Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
JosimarNew

RESOLVIDO PHP - Ajuda URL amigável com .htaccess

Recommended Posts

Olá amigos, não sei se estou postando isso no lugar certo. Se não, peço que me desculpem.

Tô com um problema sobre url´s amigáveis. Já baixei tutoriais, vídeo aulas, pesquisei em fóruns más não consigo aprender isso! Quando acho que entendi o negócio, vejo que não sei de nada.

Meu problema é relativamente simples de resolver. Quero transformar esse formato de url "galeria?url=essas-sao-minhas-fotos" nesse "galeria/essas-sao-minhas-fotos".

Sendo que galeria na verdade é um arquivo que existe fisicamente (galeria.php) e essas-sao-minhas-fotos obtenho através de $_GET['url'].

Se puderem ajudar e exemplificar o processo para que dessa vez eu possa aprender realmente como criar url´s amigáveis, ficarei muito grato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Talvez o problema seja que você está procurando pelo conteúdo "errado". Na verdade URL Amigável é voltado mais para o SEO, do que para a programação propriamente dita. No caso, a URL Amigável trabalha com url rewrite, conceito que você pode estudar pesquisando por mod_rewrite, que é o módulo do Apache responsável por fazer isso, através de regras em arquivos .htaccess por exemplo.

Recomendo que estude o mod rewrite e expressões regulares..

Leia mais aqui:

http://www.addedbytes.com/articles/for-beginners/url-rewriting-for-beginners/

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Mod.Lucas. Consegui fazer o que queria. Não estava conseguindo compreender a lógica, más depois de umas expreriências aqui com .htaccess, consegui faze-lo. Só dá pra aprender fuçando mesmo. kkkkkk. Pode marcar o tópico como resolveido.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais