Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O driver de vídeo parou de responder e se recuperou.


Posts recomendados

Bom dia, pessoal!!

Estou tendo um problema frequente ao rodar alguns jogos, quando coloco os jogos em Very High e jogo por ao menos 5-10 minutos ele "congela" a tela por alguns segundos, volta e mostra o erro "O driver de vídeo parou de responder e se recuperou".

Esse erro acontece com maior frequência quando jogo League Of Legends.

Se eu não alterar as configurações para "médio" ele continua dando o mesmo erro até que eu finalize o jogo ou altere a qualidade.

Um adendo, ontem deixei a máquina parada com a tela de inicio do League Of Legends aberto e um video no Chrome rodando, quando voltei ela havia desligado.

Minhas configurações:

- Placa mãe ASUS M5A97 (AM3);

- Processador FX 6100 (Six core Bulldozer X6 14mb 3.6gh);

- Memória 2x4GB Hyper X (8GB 1600MHz);

- HD Toshiba 1TB (Não lembro o modelo exato, mas creio que seja 7200RPM);

- Placa de video Radeon HD 6770 de 1GB com 128bits (Marca: XFX, Modelo: HD677XZAF4);

- Fonte de 500W reais da marca GAMEMAX;

- Monitor Samsung S23C550HS led 23 polegadas.

Sistema Operacional: Windows 7 64bits Service Pack 1.

Muito obrigado,

Jefferson C. Coelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Jefferson

 

Comece baixando a versão mais atualizada do seu driver de vídeo, a 13.12, instale e reinicie a máquina.

 

Depois, monitore as temperaturas com o HW Monitor e poste uma screenshot da janela do programa ao ligar o pc, após 5 minutos de jogo e após 15 minutos de jogo.

 

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Jefferson

 

Comece baixando a versão mais atualizada do seu driver de vídeo, a 13.12, instale e reinicie a máquina.

 

Depois, monitore as temperaturas com o HW Monitor e poste uma screenshot da janela do programa ao ligar o pc, após 5 minutos de jogo e após 15 minutos de jogo.

 

abraço!

 

Olá Mention.

 

Baixei a versão mais recente, atualizei e fiz o restart do pc. Quanto aos prints, tirei o primeiro assim que liguei o pc e estava em 60 graus o CPU, comecei o jogo e em 5 minutos estava 86 graus de CPU, quando coloquei o segundo print para mandar o pc desligou e perdi os dois !! Quando o pc reiniciou apareceu o erro de superaquecimento no CPU.

 

Agora vem a dúvida, o que eu posso fazer para melhorar? Só para saber, eu tive que deixar aberto o gabinete porque tenho um modelo de gabinete padrão e acredito que não tenha muita ventilação. Se eu comprar um Water cooler resolveria meu problema?

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Mention.

 

Baixei a versão mais recente, atualizei e fiz o restart do pc. Quanto aos prints, tirei o primeiro assim que liguei o pc e estava em 60 graus o CPU, comecei o jogo e em 5 minutos estava 86 graus de CPU, quando coloquei o segundo print para mandar o pc desligou e perdi os dois !! Quando o pc reiniciou apareceu o erro de superaquecimento no CPU.

 

Agora vem a dúvida, o que eu posso fazer para melhorar? Só para saber, eu tive que deixar aberto o gabinete porque tenho um modelo de gabinete padrão e acredito que não tenha muita ventilação. Se eu comprar um Water cooler resolveria meu problema?

 

Abraço!

 

Olá Jefferson, meu nick é Razorfoot rs

 

Não precisa comprar um watercooler, você só precisa verificar se o seu cooler está encaixado corretamente e se está limpo. Há também a pasta térmica (um componente químico que fica entre o dissipador e o processador) que se estiver ressecada, em excesso ou escassa irá causar o aumento de temperatura, que é o seu problema.

 

Dá uma olhada nesta matéria do Clube do Hardware, aprendi bastante com ela.

 

Faça essa verificação no encaixe do cooler, deixe-o firme e limpo, troque a pasta térmica se for o caso e poste os resultados.

 

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Olá Jefferson, meu nick é Razorfoot rs

 

Não precisa comprar um watercooler, você só precisa verificar se o seu cooler está encaixado corretamente e se está limpo. Há também a pasta térmica (um componente químico que fica entre o dissipador e o processador) que se estiver ressecada, em excesso ou escassa irá causar o aumento de temperatura, que é o seu problema.

 

Dá uma olhada nesta matéria do Clube do Hardware, aprendi bastante com ela.

 

Faça essa verificação no encaixe do cooler, deixe-o firme e limpo, troque a pasta térmica se for o caso e poste os resultados.

 

abraço!

 

Escrevi errado hehehe, desculpe.

 

Vou dar uma lida no tópico que me enviou e realizar esse procedimento. De qualquer forma, teria alguma indicação de gabinete, pois o meu a fonte fica na parte superior, em cima do processador e acredito que isso também esteja impactando no superaquecimento.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o mesmo problema, mesmo trocando a pasta térmica, limpando todo o computador e comprando cooler pra diminuir a temperatura do pc, ainda contínuo com esse maldito erro, fx 6300 e a placa de vídeo é a mesma do autor do tópico, sempre uso os drives mais atuais também, meu pc é novo e fiquei putasso, já jurei não comprar mais nada da AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha gente tem uma coisa muito importante que esqueceram de citar que é a seguinte.

Dependendo da placa mãe ela pode estar limitando a velocidade do cooler ele pode estar em rotação baixa e necessitando de rotação mais alta. 

ha modos de verificar isso baixe o manual da sua placa mãe e verifique se seu cooler esta em potencia maxima.

E tem mais um detalhe. Veja tambem atraves de pesquisas se sua FONTE realmente alcança 500W reais isso porque hoje INFELIZMENTE ha marcas no mercado que AFIRMAM que suas fontes são 500W reais mas o pico não passa de 280W real.

EXEMPLO: FONTE DA MARCA BLACK MODELO DX500FSE que se diz real mas aqui mesmo no Clube do Hardware ja foi comprovado que ela so chega ate 280W reais MAS de acordo com o fabricante ela é de 500W reais.

Se for esse o caso sua fonte pode não estar alimentando corretamente seus componentes assim fazendo eles não funcionarem corretamente como o cooler por exemplo assim fazendo com que sua maquina esquente.

Bom espero ter ajudado em algo e espero sinceramente que encontre uma SOLUÇÃO pois sei como é ruim ficar sem pc e pior ainda com mal funcionamento rsrs.


Desde já agradeço pela atenção


Olha dei uma breve pesquisada sobre sua fonte apesar de não saber o modelo a informação que obtive é que ela não aguenta o tranco e que o selo bronze que esta nela é enganação pois na Ecova não fala nada sobre ela e no anuncio diz ser aprovada pelo inmetro mas isso é so a malha de proteção contra incendios o que ja indica uma propaganda enganosa, Bom sugiro que experimente pegar alguma fonte emprestada ao menos para testar se o problema acaba se acabar pronto é so trocar a fonte. Procure uma corsair ou alguma marca mais conhecida e reconhecida como ser boa mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, 

 

Fiz as dicas que o Razorfoot me passou e referente ao super aquecimento aparentemente melhorou, o pc iniciou com 46 graus, então fiz um jogo completo e o máximo que chegou foi a 59 graus, muito diferente anteriormente que ele chegou aos 86 e desligou.

 

A única coisa que está complicada agora é que o jogo continua travando, se eu colocar no very high ele trava, se eu colocar no high ele trava, tive que jogar com algumas opções no Medium e outras no baixo e mesmo assim houve poucas vezes que ele travou, será que fato é a fonte?

