Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DEPENDENCIA


paulinho2mg

Posts recomendados

Tenho duas tabelas (coloquei somente o necessario para poder especificar minha duvida):

 

 

############################################

ITENS
- idITEM (chave primaria) INT NOT NULL AUTO-INCREMENT,
- nomeITEM CHAR(50) NOT NULL,
- DETALHE_ITENS_idDETALHE (chave estrangeira) INT NOT NULL
 
##############################################
DETALHES_ITENS
-idDETALHE (chave primaria) INT NOT NULL AUTO-INCREMENT,
-detalhe CHAR(999) NOT NULL,
 
 
então pelo relacionamento o atributo DETALHE_ITENS é obrigatório, porém ele não existe como no exemplo da query que fiz:
 
 
INSERT INTO ITENS (nomeITEM, DETALHE_ITENS_idDETALHE) VALUES ("COROA", Aqui eu deveria inserir os detalhes, porém ainda não existem));
 
existe um meio de inserir esse detalhe sem ter que criar uma tupla na tabela DETALHE_ITENS e depois adiciona-lo a minha tupla na tabela ITEM?
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@,

 

eu criaria uma tabela N:N entre ITENS e DETALHES_ITENS contendo os IDS..  e aí na sua tabela itens você insere a ID da tabela N:N

 

mas o negocio é que num exemplo eu tenho na minha aplicacao um formulario para inserir um novo item

 

TIPO ITEM = LONA

TAMANHO = 12 METROS

COR = BRANCO

STATUS LOCAÇÃO = DISPONÍVEL

ESTADO ATUAL = OK (será um valor octal = 0)

 

trazendo esses valores para o meu banco, ficaria como no exemplo EM ANEXO

 

para inserir o item, o atributo que é chave estrangeira dos detalhes que será preenchido ainda não existe, porque ele foi preenchido no formulario, e nao selecionado direto do banco, então mesmo eu criando a tabela de relacionamento N:N eu teria que preencher primeiro para depois poder prencher o atributo dentro da tabela item.

não tem uma forma de quando eu for inserir esses valores, preencher todas as tabelas em uma única query?

post-544579-0-08276500-1391300059_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

em uma única query não.  mas o que você pode fazer é:

 

na linguagem de programação...insere primeiro o item,  retorna o ID do item inserido.... e faz uma nova query inserindo na tabela detalhes... retorna o id inserido ... e faz uma nova query inserindo o ID do item e o ID do detalhe.

 

 

Caso não opte pelo N:N .. pode seguir a mesma lógica... mas ao invés de inserir em uma tabela N:N... podes inserir na tabela de detalhes o ID do item.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só pra ver se entendi

 

usando os recursos da linguagem de programação, ao atualizar o banco com os dados inseridos no formulario (no caso dos detalhes que não é obrigatório), criar o item, depois criar os detalhes e só logo após fazer um update no item acrescentando o id do detalhe? e caso esse atributo seja obrigatório, eu posso esquematizar uma solução do tipo, criar o detalhe e depois em sequencia criar o item?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Assim.. 

 

Caso for obrigatório,  o mais indicado seria:

 

cadastrar o detalhe no mesmo formulário do item... e por linguagem de programação usar a lógica para inserir o item  e atribuir ao item o detalhe descrito no campo..

 

Caso não seja obrigatório:

 

cadastrar primeiro o item.   depois em um outro formulário, podes colocar um campo combobox  com os itens cadastrados.. entaão selecionar um e digitar os detalhes.. e inserir na tabela de detalhes o ID do item e o detalhe.

 

 

Uma terceira opção ainda pode ser considerada:

 

Se muitos itens tiverem o mesmo padrão de detalhe.... você pode  usar a tabela dos detalhes para armazenar os detalhes fixos... e quando for cadastrar o itens com detalhes...inserir em uma tabela(N:N)  apenas os IDs.. para isso seria preciso um formulário onde possui dois campos combobox,  com os itens e os detalhes ... enfim ....  tem muitas opções de solução

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado @dif, mas só para constar, para a lógica de negócio sua terceira opção é inviavel, dado que alguns detalhes são unicos de um só itens, e alguns como ultima montagem estará em constante mudança..

 

mas problema resolvido, e sabe de uma coisa, "To gostando desse negócio", queira ter mais tempo para trabalhar! 

 

muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o DIF já falou, o certo seria:

ITENS- idITEM (chave primaria) INT NOT NULL AUTO-INCREMENT,- nomeITEM CHAR(50) NOT NULL,  ##############################################DETALHES_ITENS-idDETALHE (chave primaria) INT NOT NULL AUTO-INCREMENT,-detalhe CHAR(999) NOT NULL,- idITEM (chave estrangeira references ITENS) INT NOT NULL
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...