Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
mjgargani

Problema com rede wireless de longa distânsia, cerca de 500m

Recommended Posts

Boa tarde, meu nome é Rodrigo e esse é meu primeiro post aqui no fórum do Clube do Hardware, é um prazer fazer parte da comunidade, e espero ajudar com o que eu conheço sobre informática.

Porém, hoje, sou eu que preciso de ajuda, preciso montar uma rede de longa distância, como dito, cerca de 500m, eu disponho dos seguintes equipamentos:

3 roteadores da AProuter, modelo Apr-wr254

para mais detalhes sobre o mesmo: http://www.aprouter.com.br/index.php/equipamentos-wireless/apr-wr254

1 antena parábola aquario estilo grade (grelha) de 25dbi, com cabo pig tail de 10m

para mais detalhes sobre o mesmo: http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=15

Antes de mais nada, com essa limitação, consegui estabelecer uma rede funcional, mas não muito eficiente, montando o seguinte esquema:

Na casa do meu cliente:

O ponto A recebe a internet e retransmite a mesma com o uso do primeiro roteador;

O ponto B, ainda no mesmo local, mas próximo a saída, repete o sinal com ajuda do segundo roteador, pra dar uma melhor visada a antena que vai capturar o sinal;

E na chácara do meu cliente, na mesma rua, a cerca de 500 metros de distância:

O ponto C fica capturando o sinal do ponto B com a ajuda do terceiro roteador, retransmitindo-o para chácara.

Os roteadores dos pontos B e C, estão configurados usando o modo de "Repetidor universal" que os AProuters possuem.

Na casa, os pontos A e B funcionam perfeitamente com 100% do sinal dentro da casa, e eu diria q a uns 2 metros fora dela.

Todos os routers estão configurados no canal 11, para diminuir o fluxo de redes configuradas no mesmo canal.

No ponto C, a antena está a cerca de 8 metros de altura, com uma visada relativamente boa da casa, mais especificamente, do roteador no ponto B.

Um fator importante q vale ressaltar, é q a antena pode sofrer interferencia de fios elétricos q estão passando pelo local, e outros obstáculos como árvores e sinais de outras antenas.

O sinal de captura no ponto C, varia entre 30% e 50% da capacidade, as vezes simplesmente cai, e é esse o meu principal problema.

rede.png

Minhas dúvidas:

1.Seria possível, ao invés de capturar o sinal com a antena em questão, enviar o sinal através do ponto B usando a mesma antena? Poderia melhorar a situação? Mesmo que o sinal ficasse mais visível para todos próximos.

2.Existe, nos roteadores, alguma configuração específica para o uso de antenas de longa distância?

3.Seria só o caso de limpar a área de visada, e aumentar a altura de instalação da antena?

O que vocês me recomendam?

Agradeço imensamente a atenção;

Até mais!

Editado por mjgargani

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloque outra antena no ponto  B, assim poderá jogar o sinal com mais força porém, poderá continuar tendo problemas com interferencias no caso de arvores, mas o sinal melhoria conserterza no C.  porém cuidado com esse tipo de operação se você não tiver licença e for denunciado pode ser multado pela Anatel.

Outra solução seria ao invés de repetir com o ponto B, ligue um cabo de rede do roteador A ao B assim você pode colocar o B mais distante ficando melhor para fazer visada, dessa forma você coloca o B como AP e se quiser deixar tudo numa mesma faixa e so colocar as Lans do B em Bridge.

Se for fazer Ap com o B use outro canal pra não causar interferenca com o A ja que não vai estar em modo repetidor.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais