Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Pedro Teles

Dúvida sobre Pegatron IPM31 e X4

Recommended Posts

Boa tarde...coloquei meu PC no conserto, foi constatado que o problema era a placa mãe. O rapaz me cobrou uma nova. Minha placa mãe antiga, então defeituosa era uma GeForce6100PM-M2 V3.0 e o processador um Phenom II X4. Ao autorizar a troca da placa, perguntei se seria trocada apenas a placa e mais nada, e foi me dito que sim, e ao buscar hoje, o rapaz me informou que o processador antigo estava na placa nova. Ao buscar o PC hj tambem notei uma pequena redução no desempenho. Ao olhar pelo AIDA64, a placa mãe é uma Pegatron IPM31, e o processador Dual CPU E2160 @ 1.80ghz 1.80ghz. sendo que antes era o Phenom II x4. Uma pergunta pra quem entende muito mais do que eu por sinal, que só sei o básico, o phenom ii x4 não é compativel com essa placa mãe, sendo assim não pode estar instalado, correto? Conto com alguma ajuda para correr atrás disso. Obrigado!

 

 

Referência e especificações da placa mãe nova:

http://www.pcwarebr.com.br/produtos_mb_ipm31.php

 

Placa mãe antiga:

http://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Product/Product_Detail.aspx?DetailID=988&MenuID=20&LanID=0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Pedro e seja bem-vindo ao fórum CdH!

 

Rapaz, essa Pegatron na verdade é uma placamãe para processadores Intel de socket 775 e o processador instalado nele, um Pentium E2160 é da geração seguinte ao Pentium 4 lançado há vários anos atrás. Nem de longe essa CPU que colocaram se rivalizaria com qualquer Phenom II X4 existente. O X4 tem um desempenho muito superior a qualquer Pentium lançado compatível ao Pegatron de chipset G31. Veja só essa comparação sintética entre os dois: http://www.cpu-world.com/Compare/778/AMD_Phenom_II_X4_925_(rev._C3)_vs_Intel_Pentium_Dual-Core_E2160.html

 

Não sei o que ocorreu para que o responsável pela manutenção resolver fazer isso, creio que o foco dele seria devolver seu micro funcionando aproveitando a(s) memória(s) DDR2 instalada(s) previamente em seu micro. As atuais placamães para processadores AMD (AM3+) utilizam apenas memórias DDR3, dai a necessidade de trocá-las também. Mas como o X4 ainda tem um bom fôlego hoje em dia, valeria a pena trocar a placamãe + RAMs e continuar com o X4 (muito mais que o "downgrade" que fizeram aí). 

 

Foi muito bom por ter visto essa situação pelo Aida assim que notou a diferença...e Pedro, te devolveram o X4 pelo menos?

 

Espero que essa situação se resolva da melhor maneira possível pra você. Tô na torcida aqui, meu camarada!

 

Abraço!!

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é... Ainda perguntei antes de autorizar se a placa mãe seria substituida por uma igual. E ao receber o pc o cara disse que o x4 estaria na placa. Quando liguei em casa fui verificar e notei isso tudo. Não entendi o motivo do downgrade. Procurei por informações aqui para segunda eu ter o que alegar, e poder conversar numa boa para solucionarem o problema. Tambem não me deram o processador, tendo em vista que falaram que estava instalado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voltando!

 

Pedro, pelo depoimento que você está fazendo em relação ao serviço prestado em seu micro, tenha uma paciência infinita para conversar com o responsável (ou dono) do estabelecimento...Isso que fizeram realmente não foi nada bacana, infelizmente. Agora é saber o que eles tem a dizer sobre essa situação e o porquê da troca (e não devolução) do X4, já que estava em ordem, já que o problema apontado pelo técnico era apenas a placamãe.

 

Boa sorte amanhã em relação a esse impasse, Pedro.

 

Abraço!!

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exato. Como a propria nota de garantia deles diz, paguei somente pela troca da placa mãe. Quero acreditar que foi um equívoco, e nao por má fé! Obrigado mais uma vez meu amigo!! Abraço.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resolvido. O tecnico vai arrumar uma placa boa pra AMD, disse que esta difícil achar AMD com DDR2, porém usada. Vai revisá-la toda, dobrar o período de garantia e nao vou pagar nada além do que paguei nessa ***** de IPM31. Tudo bem que não será uma nova, mas pelo preço e pela garantia, compensa. Peguei o meu processador X4 tambem. Me pediu 10 dias pra arrumar a placa e revisar.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa madruga, Pedro!

 

Ainda bem que fora resolvido da melhor forma possível (e até me surpreendeu positivamente). Realmente o prazo que pediram para achar a placamãe compatível ao Phenom II X4 é bastante razoável, já que não há muitas placas de Socket AM2 no mercado.

 

Pedro, se não acharem um modelo com essa característica, pode-se adquirir uma AM3+ nova. Nesse caso há duas observações:

 

-A troca da(s) memória(s) para DDR3, caso a(s) anterior(es) seja(m) DDR2;

-Alguns modelos de Phenom II X4 possuem TDP (Thermal Dissipation Power) acima de 95W, necessitando assim de placas que suportem tal exigência. Se o X4 for o modelo 945 ou inferior tá ok, já que tem o TDP de 95W, aí já encontraria placamães 0Km por 170 pratas nas lojas de Hardware online tranquilamente.

 

Bem, caro Pedro, agora é esperar esse prazo e ver se a rapaziada capricha no serviço desta vez!

 

Abraço!!

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A minha é a 810, inferior hehe foi isso que ele disse quanto às memórias mesmo, pois são DDR2. Agora é ficar no aguardo!! Boa semana!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×