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Jefferson se o aumento na temperatura parou é descartado o problema na fonte, porém você deve pesquisar se sua placa de video aguenta o jogo em em questão você colocando ele no ultra, Veja bem eu ja tive esse problema mas descobri que era minha placa de video que estava dando gargalo (não suportava rodar o jogo em high tinha que colocar o jogo no minimo.

Experimente colocar o grafico do jogo no minimo possivel no low mesmo, se as travadas parar é porque quando o grafico esta no alto ela da gargalo e não aguenta e por isso trava, 

caso você ja tenha rodado esse mesmo jogo em resolução alta no high e não ficou travando ai é possivel que uma atualização de driver pode ter sido mal feita ou a propria atualização ter piorado, Bom primeiramente quando vamos atualizar drivers de placa de video é super necessario que a pessoa desinstale antes os drivers atual para depois instalar os novos drivers isso porque pode realmente gerar algum conflito de assim dando problema.

Bom faça alguns testes como desinstalar todos os drivers instalar novamente um so deles.

Qual é o jogo ja verificou se a placa de video suporta ele no grafico maximo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Jefferson se o aumento na temperatura parou é descartado o problema na fonte, porém você deve pesquisar se sua placa de video aguenta o jogo em em questão você colocando ele no ultra, Veja bem eu ja tive esse problema mas descobri que era minha placa de video que estava dando gargalo (não suportava rodar o jogo em high tinha que colocar o jogo no minimo.

Experimente colocar o grafico do jogo no minimo possivel no low mesmo, se as travadas parar é porque quando o grafico esta no alto ela da gargalo e não aguenta e por isso trava, 

caso você ja tenha rodado esse mesmo jogo em resolução alta no high e não ficou travando ai é possivel que uma atualização de driver pode ter sido mal feita ou a propria atualização ter piorado, Bom primeiramente quando vamos atualizar drivers de placa de video é super necessario que a pessoa desinstale antes os drivers atual para depois instalar os novos drivers isso porque pode realmente gerar algum conflito de assim dando problema.

Bom faça alguns testes como desinstalar todos os drivers instalar novamente um so deles.

Qual é o jogo ja verificou se a placa de video suporta ele no grafico maximo?

 

Opa, Lucas.

 

Quanto a atualização de driver, o meu já está na versão mais atual. Eu concordo contigo referente ao gargalo da placa e tal, o que me intriga bastante é que já joguei no very high com essa placa e não tive problema nenhum. Então outro dia qualquer fui jogar e começou a ter esse travamento, voltei para o Médio em algumas coisas e baixo em outra e nunca mais tive problema, até ai ok, hoje por exemplo chegou a travar jogando na configuração que sempre jogo, por isso estou achando estranho.

 

Jogo League Of Legends e uso a placa Radeon HD 6770 com 1GHZ e 128 bits. Já tinha em planos comprar uma GTX 760 ou Radeon 280x, mas com esses problemas que me aconteceram atualmente cogitei comprar uma nova fonte (650-700W da corsair) um novo gabinete (pois o que uso atualmente é um gabinete básico e não tem muita refrigeração, inclusive a fonte fica na parte superior) e comprar um water cooler para deixar meu processador mais "gelado", por causa da fama de AMD'S esquentarem muito.

 

Teria alguma opinião que posso me ajudar?

 

Muito obrigado,

Jefferson C. Coelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jefferson veja bem isso tudo vai de disponibilidade de cada um, de acordo com cada orçamento, mas posso te afirmar o seguinte se você tem disponibilidade (money) para investir na sua maquina Não perca tempo invista. Em questão do water cooler será somente um acréscimo se você fizer a troca do gabinete por um mais ventilado e com cooler extra, Mas para pc nunca é demais prevenir se você tem condição coloque mas procure um bom, (nunca usei water cooler por isso vou optar por não indicar marca etc mas coolermaster costuma ser os melhores.) Veja bem a troca da fonte se torna essencial a medida que você troca seus componentes por outros mais potentes.

por exemplo possuo um I5 3330 placa mãe asus  P8H61-M LX3 placa de video GTX 550 TI gigabyte 1gb GDDR5 192 bits 16GB de ram, Bom com essa config consigo rodar todos os jogos de ultima geração no medio com um bom fps tipo 60 cravado no high o fps cai para 35 40 (jogando online).

