Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook para uso científico


GuhLelouch

Posts recomendados

Olá,

 

Eu gostaria de comprar um notebook para usar em pesquisa científica. De preferência resistente, mas intermediário em termos de hardware. Abrir muitas páginas de Internet e PDFs ao mesmo tempo, um pouco de programação, usar vários programas para cálculos e análises científicas (estatísticas, visualização de moléculas em 3D, simulações moleculares simples etc), Word, Excel etc. Pretendo usar Windows e Linux. Gostaria de uma sugestão entre R$1500,00 e R$2000,00. O hardware que tenho em mente é o seguinte:

Processador: Intel Core i5

Memória: 6 - 8GB
HD: 500GB - 1TB

Placa de vídeo: indiferente

Tela: mínimo 14 polegadas

Obrigado. Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra coisa assim acho muito melhor você tentar perguntar no trabalho/faculdade porque vão saber responder melhor do que a gente. Você não especificou os programas que você vai usar, acho provável, principalmente se for faculdade, que nem você tem boa noção do que vai fazer nos programas. Tem chance de você precisar fazer algo leve, coisa que qualquer notebook atual aguentaria, ou precisar de um processador de 4 ou mais núcleos com clock alto, do tipo que só tem pra desktop.

 

Se falar se é faculdade ou trabalho, o curso que você tá fazendo e os nomes dos programas para cálculo e análise ficaria mais fácil pra ajudar.

 

De qualquer forma, se for pra recomendar algo a partir disso que você está buscando, diria pra tentar dar uma caçada nos notebooks da Lenovo, Asus e Samsung.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Obrigado pela resposta.

Bom, atualmente eu estou usando um Dell de uns 3 anos atrás, com Core i3, 4GB de RAM e 320GB de HD, sem placa de vídeo, e ele funciona bem para a maioria das coisas que faço no dia-a-dia. Então não preciso de nada muito robusto, mas consideravelmente melhor do que o atual.
Onde eu faço minha pesquisa, as pessoas usam notebooks convencionais mesmo. Mas como lá apenas eu estou buscando aprender programação e fazer simulação de dinâmica molecular, não tenho ninguém para me auxiliar nessas questões. Eu também não saberia especificar muito bem, porque sou iniciante nessas questões.
Os programas específicos que pretendo usar são: compiladores e ambientes de programação (CodeBlocks, por exemplo), GROMACS (faz simulação de dinâmica molecular, mas não pretendo fazer nada muito complexo, pois geralmente se usa clusters para isso e pode levar meses para os resultados ficarem prontos), PyMol (visualização da estrutura 3D de proteínas), Origin (gráficos, estatísticas, soluções matemáticas). São os que eu lembro agora. A maioria desses programas não "pesa" muito (exceto o GROMACS), então eu preciso de algo que apenas garanta que poderei usar várias dessas ferramentas simultaneamente sem travar muito o computador.
Os meus estudos são mais voltados para a área de Bioquímica.

Valeu. Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega,

 

Para o seu padrão de utilização, você necessita de uma máquina com uma boa memória (8 GB no mínimo) e sistema operacional de 64 bits para fazer uso da mesma. Também opte por um fabricante que não traga muita coisa instalada que utilize memória desnecessariamente.

 

Acredito que num futuro próximo (~3 anos), placas gráficas farão diferença na utilização de aplicações científicas em virtude da grande capacidade de operações de ponto flutuantes da mesma ( tem sido reportado ganhos de 80 a 400 vezes em relação aos processadores comuns).

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, pegue esse Lenovo aqui: http://www.pontofrio.com.br/Informatica/Notebook/Notebook-Lenovo-G400S-com-Intel-Core-i7-3612QM-4GB-1TB-Gravador-de-DVD-Leitor-de-Cartoes-HDMI-Wireless-Webcam-LED-14-e-Windows-8-2444026.html?utm_source=buscape&utm_medium=comparadorpreco&utm_campaign=Informatica_Notebook&utm_content=2444026&cm_mmc=buscape_XML-_-INFO-_-Comparador-_-2444026

 

Modelo QUAD-CORE real, e com a diferença de grana tu põe mais 4Gb de RAM e já era, é o que tu precisa. Mesmo sendo um modelo de terceira geração tu terá um poder de processamento muito maior que os modelos dual-core. 

 

E compre logo porque o preço ta bem massa, geralmente ele é uns 2200 reais.

 

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu recomendaria gastar um pouco mais e adquirir algum notebook com placa gráfica, pois grande maioria dos aplicativos suportam aceleração GPU (Cuda ou OpenCL) que melhoram muito a performance.

 

Por exemplo, dependendo da aplicação é mais interessante ter uma GPU+i5 (2 Cores reais) do que um i7 (4 Cores) apenas.

 

Veja qual a melhor GPU para a aplicação, alguns estão mais otimizados para Cuda (Nvidia) outros para OpenCL (AMD)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, o GROMACS (programa para simulação de dinâmica molecular) é otimizado para Cuda. Mas se eu usá-lo no notebook, será mais para aprender e para testes do que fazer simulações sérias, uma vez que essas são geralmente executadas em clusters, e ainda assim o resultado pode levar meses para ficar pronto. Ou seja, mesmo o melhor notebook do mercado só serviria pra brincar.

Dentro da sua recomendação, qual destes dois você acha que seria mais apropriado?

http://www.magazineluiza.com.br/notebook-samsung-ativ-book-6-com-intel-core-i5-8gb-1tb-windows-8-led-hd-15-6-placa-de-video-2gb/p/1352083/in/note/?utm_source=webtraffic+buscape&utm_medium=comparadores&utm_campaign=buscape+-IN&utm_content=135208300&utm_term=IN&cod_keyword=418597&cod_big=ok&

http://www.dell.com/br/p/inspiron-14r-5437/pd?oc=smi14rw8s594brz&model_id=inspiron-14r-5437

Valeu, até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuhLelouch

Os 2 tem mesma quantidade de RAM, CPU e GPU equivalentes. Como o da Dell tem placa de vídeo da Nvidia deve acabar tendo desempenho melhor no programa mesmo sendo equivalente a do AB6, não sei se pro que você for fazer vai ter diferença significante mesmo. Mas de qualquer forma, compraria pensando mais no custo e no pós venda.

 

Se você for estudante daria pra pegar o Windows Pro Estudante por 120 reais ou talvez sua faculdade até da de graça. No caso valeria a pena pedir estorno do Windows + antivírus que são quase uns 300 juntos, se o Windows 8 for Pro até mais. Se tiver numa instituição com parceria com a Dell da pra conseguir mais desconto:

http://www1.la.dell.com/content/topics/reftopic.aspx/gen/pt/epp_promo?c=br&l=pt&cs=brdhs1

Pagando a vista fica 100 reais mais barato. Só com o estorno já ficaria no mesmo preço do AB6, mas da pra deixar mais barato, no caso pra mim valeria mais a pena. Também acho o pós venda da Dell mais confiável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Glassfish
Hum, bem lembrado. A placa de vídeo da Dell seria mais vantajosa, no caso.
E, de fato, a minha faculdade tem uma parceria que dá desconto nos produtos Dell (meu notebook atual foi adquirido através dessa mesma parceria). Não sei exatamente qual a porcentagem de desconto, mas dependendo pode ser que realmente compense mais que o da Samsung.

Valeu pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...