Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Pedro Teles

Dúvida sobre Pegatron IPM31 e X4

Recommended Posts

Boa tarde...coloquei meu PC no conserto, foi constatado que o problema era a placa mãe. O rapaz me cobrou uma nova. Minha placa mãe antiga, então defeituosa era uma GeForce6100PM-M2 V3.0 e o processador um Phenom II X4. Ao autorizar a troca da placa, perguntei se seria trocada apenas a placa e mais nada, e foi me dito que sim, e ao buscar hoje, o rapaz me informou que o processador antigo estava na placa nova. Ao buscar o PC hj tambem notei uma pequena redução no desempenho. Ao olhar pelo AIDA64, a placa mãe é uma Pegatron IPM31, e o processador Dual CPU E2160 @ 1.80ghz 1.80ghz. sendo que antes era o Phenom II x4. Uma pergunta pra quem entende muito mais do que eu por sinal, que só sei o básico, o phenom ii x4 não é compativel com essa placa mãe, sendo assim não pode estar instalado, correto? Conto com alguma ajuda para correr atrás disso. Obrigado!

Referência e especificações da placa mãe nova:

http://www.pcwarebr.com.br/produtos_mb_ipm31.php

Placa mãe antiga:

http://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Product/Product_Detail.aspx?DetailID=988&MenuID=20&LanID=0

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Pedro e seja bem-vindo ao fórum CdH!

Rapaz, essa Pegatron na verdade é uma placamãe para processadores Intel de socket 775 e o processador instalado nele, um Pentium E2160 é da geração seguinte ao Pentium 4 lançado há vários anos atrás. Nem de longe essa CPU que colocaram se rivalizaria com qualquer Phenom II X4 existente. O X4 tem um desempenho muito superior a qualquer Pentium lançado compatível ao Pegatron de chipset G31. Veja só essa comparação sintética entre os dois: http://www.cpu-world.com/Compare/778/AMD_Phenom_II_X4_925_(rev._C3)_vs_Intel_Pentium_Dual-Core_E2160.html

Não sei o que ocorreu para que o responsável pela manutenção resolver fazer isso, creio que o foco dele seria devolver seu micro funcionando aproveitando a(s) memória(s) DDR2 instalada(s) previamente em seu micro. As atuais placamães para processadores AMD (AM3+) utilizam apenas memórias DDR3, dai a necessidade de trocá-las também. Mas como o X4 ainda tem um bom fôlego hoje em dia, valeria a pena trocar a placamãe + RAMs e continuar com o X4 (muito mais que o "downgrade" que fizeram aí). 

Foi muito bom por ter visto essa situação pelo Aida assim que notou a diferença...e Pedro, te devolveram o X4 pelo menos?

Espero que essa situação se resolva da melhor maneira possível pra você. Tô na torcida aqui, meu camarada!

Abraço!!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é... Ainda perguntei antes de autorizar se a placa mãe seria substituida por uma igual. E ao receber o pc o cara disse que o x4 estaria na placa. Quando liguei em casa fui verificar e notei isso tudo. Não entendi o motivo do downgrade. Procurei por informações aqui para segunda eu ter o que alegar, e poder conversar numa boa para solucionarem o problema. Tambem não me deram o processador, tendo em vista que falaram que estava instalado.

Compartilhar este post

Link para o post

Voltando!

Pedro, pelo depoimento que você está fazendo em relação ao serviço prestado em seu micro, tenha uma paciência infinita para conversar com o responsável (ou dono) do estabelecimento...Isso que fizeram realmente não foi nada bacana, infelizmente. Agora é saber o que eles tem a dizer sobre essa situação e o porquê da troca (e não devolução) do X4, já que estava em ordem, já que o problema apontado pelo técnico era apenas a placamãe.

Boa sorte amanhã em relação a esse impasse, Pedro.

Abraço!!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Exato. Como a propria nota de garantia deles diz, paguei somente pela troca da placa mãe. Quero acreditar que foi um equívoco, e nao por má fé! Obrigado mais uma vez meu amigo!! Abraço.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Resolvido. O tecnico vai arrumar uma placa boa pra AMD, disse que esta difícil achar AMD com DDR2, porém usada. Vai revisá-la toda, dobrar o período de garantia e nao vou pagar nada além do que paguei nessa ***** de IPM31. Tudo bem que não será uma nova, mas pelo preço e pela garantia, compensa. Peguei o meu processador X4 tambem. Me pediu 10 dias pra arrumar a placa e revisar.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Boa madruga, Pedro!

Ainda bem que fora resolvido da melhor forma possível (e até me surpreendeu positivamente). Realmente o prazo que pediram para achar a placamãe compatível ao Phenom II X4 é bastante razoável, já que não há muitas placas de Socket AM2 no mercado.

Pedro, se não acharem um modelo com essa característica, pode-se adquirir uma AM3+ nova. Nesse caso há duas observações:

-A troca da(s) memória(s) para DDR3, caso a(s) anterior(es) seja(m) DDR2;

-Alguns modelos de Phenom II X4 possuem TDP (Thermal Dissipation Power) acima de 95W, necessitando assim de placas que suportem tal exigência. Se o X4 for o modelo 945 ou inferior tá ok, já que tem o TDP de 95W, aí já encontraria placamães 0Km por 170 pratas nas lojas de Hardware online tranquilamente.

Bem, caro Pedro, agora é esperar esse prazo e ver se a rapaziada capricha no serviço desta vez!

Abraço!!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

A minha é a 810, inferior hehe foi isso que ele disse quanto às memórias mesmo, pois são DDR2. Agora é ficar no aguardo!! Boa semana!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais