Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda para Resfriamento de Gabinete Genérico


GolpeBaixo

Posts recomendados

Boa noite senhores. Gosto da ideia de OC, porém não ao extremo.

Possuo um Q6600 com o cooler original, e fonte Corsair cx430(não esta no pc pois esta emprestado ao meu irmão, voltei a c3 tech para o Quadcore, e coloquei uma genérica fuleira no meu triple core(São os pcs da minha assinatura).

 

A Cx430 e o Cooler Hyper TX3 Evo Coolermaster(esta a a caminho, comprei no M.L.) foram minhas recentes aquisições.
Meu Quad esta em stock, porém quero colocar ele em 2.8 Ghz, não é um over alto, irei fazer mais para satisfazer o meu ego rs.

 

Descobri que ao retirar o cooler horizontal, e colocar um vertical, perco o resfriamento nos componentes próximos ao processador.
Sinceramente no momento não estou podendo gastar mais com o pc, pois adquiri um apartamento(entrada mais trezentas mil parcelas) e estou montando a parte interna(gesso, móveis, eletros, etc etc) e cada hora aparece um gasto novo. E isto me impede comprar um gabinete melhor agora.

Então comecei a ler as sugestões para um resfriamento eficiente no pc, nos tópicos fixos aqui do fórum, para compensar a troca do cooler do processador. Meu Quad estava com temps muito altas, 45-50 idle e 65-70 full(deixei rodando o programa para forçar o processador executando três horas) atingindo em certo ponto do teste 75 graus. Isso sem o over.

Decidi mexer na parte interna do gabinete. Desmontei o mesmo e descobri que na parte frontal seria capaz colocar um cooler de 120mm, porém não teria de onde puxar o ar fresco. Decidi com uma faca, um fogão e um isqueiro a abrir um duto de ar. Nas fotos abaixo fica bem claro o que eu fiz, eu sei que esta uma porcaria agora, mais depois irei lixar, dar um talento e colocar um acabamento fera. Esta é só a primeira parte do processo.

O esquema do meu gabinete esta assim:

Um cooler na tampa lateral na altura da placa de vídeo jogando ar frio para dentro. Na parte frontal o cooler de 120 jogando ar fresco para dentro tb. E na parte traseira um cooler acho que de 80mm retirando o ar quente, com o auxilio do cooler da fonte, eu sei que o da fonte não é tão funcional, porém ajuda rs.

Eu pretendo deixar a máquina silenciosa,pois quando for para o ape, ele irá ficar no quarto,e a patroa é meio cismada com barulhinhos. Por isso comprei a cx430, porque o cooler desta c3tech parece um avião jumbo, muito lixo. Isso por que na caixa está escrito "silenciosa" rs.

Eu gostaria da opnião de vocês nesta adaptação que eu iniciei (ou esta porcaria como preferirem rs), uma sugestão de um cooler frontal silencioso/eficiente com um bom custo, e  ideias de como posso compensar o resfriamento dos componentes próximos do processador com a troca do cooler do mesmo. E estou pensando em fazer alguns furos na parte superior,com uma furadeira, parecidos com os dutos laterais, para dispersar um pouco do calor interno, pois as vezes fica um pouco quente ali.


Lembrando, a adaptação eu iniciei hoje, no decorrer da semana irei terminando e postando os resultados aqui. Depois de terminado, acredito que irá ficar um pouco "menos feio". Não ligo para a beleza, pois irá ficar escondido em um movél que eu fiz planejado. Quero o pc funcional.

Obrigado pessoal

 

Parte frontal desmontada

post-676632-0-01167800-1391049906_thumb.

 

 

Corte para a abertura do duto frontal

post-676632-0-27982900-1391049935_thumb.
 

Carcaça frontal montada com o novo duto

post-676632-0-57291500-1391049968_thumb.

 

Cooler lateral que irá jogar ar fresco para dentro do gabinete:

post-676632-0-84292500-1391049993_thumb.

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que você tem q ter em mente é que pra cada buraco aberto, outro tem q ser feito para q assim seja compensado a taxa de entrada e saida de ar! nao adianta fazer 3 buracos colocando ar pra dentro se nao tiver pelo menos 3 tirando esse ar!

