Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Jcosta32

Corsair CX 500 ou Zalman ZM460B-APS

Recommended Posts

Caros, bom dia!  Eu possuo esses dois modelos de fonte e gostaria de saber qual delas tem o melhor projeto elétrico para proteger o meu PC contra problemas da rede elétrica?  Só lembrando que em matéria de potência, ambas as fontes me atendem perfeitamente, pois meu sistema não chega a consumir 200 Watts.  Me parece que a Zalman possui 2 linhas de 12 v, mas isso pra mim não faz diferença, enfim, gostaria de saber a opinião dos especialista aqui do CDH.  Agradeço desde já a quem puder ajudar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa Zalman ZM460B-APS é famosa pelo seu problema de nascença, que envolve a queima do indutor do PFC ativo. Várias e várias delas apresentaram esse exato mesmo problema.. Claro, dificilmente ai nessa sua config esse problema haver';a de se manifestar pois a exigência é baixa..  Mas fica o registro..

Essa linha da 360 e 460 B-APS cumpriram sua função à época da introdução do PFC ativo no Brasil. Elas foram as primeiras fontes com PFC ativo e com preço relativamente baixo ou atrativo.. Eu mesmo convivi à época, por mais de 3 anos com uma ZM360 B-APS, que também jamais me deu dissabores..

Do ponto de vista adequação tecnológica não dá nem de partir para a comparação, certo que mais de 6 a 7 anos separam a gestação desses dois projetos dai, sendo a CX500 um projeto bem mais moderno e de eficiência maior..  Essa ZM sequer foi homologada no Programa 80 Plus...

 

A questão das duas linhas de 12 Volts isso é simplesmente a distribuição da energia e nunca a geração ou a transformação. Todas as fontes com raríssimas exceções tem somente uma linha de 12 Volts que pode ou não ser aberta em duas ou mais, para a distribuição..

Numa config mais devoradora de energia só terias desvantagens em ter a distribuição em duas ou mais linhas. Mais um ponto a favor da CX500, mesmo sendo uma fonte de entrada de linha, bem simplória..

 

E outra, proteger mesmo dos problemas da rede elétrica é tarefa para um bom filtro de linha. Ele faz isso com muito mais propriedade que qualquer fonte, por melhor que seja..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado faller, mas eu fiquei com uma dúvida, é o seguinte: Porque você considera a Corsair CX500 como sendo simplória, pois ela tem PFC ativo, é certificada 80 Plus, entrega 500 Watts reais e está custando em média R$ 250,00?  Foi só uma forma de falar ou o projeto dela é realmente simplório?  E por fim, você pode me indicar uns 2 ou 3 modelos de um bom filtro de linha, por favor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×