Com o preço dessa placa de video que você pretende comprar você pode praticamente trocar de maquina e ter uma boa config, mas como eu falei se você tem bufunfa pra gastar opte pelo melhor. essa placa de video que você escolheu é pica das galaxias top. mas com ela ai realmente você tera que trocar fonte gabinete para ela caber, colocar um water cooler pra ajudar se possivel (lembre que water cooler tem manutenção preventiva verifique de acordo com cada modelo e marca).

meu conselho se puder procure sempre o melhor assim você evita dor de cabeça, claro nunca nos livramos 100% de problemas mas se optamos por melhores peças o risco é menor.


Jeferson so uma duvida esse jogo eu não conheço, mas ele possui atualizações? porque geralmente jogos que são atualizados costumam melhorar os graficos mapa etc e assim tornando o jogo mais pesado exigindo mais da placa de video e talvez possa ser o motivo de agora não estar rodando no ultra.

 

 

Obs: caso não tiver grana para colocar a placa de video que falou trocar gabinete e fonte de uma vez opte por uma placa de video inferior e por uma fonte da corsair 500w real que ela aguenta o tranco fácil a placa de video opte ou por uma GTX 550 TI como a minha ou se puder pegar mais cara pegue a GTX 650 TI são otimas placas recomendo que você pesquise sobre elas que verá que são boas,  procure sempre pela marca zotac asus gigabyte zogis NUNCA COMPRE PLACA DE VIDEO DA mymax multilaser etc e tal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jefferson veja bem isso tudo vai de disponibilidade de cada um, de acordo com cada orçamento, mas posso te afirmar o seguinte se você tem disponibilidade (money) para investir na sua maquina Não perca tempo invista. Em questão do water cooler será somente um acréscimo se você fizer a troca do gabinete por um mais ventilado e com cooler extra, Mas para pc nunca é demais prevenir se você tem condição coloque mas procure um bom, (nunca usei water cooler por isso vou optar por não indicar marca etc mas coolermaster costuma ser os melhores.) Veja bem a troca da fonte se torna essencial a medida que você troca seus componentes por outros mais potentes.

por exemplo possuo um I5 3330 placa mãe asus  P8H61-M LX3 placa de video GTX 550 TI gigabyte 1gb GDDR5 192 bits 16GB de ram, Bom com essa config consigo rodar todos os jogos de ultima geração no medio com um bom fps tipo 60 cravado no high o fps cai para 35 40 (jogando online).

Com o preço dessa placa de video que você pretende comprar você pode praticamente trocar de maquina e ter uma boa config, mas como eu falei se você tem bufunfa pra gastar opte pelo melhor. essa placa de video que você escolheu é pica das galaxias top. mas com ela ai realmente você tera que trocar fonte gabinete para ela caber, colocar um water cooler pra ajudar se possivel (lembre que water cooler tem manutenção preventiva verifique de acordo com cada modelo e marca).

meu conselho se puder procure sempre o melhor assim você evita dor de cabeça, claro nunca nos livramos 100% de problemas mas se optamos por melhores peças o risco é menor.

Jeferson so uma duvida esse jogo eu não conheço, mas ele possui atualizações? porque geralmente jogos que são atualizados costumam melhorar os graficos mapa etc e assim tornando o jogo mais pesado exigindo mais da placa de video e talvez possa ser o motivo de agora não estar rodando no ultra.

 

 

Obs: caso não tiver grana para colocar a placa de video que falou trocar gabinete e fonte de uma vez opte por uma placa de video inferior e por uma fonte da corsair 500w real que ela aguenta o tranco fácil a placa de video opte ou por uma GTX 550 TI como a minha ou se puder pegar mais cara pegue a GTX 650 TI são otimas placas recomendo que você pesquise sobre elas que verá que são boas,  procure sempre pela marca zotac asus gigabyte zogis NUNCA COMPRE PLACA DE VIDEO DA mymax multilaser etc e tal

 

Então cara, não estou com uma grande quantidade de dinheiro, falei de comprar os 3 itens primeiros porque achei que poderia resolver "parcialmente" iria solucionar, daí em um futuro mais próximo eu compraria a placa de vídeo para "fechar" com chave de ouro hehehe.

 

A GTX 650 de 2gb chega a ter 256bits? Talvez isso que possa estar impactando no jogo.

 

Então, esse jogo tem atualização até que frequente, ele é semelhante ao Dota 2, conhece? A diferença é que os gráficos do Dota são melhores. De qualquer forma não consigo entender porque começou a travar no médio sendo que nunca tinha feito isso. Não sei o que posso pensar. heheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça um pequeno teste então assim. desinstale o driver atual e reinstale o driver que vem no cd da placa de video, ja ouvi falar de pessoas que atualizam os drivers e depois de atualizar começa a dar erro, nem toda atualização é assim melhor não, ao menos experimente pode dar certo porque não ha como se a placa rodava de uma forma é para ela continuar rodando pelo que conheço de dota 2 os graficos nem são muito pesados. isso so leva a crer que realmente é para sua placa estar rodando de boa no maximo, faça o teste e veja se parou.

Mais uma duvida qual a ultima vez que você formatou o pc ? tem muito tempo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça um pequeno teste então assim. desinstale o driver atual e reinstale o driver que vem no cd da placa de video, ja ouvi falar de pessoas que atualizam os drivers e depois de atualizar começa a dar erro, nem toda atualização é assim melhor não, ao menos experimente pode dar certo porque não ha como se a placa rodava de uma forma é para ela continuar rodando pelo que conheço de dota 2 os graficos nem são muito pesados. isso so leva a crer que realmente é para sua placa estar rodando de boa no maximo, faça o teste e veja se parou.

Mais uma duvida qual a ultima vez que você formatou o pc ? tem muito tempo ?

 

Vou tentar fazer esse teste. Estava lendo alguns outros foruns sobre esse erro e algumas pessoas disseram que tiveram que em alguns casos retirar a placa e limpar todos os contatos da placa, principalmente sendo da AMD e da marca FXF (que é a mesma da minha).

 

Essa máquina é relativamente nova, comprei fará 1 ano ainda e desde então não a formatei, mas será que seria o caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitas chances de ser pois por mais que você instale um programa e depois desinstala ainda fica registros etc o que faz com que o pc fique cada vez mais pesado e esse tb é um dos motivos que se usa a formatação. Faça assim então formate seu pc reinstale o sistema operacional (recomendo o win7 ultimate mesmo que pirata) reinstale os drivers de fabrica por hora não atualize o driver da placa de vídeo reinstale o jogo e teste acho que fara uma grande diferença, Eu aconselho de no prazo máximo de 3 em 3 meses você formate o pc limpe e troque a pasta térmica mas sempre com o maior cuidado possível. e Recomendo depois de formatado e bom ao menos uma vez por semana você desfragmentar o dico. ele fica mais rápido a leitura do proprio

depois me avisa aqui o que deu acho que agora vai resolver sim qualquer pc por mais que top de linha se não formatar e ele ficar pesado de mais vai ficar lento infelizmente tanto para iniciar tanto para abrir e rodar programas jogos para tudo mesmo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitas chances de ser pois por mais que você instale um programa e depois desinstala ainda fica registros etc o que faz com que o pc fique cada vez mais pesado e esse tb é um dos motivos que se usa a formatação. Faça assim então formate seu pc reinstale o sistema operacional (recomendo o win7 ultimate mesmo que pirata) reinstale os drivers de fabrica por hora não atualize o driver da placa de vídeo reinstale o jogo e teste acho que fara uma grande diferença, Eu aconselho de no prazo máximo de 3 em 3 meses você formate o pc limpe e troque a pasta térmica mas sempre com o maior cuidado possível. e Recomendo depois de formatado e bom ao menos uma vez por semana você desfragmentar o dico. ele fica mais rápido a leitura do proprio