 

 

outra coisa, coolers para uma boa refrigeracao seriam os de 12cm no minimo e é o que se usa na média hj em dia, nao este q você mostra na figura q pelo visto vai fazer mais barulho que efetivamente refrigerar algo

 

 

se for usar um tipo de cooler, use a mesmo medida em todos adotados.. se pretende usar de 12cm, use todos nesse tamanho.. se você coloca um de 8, 9 e outro de 12, vai ficar algo descompensado.. se os menores ficarem responsaveis por injetar ar frio pra dentro, serao ineficazes.. se forem designados para remover o ar quente, serão insuficientes

 

 

 

então resumindo: tem gabinetes ai mais adequados e já prontos para se colocarem coolers entre 100 e 150 reais, basta procurar.. essa gambiarra sua ai alem de nao estar muito esteticamente adequada so vai fazer você perder tempo e continuar com o mesmo problema..

 

 

 

bem, isso é a minha opiniao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas.

 

Por isso gostaria de fazer alguns furos na parte superior, para ter mais algum lugar para dissipar o calor, tendo em vista que a tendência dele é subir.

 

Estes dois coolers de 80mm, apesar de genéricos, não estão fazendo barulho e o mais estranho "ventilam" bem.

 

Como eu disse, gastar no momento eu não posso, se fosse possível este fato, eu não ficaria que nem um louco cortando a parte frontal do gabinete rs. Se você soubesse o trampo que foi e a sujeira que fez, entenderia o que eu digo kkk.

 

Você pode me informar se os coolers de 120mm da coolermaster são bons? Eu ia comprar um hoje na loja aqui perto, da Multilaser, porém a vendedora falou que segunda feira chega alguns modeles deles. Não tenho as especificações/modelos deles aqui, quando chegar eu analiso e coloco aqui. Digo no sentido de durabilidade....

 

E sobre o resfriamento dos componentes próximo ao processador...alguma sugestão??

 

 

Alguém mais??

 

 

Obrigado 

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu até sei como q é, ja fiz muito disso nos meus pcs antigos.. mas tinha muito trabalho e nunca ficava satisfeito, mas essas gambiarras eu era quase expert...kkkkk

 

 

sobre a coolermaster, sim, fazem bons coolers.. pode adquirir sem problemas

 

 

já quanto a refrigeracao dos componentes perto do processador, é como falei, se o gabinete no fim tiver uma boa circulacao de ar geral tudo ficará refrigerado adequadamente.. o ar internamente tem q se renovar sempre.. nao adianta colocar um cooler direcionado apenas em cima de determinado componente jogando ar porque no fim ele vai apenas jogar um ar viciado e quente em cima, sem renovacao.. o que nao vai adiantar muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu até sei como q é, ja fiz muito disso nos meus pcs antigos.. mas tinha muito trabalho e nunca ficava satisfeito, mas essas gambiarras eu era quase expert...kkkkk

 

 

sobre a coolermaster, sim, fazem bons coolers.. pode adquirir sem problemas

 

 

já quanto a refrigeracao dos componentes perto do processador, é como falei, se o gabinete no fim tiver uma boa circulacao de ar geral tudo ficará refrigerado adequadamente.. o ar internamente tem q se renovar sempre.. nao adianta colocar um cooler direcionado apenas em cima de determinado componente jogando ar porque no fim ele vai apenas jogar um ar viciado e quente em cima, sem renovacao.. o que nao vai adiantar muito

 

 

kkk e viva a gambitcha! rs

 

Realmente mais pra frente irei comprar um gabinete decente, pois tenho mania de perfeccionismo rs. Segunda chega o cooler e irei montar a bagaça toda. Só não irei encerrar o tópico ainda pois pretendo postar o  resultado final aqui.

 

Hoje eu retirei as "bordas" e excessos que estavam nas laterias do rombo que eu fiz. Dei uma lixada e usei um estilete para deixar o "mais quadrado" possível, coisa impossível de se fazer manualmente no olhômetro rs.  Já melhorou e muito visualmente .

 

Obrigado pelas dicas!

 

Abs

 

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkk

 

 

cara, amo fazer gambiarra tambem, e acho que a sua ideia para quem nao tem como gastar no momento é boa, melhor do que fica sentado no sofa.

 

eu mesmo, tinha um PC simples/medio, amd e tal, comprado la para 2005, era eficaz ate hoje com seu win xp, mas dai percebi que ele nao tinha a ventilacao adequada, e para piorar, os gabinetao satelite nao tinha a entrada de ar frontal, euhuehuh, ai lascou tudo, tinha um gabinete parado com 1fan de 9cm, na hora arranquei, refiz a parte eletrica dele, pois as bitolas eram diferentes e montei no plug, ai fico, 1 de admssao lateral e um de exaustao traseira, ambos de 9cm, gostei do resultado, levando em conta que o PC nao roda (nao aguenta), então para ajuda-lo optei em fazer isso.

