Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como saber se não fui enganada pelo técnico?


Patricia Pagu Hee de

Posts recomendados

Olá, alguém poderia me dizer como faço para verificar se não fui enganada pelo técnico que formatou meu PC SIM+? Tenho um PC com as seguintes configurações: 


Processador Pentium E5400


Windows 7 Ultimate


HD de 1TB


4GB RAM DDR 2


 


Levei meu PC para formatar, já q ele havia pego um vírus e minha máquina voltou mais lenta do que quando estava com o mesmo. Não entendo nada de hardware, e posso estar fazendo perguntas estúpidas, por isso tenho receio dele ter trocado meu HD, RAM e etc. Abro "Meu Computador" e lá está os seguintes dados:


Novo Volume ©: 225GB livres de 321 GB


Disco Local(D): 268 livres de 609 GB


Instalei Advanced SystemCare7 , com todo aquele pacote SmartDefrag, DriverBooster,IObit Malware, IObit Unisntaller para otimizar e etc. Tenho CCleaner, PSafe Antivirus. Uso programas pesados como Adobe Master Collection completo e Corel. Vários arquivos como 9 GB de música e muitos vídeos, imagens e etc. Meu Windows 7 Ultimate é de 64 bits.


Porque raios meu PC está travando ao iniciar? quando abro o Torrent, não consigo acessar a internet sem travar tudo. Demora a abrir um software. E várias outras coisas que antes de formatar não tinha.


Como verifico se meu HD e RAM são os originais?


O que devo fazer para recuperar velocidade?


Por gentileza, quem puder me ajudar, por favor explique detalhadamente, pois por eu não entender nada desse assunto, terei um pouco de dificuldades.


Agradeço a atenção e muito obrigada  :)


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação ao HD, foi somente um particionamento mesmo. O HD continua tendo 1Tb, dividido em duas partes. Com relação ao processador e a memória, um jeito mais simples de verificar é somente abrindo o Computador:

 

Dkxyjxe.png

 

Se não estiver de acordo com as informações que você tem, vá direto para a polícia e registre um BO. Provavelmente o seu "técnico" já deve ter passado a perna em mais algumas pessoas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, rapazes. Tudo bem? Meu PC foi pra formatação em Dezembro.

Então, segui as duas orientações. Verifiquei conforme Paplovskis aconselhou e apareceu Classificação 3,3 como índice de experiência, processador Pentium Dual-Core E5400, RAM 4,00 GB, SO 64 bits...ok.

E conforme Renan disse, e tb confirmou as mesmas infos...mas eu não estou entendendo o porque meu pc voltou mais lento. quando ele formatou, ele excluiu vários programas, os quais estou reinstalando...porém, mesmo com vírus meu pc era muito rápido.quando abro o Utorrent para baixar arquivos, ele trava a máquina inteira, daí não consigo nem desligar...trava tudo (minha internet tem veloc de 15Mega). Estou com menos programas do que antes. O Desktop está mais vazio, antes era lotado...enfim...ele tá estranho.

Sem falar que antes de formatar ele tinha o Windows 7 Ultimate e tb o Xubuntu. quando reinicio, ainda aparece as duas opções lá. E eu não sei se estou falando muita besteira, mas um colega me disse que pode ser q ele não tenha "zerado" o pc e sim "colado" um sistema em cima do outro. Como sou leiga, não sei nem o que essas expressões querem dizer. Mas, vocês que entendem, pode ser esse o motivo da queda de desempenho?

O que eu faço pra resolver e deixar na qualidade q tinha antes?

muito obrigada novamente pela atenção e pela gentileza em tentar ajudar :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia e obrigada por responderem. Fernando, vou ter que ligar sim, mas antes de ligar quero me inteirar do que pode ser feito. Connectcom.brasil, o que você aconselha para acabar com os travamentos e lentidão? Antes de formatar, eu já tinha o ASC 7, por isso, reinstalei. Meu antivírus era o Avira. O CCleaner eu gosto, mas não sei se uso o programa da maneira adequada. Tb acho q ele fez serviço de porco, mas é difícil reclamar quando temos pouco conhecimento naquilo.

To preocupada porque ele está travando com frequência, não consigo nem desligá-lo...e pra iniciar...tá demorando muito.

Pra abrir o navegador, tenho que fechar o Utorrent...antes q ele trave tudo.

muito obrigada novamente pela ajuda de todos. :)


Caso alguém queira me ajudar pelo chat, aviso que não consigo acessar porque sou membro recente aqui, e necessito mais de 20 post para utilizar o chat...por isso...quem quiser meu auxiliar, terá q ser somente por aqui, por enqto. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá Patricia, para saber se o seu hardware é o original teria que ter anotado o número de série deles antes de enviar ao técnico ou ter colocado uma marcação(discreta, que só você possa saber)...fora isso, eu não sei como identificar, mas pode ser que alguém daqui do fórum tenha alguma outra maneira.

Sobre a velocidade, o relatório de erro do Windows aponta alguma incompatibilidade? Mas se ainda acha que possa ser vírus, baixe o malwarebytes e de um scan completo com elê. Sobre otimizar o Windows, sugiro que desative o efeito aeros do Windows. É você pode diminuir o número de programas que iniciam junto do Windows. Mas aqui, é melhor uma leitura sobre o assunto (procure na internet sobre o "msconfig") talvez algum usuário daqui tenha mais didática do que eu para lhe ajudar... Mas não tente mexer sem ter algum conhecimento pois pode acabar alterando o que não deveria ser alterado... ;)

*Desculpe a formataçao do texto, estou no celular...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Patricia,

Pelo que você relatou, o serviço não foi bem feito e eu também sugiro algumas mudanças.