depois me avisa aqui o que deu acho que agora vai resolver sim qualquer pc por mais que top de linha se não formatar e ele ficar pesado de mais vai ficar lento infelizmente tanto para iniciar tanto para abrir e rodar programas jogos para tudo mesmo 

 

Lucas,

 

Fiquei sem responder esses dias porque estava tentando executar alguns procedimento, desfragmentei, fiz um checkdisk no HD, limpei os arquivos temporários, exclui histórico e até peguei uma outra placa. Quanto a outra placa fiz o teste e não travou, mas teve algmas perdas de frame repetino.

 

Por fim, resolvi formatar a máquina e o fiz ontem, fiz todas as atualizações e rebaixei tudo e por enquanto não está dando nenhum problema, o jogo está rodando sem perda de frames e/ou travamento, vou analisar mais alguns dias para ter certeza e aviso.

 

Muito obrigado,

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas,

 

Fiquei sem responder esses dias porque estava tentando executar alguns procedimento, desfragmentei, fiz um checkdisk no HD, limpei os arquivos temporários, exclui histórico e até peguei uma outra placa. Quanto a outra placa fiz o teste e não travou, mas teve algmas perdas de frame repetino.

 

Por fim, resolvi formatar a máquina e o fiz ontem, fiz todas as atualizações e rebaixei tudo e por enquanto não está dando nenhum problema, o jogo está rodando sem perda de frames e/ou travamento, vou analisar mais alguns dias para ter certeza e aviso.

 

Muito obrigado,

Abraço!

 

Lucas,

 

Fiz esses testes nesses últimos dias depois da formatação e descobri alguns pontos que não havia notado antes. Minha memória estava rodando na frequência de 1333, sendo que elas são 1866, então alterei e joguei +- 5 jogos com o jogo no High e não teve nenhuma perda de frame e melhorou a performance, porém, no penúltimo jogo a tela travou/congelou fazendo com o que eu tivesse que desligar o pc no botão.

 

Voltei a configuração do jogo para o médio e não tive nenhum problema, levando em conta que minha placa de video chegou em 70°. Aí vem as dúvidas, tirei 2 prints de antes de eu alterar a frequência da minha memória.

 

http://imageshack.com/a/img822/4948/rtdi.jpg - Link da velocidade da minha placa.

 

http://imageshack.com/a/img163/9103/pofa.jpg - Temperaturas depois de um jogo em médio e atnes de alterar a frequência.

 

Será que minha fonte não está aguentando o tranco?

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive algumas vezes esse tipo de problema quando estava usando um driver atual, porém versão beta. Assim que instalei o último driver WHQL o problema deixou de ocorrer...

 

Fabricio,

 

Esse estava ocorrendo na versão anterior do atual que saiu dia 01/02, acho que não seria algo do driver.

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá,ja vi muitos pcs com esse problema e em 90 % dos casos era o w7 servipack 1 que foi o problema resolvi todos instalando o w7 sem atualização ,faz um teste e me fala.

 

Luiz,

 

Formatei o PC e instalei tudo novamente e o erro ainda acontecia, retirei a placa e fiz uma limpeza nela e o erro chegou a diminuir, porém, a solução definitiva para esse erro foi a troca de placa. Estou testando uma HD 5770 (versão anterior a minha) e não apresenta nenhum erro, estou com outro problema de congelamento, mas quase certeza que é devido a minha antiga placa.

 

De qualquer forma a solução foi trocar a placa de video.

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...