 

@Topico

 

voltando ao seu topico, kkkk curti a ideia, e sim, os fan da Cooler Master Sickle flow sao bons sim, eu estou usando 4 de 120mm ou 12cm e ele resfria bem o PC, dois de adimissao e dois de escape.

 

poste fotos.

 

e quando der para comprar um gabinete, compre um que tenha entrade de fan frontal de 120mm, traseiro de 120mm e pelo menos uma lateral de 120 ou menos, se nao tiver uma superior tambem de 120mm.

 

se tiver superior, lateral, frontal e traseira, coloque 4x de 12cm, se tiver apenas frontal, lateral e traseira, coloque 1 de 120mm na frente, 1 de 120mm atras e um de 90cm do lado, vai ficar "sem um dimensionamento adequado, porém o frontal puxa bem mais tranquilo o ar pra dentro, ate chegar no fluxo do de 9cm ele fica menos pior para o traseiro de 120mm tira.

 

termine ai e poste fotos!

 

:) valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rs

 

É porque realmente não tenho como gastar mais com pc por um tempinho...ja comprei o TX3 e CX430 ...a patroa ja olhou feio, tendo em vista que o foco agora é terminar o ape. kkkk Afinal elas que mandam né ....rs.

 

O encaixe do cooler eu ja terminei, foi com o "enforca gato" mesmo ....porém coloquei uma camada de borracha entre o cooler e a superficie de contato para segurar a vibração.ficou bem funcional.

 

 

O que me armou, foi que o meu irmão veio de SP e  trouxe este cooler para mim. e o mais incrivel, eu não tinha pedido kkkk. Nem comentado nem nada com ele. Ele veio visitar e simplesmente trouxe, era de um outro pc q ele tinha. E por sinal era da coolermaster. Va entender né.... uheuheuhe

 

Pelo lado de dentro...não da pra visualizar as borrachas....mais ficou bem firme a fixação;

 

post-676632-0-59320600-1391378534_thumb.

 

Lade de fora...semana que vem eu dou um acabamento fera e coloco uma "telinha" pra segurar um pouco de poeira...

post-676632-0-26761700-1391378577_thumb.

 

 

Amanhã chega o tx3 ai e posto as fotos de como ficou no final...porém sem acabamento frontal...isso vai demorar um pouco pra eu fazer...porque esta jornada consumiu boa parte do "meu saco" kkkkkkk

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite senhores. Promessa é divida e aqui estou de novo kkkkk

Chegou o TX3, e ja terminei toda a instalação(gambiarra) do gabinete.

As temperaturas nem caíram tanto...mais o gozado que quando mudei ele para 2.7 ghz ela se manteve as mesmas. Acho que é por que eu deixei ativado aquele esquema de quando a temp subir, ele aumentar a rpm do cooler. Ficou em 50º em stock.... 55-60º com uso um pouco forçado...e 65-67º com uso extremo(Duas horas de Aida64 forçando o pc a 100%) isso com o O.C ativo. Com o clock original as temps foram quase as mesmas...mudando coisa de 2-3º.

 

Não quero deixar o cooler no máximo pois n uso o CPU no máximo sempre...somente quando roda o BF4 e olhe lá ainda.

A temperatura máxima no site da intel é 71º...eu sinceramente achei que com o tx3 elas fossem abaixar bastante, mais o Q6600 é bem esquentado pelas as pesquisas que fiz. Usei a pasta térmica implastec silver e a que veio no cooler, e  não houve diferença. Apliquei nos heatpipes e com um grão de arroz no meio, somente nos heats, fina camada...e também não houve melhoras significativas.

 

Enfim..se houver mais algum sugestão...estou disposto a testar. Mas acredito que não baixou tanto por causa do gabinete mesmo.

 

Foto interna 1

post-676632-0-65324600-1392083262_thumb.

 

Foto interna 2

post-676632-0-57473500-1392083329_thumb.

 

Foto externa 

post-676632-0-39263300-1392083429_thumb.

 

Como ficou a circulação do interna do ar

post-676632-0-81879000-1392083477_thumb.

 

 

Basicamente...na parte frontal eu adaptei o cooler de 120 mm jogando ar para dentro... na parte lateral um cooler de 80 mm também jogando ar fresco para dentro. Na parte de trás um cooler de 80mm com a função de exaustor. E o restante é dissipado pelo cooler da fonte. Removi as tampas  das baias frontais para ajudar na dissipação do calor. 

