Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

pascal - Executável gerado fecha sozinho sem mostrar o resultado


Luan Maique

Posts recomendados

Bom dia galera, to precisando de uma ajuda simples =/

Estou começando a programar agora, faz 1 dia que comecei a estudar Pascal, fiz aquele programa simples de somar 2 numeros.

Beleza, ele deu certinho, mas o único problema é na hora que eu gero o executável =/

Eu gero ele , abro ele , faço a soma.. mas antes do resultado sair ele fecha.. por ex:

Digite o primeiro numero: "5"

Digite o próximo numero: "10" ai depois de ter digitado o número 10 eu aperto o enter, e ele fecha sem aparecer o resultado.. =/

Se alguém puder me ajudar ai agradeço muito mesmo!

Desde já , meu obrigado.

Obs: Programa Pascal zim

Program Pzim ;var num1,num2,soma:integer;beginwriteln ('Digite o primeiro numero');readln (num1);writeln ('digite o segundo numero');readln(num2);Soma:=num1+num2;writeln('o resultado da soma é:',soma);writeln('aperte enter para sair');end.

Ninguém sabe? =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu gero ele , abro ele , faço a soma.. mas antes do resultado sair ele fecha.. por ex:

Só complementando:

Coloque um Readln; após o seu último writeln.

 

Ou em outras palavras: antes do "end."

Então, o que acontece é que o comando "end." serve justamente para "fechar o programa". Daí, como logo após "mostrar o resultado" (nos write), está sendo chamado esse comando... logo o programa deve fechar mesmo.

Para evitar isso, uma forma seria colocar algum comando que tenha justamente a característica de "prender o fluxo do programa", ou seja, ao colocar um "readln" ou "read", o programa vai ficar "aguardando algo ser digitado (facultativo) e um ENTER".... logo funcionado como um pause para esse contexto..