Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Com processador alimentado, PC não liga.


Tsuki119

Posts recomendados

Olá.

 

Procurei por uma solução em vários sites, mas não achei nenhuma.

Estou com um problema no PC do meu irmão. Primeiramente, aqui estão as specs que eu conheço:

  • Fonte Cooler Master Silent Pro Gold 600W (nova, aproximadamente 1 ano)
  • CPU Core i7 2600K
  • Placa mãe Foxconn H61MXV (Ouvi falar que dá muito problema)
  • 2x4GB 1333MHZ RAM
  • Zotac GTX 680

Processador e placa mãe foram comprados juntos, no mesmo PC já montado, se não me engano.

 

------------------------------------

 

Agora, como aconteceu:

 

Há 3 dias, quando cheguei em casa da faculdade, pela manhã, fiquei sabendo que haviam acontecido 2 quedas de energia. Porém, por estar chovendo pela manhã, meu irmão desconectou o no break, no qual o PC estava conectado, da rede elétrica, antes de qualquer queda. (Por haver um no break, sei que as quedas de energia não causariam nada. Escrevo isso aqui para explicar toda a história mesmo.)

 

Depois que a chuva passou e depois das quedas de energia, ele religou o no break e o PC, mas ao apertar o botão de ligar do PC, ele não iniciava. A única coisa que acontecia era que a luz de ligado (do PC) piscava uma vez ao conectar o cabo de força do PC ao no break.

 

Desconfiando do problema ser alimentação fornecida pelo no break, liguei o PC em outras tomadas da sala (fonte bivolt), mas sem sucesso. Resolvi trazer o PC pro meu quarto e, sem ao menos apertar o botão de ligar, ele ligou sozinho quando o conectei na tomada. Desliguei o PC no botão poucos segundos depois e liguei de novo logo em seguida, pra ter certeza se ele estava funcionando mesmo, e ele ligou! (Não esperei pra ver o POST, porque estava sem monitor no quarto. Só liguei o PC mesmo.)

 

Nisso fiquei em dúvida se era algum problema na rede elétrica. Depois tentei ligar de novo no no break, mas não consegui. Voltei pro quarto pra tentar ligar de novo, mas não deu nada e até agora continua na mesma coisa.

 

Em resumo: O PC não liga, nenhum sinal de vida, nem bipa.

 

------------------------------------

 

Fiz uns testes com os componentes, que foram o seguinte:

  1. Fonte funciona normalmente. Fiz o jumpeamento (conectar fios verde e preto) e ela ligou. Depois, medi as tensões do conector da placa mãe (24 pinos) e da CPU (ATX +12V 4-pinos), levando em conta a margem de 5% para mais e para menos e estava tudo dentro da normalidade.
  2. Desconectei: placa de vídeo, memórias, HD e driver de DVD. Não dá sinal de vida, nem bipa. (Lembro que o PC não bipava quando a inicialização estava normal, apenas quando havia algum problema. ex: sem memória instalada.)
  3. Ao ligar a alimentação da placa mãe e removendo a alimentação da CPU, a fonte ligava, a luz de ligado ligava e cooler da CPU rodava (a placa mãe estava alimentada!), mas em menos de 1 segundo tudo desligava. Esse é o único caso de teste que causou um comportamento diferente no PC.
  4. Ao ligar o conector de alimentação da CPU​, o PC apresentava os sintomas de antes (não ligava, sem sinal algum de vida.). Ao desligar novamente o conector de alimentação da CPU, é preciso esperar uns 20 segundos para que o PC apresente novamente o comportamento descrito em 3.

 

Desconfio da placa mãe, por ouvir falar que ela dá problemas com facilidade, mas não descarto a possibilidade de ser o processador.

E é basicamente isso. Alguém tem alguma ideia do que possa ser?

 

Obrigado pela ajuda!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu tive o mesmo problema. No início meu pc desligava sozinho, depois nem ligava mais. O teste final que pra mim detectou o problema foi o seguinte: liguei os cabos alimentação da placa mãe (ATX 24pin e 4 pin), porém removi hd e outros componentes sata e minha placa de vídeo (gtx 550 ti), deixei apenas processador, memória e vídeo on-board. Com isso o pc deveria ao menos abrir as opções da bios, porém nem deu sinal de vida. Ventoinha traseira rodava, ventoinhas do processador rodavam, fonte normal, e nada. Sendo assim deduzi que o problema era a placa mãe. Arranjei uma placa mãe nova e o problema sumiu!

 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Thiago. Desconfio que o problema seja na placa mãe, mas não tenho nenhum PC de nenhum conhecido que eu possa trocar as peças pra ver se ao menos dá o boot.

 

No meu caso, se tiver com todos os componente plugados no PC ou não, não faz diferença, nenhum sinal, a não ser quando desliga a alimentação da CPU, que aí ele roda os coolers por menos de um segundo e para logo em seguida. Tudo continua do mesmo jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso, acontecia o seguinte quando eu "ligava" o PC:

- HD rodava normalmente

- Ventoinha de exaustão traseira rodava

- Ventoinhas do processador rodavam

 

Porém não dava nenhum bip, a luz do MemOK (comum em placas mãe asus para detectar e resolver conflitos de memória) não acendia, descartando assim problema com as memórias. O fato de HD ser novo no meu caso (1 semana de uso) pra mim também descartou problema com o HD. A fonte era antiga (quase 5 anos de uso) porém até aquele momento tudo tinha funcionado normal, e como abri ela e não vi nenhum capacitor inchado, descartei problema com ela. Meu processador até o último dia que funcionou estava normal, nem superaquecia. Placa de vídeo também estava OK. Sendo assim, o único componente que me restou foi a placa mãe. Comprei uma nova e voltou a funcionar normalmente.

 

Minha placa mãe era Asus, que como todos sabem é de excelente qualidade. Porém com apenas um ano e meio de uso, parou de funcionar. Sendo assim é bem provável que seu problema seja mesmo com a placa mãe, que não é de uma marca muito boa, e o resto do seu sistema parece bem sólido com exceção do componente de hardware em questão (placa mãe).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, Thiago, o problema era realmente na placa mãe.

Como já desconfiava dela, e ainda mais depois do que você disse, resolvi comprar outra e a substituí, mesmo sem ter tido como testar o processador pra eliminar de vez as dúvidas.

 

Agora está tudo funcionando normalmente! Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...