Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar microcontrolador em BOBINA AUTOMOTIVA?


Pc100

Posts recomendados

Fiz um corta giro para meu carro, simulando na bancada, perfeito, com motores elétricos e tudo mais, mas na hora de por no carro surgiu um problema, quando fui ligar na bobina (pulso negativo) acontece o seguinte: O micro controlador le até corretamente, mas eventualmente ele le erros de 10000 RPM, então ao tocar no fio descobri por que, a bobina gera um (refluxo) de tensão (acredito que seja assim com qualquer tipo de bobina), chega a dar um leve CHOQUE, ou seja, esse refluxo é muito mais que os 12V que eu previa!

Alguém sabe como contornar esse problema?

Liguei nos testes usando um simples divisor de tensão!

Cheguei a testar esse circuito, mas fica dando umas leituras muito altas, na lenta, meu tacometro do painel diz 990 RPM e o q contrui diz 5400, muitas loucuras, alguem tem uma luz ai? n queria por sensor na polia!

cgsg7.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se seu carro for  duas bobinas  uma delas  serve para  2 cilindros  em uma volta ela vai soltar duas vezes  se for 1 bobina pior  ainda  pois o distribuidor  distribuirá  4 centelhas   diga  quantas bobinas tem seu carro  e acho mas  viável  fazer uma rotina para tratar  esse problema  da centelha 

obs:   tipo  se for 2 bobinas cada bobina soltara 2 centelha  para  cada volta  uma rotina para ignorar   uma centelha  e aproveitar somente uma 

coloca  seu circuito  para  gente  dar uma olhada sensor na polia   so  se você  fizer  um carocinho na polia para seu sensor  uma volta  um pulso  porque se for no volante motor ou na roda fornica  aumenta mas ainda  os  pulsos a cada volta sensor na polia  será a melhor opção mas  se  for um projeto para comercializar seria melhor  rotina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou testar com os ZENER, meu carro é uma bobina, com distribuidor, o problema n é a quantia de centelhas por ciclo, e sim a interferência da alta tensão, ligando com um simples divisor de tensão, ele até me de certo, mas eventualmente da saltos "erros" em virtude da interferência!

 

Vou fazer os testes e posto aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesma coisa, n consigo entender, tentei também com o foto acoplador, e faz exatamente a mesma coisa, se eu ler a saida de um COOLER de pc, funciona beleza, coloca na bobina do carro, só loucura, coloquei um sensor hall e colei um imã na polia pra testar, beleza, marca certinho, é só com o sinal da bobina o problema!

 

Nesse vídeo o cara faz quase a mesma coisa que eu:

 

e aqui não funciona, sera que é por que uso CCP para ler a RPM e não Timer1?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como assim 1 sensor? vou fazer o tenste quando der tempo agora, ligando no sensor hall do distribuidor, ele gera o sinal pro modulo de ignição, talvez o sinal nele seja mais adequado!

 

Usei 2 pulsos por ciclo pra poder usar os sensores que o carro ja tem, n queria adicionar outro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...