Ficou extremamente silencioso, exceto pelo cooler na lateral, por causa da "colmeia" da tampa fica fazendo um um "vruuum" chato...se eu coloco a mão "tampando" ele para...iri iremover a grade para ver se resolve. Se bobear ali em cima do tx3 cou colocar mais um cooler de exaustor.

 

Obrigado pela ajuda pessoal...

 

 

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a tendencia nao é baixar... e sim manter e nunca subir tanto, se quer que baixe compre um gabinete coloque 4x fan de 120mm e um Water cooler, seu cpu baixa e o resto mantem.. nao tem como baixar.

 

meu PC rodando BF3 fica assim:

 

CPU: 56°C

HD: 36°C (nao lembro ao certo)

VGA: 58° - 60°C

 

CPU Fan: Stock (4500-5250RPM)

Fan Gabinete: 3x Siclekflow CM 120mm e 1x Xtraflow CM 120mm (Neutros) (1850RPM)

 

agora voce so precisa comprar um gabinete! ^^ 120mm frontal para jogar ar frio e os dois de 8/9cm para retirar ar frio!

 

curti demais seu topico e sua gambiarra. hehe deu ate vontade de furar algumas coisas!

 

sua Mb é bem legal, ddr?

 

grato e parabens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpe perguntar depois dessa trabalheira toda, mas as temperaturas citadas  da CPU estão muito altas voce fez a limpeza e troca da pasta térmica ?

 

Fiz sim...usei a implastec silver, aquela branca genérica e a que veio no tx3....a que se saiu melhor foi a que veio no cooler.

Acredito que as temps não abaixaram tanto pois o gabinete é genérico....  e o sistema de circulação de ar interno não ficou tão legal apesar de tudo.

 

 

a tendencia nao é baixar... e sim manter e nunca subir tanto, se quer que baixe compre um gabinete coloque 4x fan de 120mm e um Water cooler, seu cpu baixa e o resto mantem.. nao tem como baixar.

 

meu PC rodando BF3 fica assim:

 

CPU: 56°C

HD: 36°C (nao lembro ao certo)

VGA: 58° - 60°C

 

CPU Fan: Stock (4500-5250RPM)

Fan Gabinete: 3x Siclekflow CM 120mm e 1x Xtraflow CM 120mm (Neutros) (1850RPM)

 

agora voce so precisa comprar um gabinete! ^^ 120mm frontal para jogar ar frio e os dois de 8/9cm para retirar ar frio!

 

curti demais seu topico e sua gambiarra. hehe deu ate vontade de furar algumas coisas!

 

sua Mb é bem legal, ddr?

 

grato e parabens.

 

 

kkkk foi trabalhoso mais eu curti , é da hora depois que fica pronto né...porque na hora do ato...sai até fumaça da cabeça de tanta raiva uahuahuah

 

A mb é ddr2 infelizmente....mais esta semi nova...o pc quase não tinha uso. Foi por causa dela que me animou ressuscitar o Q6600..pois a que eu tinha antes nele...vira e mexe era necessário dar uns apertos para funcionar. Surgiu a chance de pegar esta ...n pensei duas vezes.

 

Apesar desta luta...acho que vou acabar comprando um outro gabinete mesmo. E vou passar estes com as gambiarras para o meu triple core, pois esta esquentando demais o HD em um gabinete mini que eu instalei ele.

 

Valeu pessoal! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkk esqueci mesmo rs...então...eu precisei de espaço na bancada e tirei ele...depois eu vou ligar os cabos que estão ali presos com fita isolante, voltar o leitor de cartões e fechar a baia. Daqui uns 2 anos eu faço um acabamento decente e coloco uma "telinha" ali no rombo  kkkkk

 

 

Esta ai a obra rs

post-676632-0-79424400-1392161164_thumb.

 

 

Esse gabinete que você falou eu curti...mais eu queria um com suporte para cooler superior...você tem algum para indicar? Até uns 200 reais...ou alguém ai tem outra sugestão??

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom....depois de algumas horas de pesquisas....fiquei entre o Thermaltake V3 ...o N400 da CM eo Aerocool VS-92

 

Acabei optando pelo Aerocool...peguei um preço bem bacana...saiu 173 reais com o frete já....  e pode-se colocar até 12 coolers nele rs.

 

Acho que era o último...pois efetuei a compra ontem...hj ja não esta mais disponivel kkkk . Fiquei com receio de não ter para entrega...eles que se virem rs. Paguei o boleto hj cedinho.

 

 

Quando chegar eu vou fazer o unbox e um review...e posto aqui no fórum...pois quase não achei informações concretas sobre ele.

 

Valeu pela atenção e força ai pessoal...irei encerrar o tópico.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...