Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diagrama e esquema


Gabriela Maebara

Posts recomendados

.... gostaria de saber a diferença entre diagrama e  esquema e qual o mais utilizado?................

 

 

 

Diagrama elétrico é um desenho representando relações funcionais entre grandezas em um estudo de um sistema ou equipamento elétrico.

 

Esquema elétrico é desenho de componentes elétricos/ eletrônicos ou sistema e suas interligações, instalação ou equipamento elétrico.

 

Fonte: ABNT 5456.

 

Assim, em um resistor por exemplo, existe relação funcional entre grandezas corrente e tensão, que pode ser representado pela "curva da resistência", que é um gráfico tensão x corrente de um resistor. Esse gráfico é o diagrama elétrico. Idem curva do diodo, transistor, etc.

 

Agora, os desenhos de circuitos onde você vê resistores, diodos, capacitores, CI´s, etc interligados são "esquemas elétricos".

Assim também em instalações elétricas, os desenhos que contém circuitos com tomadas, fiações, quadros de energia, lampadas, etc. são "esquemas elétricos".

 

Tem um vídeo de uma palestra que fala sobre diagrama x esquema em um trecho dela (3:47) diz sobre isso.

 

https://www.youtube.com/watch?v=5gBBBr5jAP0

 

T+

 

Nélio.

 

Edit: corrigir grafia e remover citação com trecho do texto da ABNT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...