Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com rede wireless de longa distânsia, cerca de 500m


mjgargani

Posts recomendados

Boa tarde, meu nome é Rodrigo e esse é meu primeiro post aqui no fórum do Clube do Hardware, é um prazer fazer parte da comunidade, e espero ajudar com o que eu conheço sobre informática.

 

Porém, hoje, sou eu que preciso de ajuda, preciso montar uma rede de longa distância, como dito, cerca de 500m, eu disponho dos seguintes equipamentos:

 

3 roteadores da AProuter, modelo Apr-wr254

para mais detalhes sobre o mesmo: http://www.aprouter.com.br/index.php/equipamentos-wireless/apr-wr254

 

1 antena parábola aquario estilo grade (grelha) de 25dbi, com cabo pig tail de 10m

para mais detalhes sobre o mesmo: http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=15

 

Antes de mais nada, com essa limitação, consegui estabelecer uma rede funcional, mas não muito eficiente, montando o seguinte esquema:

 

Na casa do meu cliente:

O ponto A recebe a internet e retransmite a mesma com o uso do primeiro roteador;

O ponto B, ainda no mesmo local, mas próximo a saída, repete o sinal com ajuda do segundo roteador, pra dar uma melhor visada a antena que vai capturar o sinal;

 

E na chácara do meu cliente, na mesma rua, a cerca de 500 metros de distância:

O ponto C fica capturando o sinal do ponto B com a ajuda do terceiro roteador, retransmitindo-o para chácara.

 

Os roteadores dos pontos B e C, estão configurados usando o modo de "Repetidor universal" que os AProuters possuem.

 

Na casa, os pontos A e B funcionam perfeitamente com 100% do sinal dentro da casa, e eu diria q a uns 2 metros fora dela.

 

Todos os routers estão configurados no canal 11, para diminuir o fluxo de redes configuradas no mesmo canal.

 

No ponto C, a antena está a cerca de 8 metros de altura, com uma visada relativamente boa da casa, mais especificamente, do roteador no ponto B.

Um fator importante q vale ressaltar, é q a antena pode sofrer interferencia de fios elétricos q estão passando pelo local, e outros obstáculos como árvores e sinais de outras antenas.

 

O sinal de captura no ponto C, varia entre 30% e 50% da capacidade, as vezes simplesmente cai, e é esse o meu principal problema.

 

rede.png

 

Minhas dúvidas:

1.Seria possível, ao invés de capturar o sinal com a antena em questão, enviar o sinal através do ponto B usando a mesma antena? Poderia melhorar a situação? Mesmo que o sinal ficasse mais visível para todos próximos.

2.Existe, nos roteadores, alguma configuração específica para o uso de antenas de longa distância?

3.Seria só o caso de limpar a área de visada, e aumentar a altura de instalação da antena?

 

O que vocês me recomendam?

Agradeço imensamente a atenção;

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloque outra antena no ponto  B, assim poderá jogar o sinal com mais força porém, poderá continuar tendo problemas com interferencias no caso de arvores, mas o sinal melhoria conserterza no C.  porém cuidado com esse tipo de operação se você não tiver licença e for denunciado pode ser multado pela Anatel.

 

Outra solução seria ao invés de repetir com o ponto B, ligue um cabo de rede do roteador A ao B assim você pode colocar o B mais distante ficando melhor para fazer visada, dessa forma você coloca o B como AP e se quiser deixar tudo numa mesma faixa e so colocar as Lans do B em Bridge.

Se for fazer Ap com o B use outro canal pra não causar interferenca com o A ja que não vai estar em modo repetidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...