pouco tempo de uso.

cara se quer os processadores pra que ?

se voce for escolher em programas simples (face, alguns jogos) o i3 é melhor pois seus núcleos (1vs1) é melhor

se voce for escolher em programas que usa todos os núcleos (bf4) o fx6300 é melhor

aqui um site de teste:http://cpuboss.com/cpus/Intel-Core-i3-4330-vs-AMD-FX-6300

-

com a discursao, o i3 tem consumo menor de energia, porém dependendo onde se mora nao é estão alto

-

placas maes pra inteis em meu ponto de vista sao melhores possui recurso mais novos (sata3/usb3.0) se voce nao ligar pra isso ( poderar troca futuramento pro i5/i7)

-

placas maes pra amd sao mais barata tem a 78lmt-s2 (porém falta os recurso novos e vem como recurso antigo(tem outros alem do sata/usb como memoria ram de 1333mhz(maximo)porém nao acho que vai influencia alem da memoria tem outros mais é so voce procura no site onde for comprar) (meu pc de 2007 tem esses recurso)(voce nao poderar troca pro fx8350) então fica mais a sua escolha 

-

mais placa-mãe pra intel ta na media de 250 a mais barata e a amd é la pros 150 (+/-) 

-

minha dica é(para placas maes): se voce liga pros recursos novos pega a amd

-

se voce pretende gasta um pouco mais e ter os recurso novos pega intel 

-

dica pra processador:quanto maior núcleo nao signfica melhor(pois o que fazer o uso dos núcleos é o programa,Ou seja se tu usa programas simples(que usa 1 núcleo) núcleos nao vai influencia, se voce usar programas pesado vai influencia) ,dependo do que voce usar então se tu for usa programas simples o i3 te serve melhor se for usar programas pesadao (usa todos núcleos) o x6 (fx6300) sai melhor

-

agora se o dinheiro nao deixa pega isso que falei pega o x6 +78lmt-s2 opção mais barata

-

sei que fico um texto mais acho que ficou explicado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...