Infelizmente o ASC7 e seu pacote de utilitários muitas vezes acabam consumindo muita memória e atrapalhando, também aconselharia você a remover o PSafe Antivirus (na minha opinião é um lixo). Se você usava o Avira, você pode voltar a usá-lo.

O CCleaner eu acho indispensável. E para uma limpeza geral contra adware/spyware e afins, eu recomendo o AdwCleaner que desde que conheci, tornou-se uma ferramenta indispensável.

 

Para usar o AdwCleaner é bem simples, baixe o programa, clique com o botão direito no arquivo e clique em Executar como Administrador, libere a execução do mesmo, na janela do programa, clique o botão Examinar e aguarde, quando estiver pronto para a limpeza, acima da barra de progresso será exibida a mensagem "Pendente, Por favor desmarque os itens que você não quer remover", apenas clique o botão Limpar, será efetuada a limpeza e o programa irá informar que é necessário reiniciar o Windows.

Após a reinicialização, será exibido um relatório.

Espero que as dicas lhe sejam úteis e qualquer dúvida, vá postando que o pessoal aqui vai tentando ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Td bem Patricia, vamos l á.

Para verificar seu hardware use um programa chamado "AIDA64". Lá você consegue ver com mais detalhes a configuração do seu PC, inclusive a nomenclatura das peças, como "POSITIVO-INFORMÁTICA"...

Ja esse problema d lentidão pode ser causado pelos programas que iniciam junto com o Windows, fragmentação de disco, entre outras coisas.
Aconselho a você usar apenas o CCleaner como limpador, além de um bom desfragmentador

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, rapazes. Tentarei seguir as orientações de vocês.
ApoloBrz, ele não mostra nenhum relatório. E o único programa que abre junto quando inicio é o Utorrent. Antes de levar o pc para formatar eu tinha utorrent, skype e outros que abriam junto com a inicialização e mesmo assim não era lento. O desfragmentador, está desabilitado. Como faço para desativar esses efeitos dos aeros do Windows, que perdoe a ignorânsia, não faço ideia do q sejam...rsrs. Gabriel, esse AIDA64 irá substituir o Advanced? E outra coisa...um colega me disse que talvez o técnico não tenha "zerado" e sim "colado" o SO em cima, pois quando inicio ele continua a mostrar os dois sistemas q eu tinha antes q era o Windows 7 Ultimate e Xubuntu. Como sou leiga, não entendo se isso é normal ou foi trabalho mal feito mesmo.
Agradeço pela gentileza de vocês, muito obrigada e aguardo mais sugestões :D
muito obrigada!

Boa tarde rapazes, tudo bem? Olha...desinstalei o ASC7 e to tentando tirar o Psafe, mas tá difícil viu...tá travando toda hora. e to procurando o AIDA64, Malwarebytes. Como to com medo de sobrecarregar mais do que já tá..to tentando desinstalar esse, pra depois instalar os que vocês sugeriram serem melhores para o meu caso.

Boa tarde Maskill, tudo bem? Olha... Achei o AdwCleaner no Baixaki... to com medo de sobrecarregar mais do que já tá..to tentando desinstalar esses que vocês aconselharam a tirar.

Agradeço a sua ajuda. E daqui a pouco volto pra dar um feedback à vocês e dizer se consegui resolver.
muito obrigada mais uma vez à todos :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então querida esse tipo de problema não é incomum pois quando se paga um técnico para fazer uma formatação muitas vezes ele vai fazer da maneira que ele acha melhor, isso é particionando HD e etc e isso muitas vezes não é o que você (cliente) quer, sugiro que você peça a alguém que você conhece e que entenda disso para te ensinar a formatar pois é muito fácil, economiza dinheiro e fica do jeito que você quer, antes de aprender eu gastava quase 50R$ por formatação e nem sempre vinha da melhor maneira.

Hoje eu formato meu PC e reinstalo tudo em questão de 40 minutos do jeito que eu quero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, é o seguinte...segui todas as orientações. Exclui o pacote do ASC7, tirei tb o Psafe, já havia desfragmentado com o CCleaner, baixei o AdwCleaner e fiz conforme o orientado e baixei tb o Panda. Não baixei ainda o AIDA64...mas pretendo fazê-lo...porém...ele continua demorando para iniciar, a internet continua travando apesar de estar ocorrendo com menos frequência, desde q iniciei o post.

BrunEXx, tudo bem? Eu até sei formatar, apesar de ter feito isso apenas duas vezes...rsrs...mas como eu não tenho um HD externo para armazenar tudo que tenho no pc, procurei um técnico para fazer isso, acreditando que seria melhor.

Já scaneei várias vezes, com todos o progs e nos relatórios sempre se afirma que não há nenhuma ameaça...então não sei o que pode estar havendo e onde posso consertar o serviço "marreta" que fizeram no pc.

De qq forma, agradeço à todos pela disponibilidade em quererem ajudar. Se eu não conseguir deixar meu pc com o mesmo desempenho, com ctza, já coletei várias infos essenciais com vocês.

Fico no aguardo para mais ajudas, mas a priori...agradeço à todos!

muito obrigada :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então querida realmente você vai precisar de uma unidade de armazenamento externa caso você queria fazer Backup de arquivos importantes, eu uso um pendrive de 16gb pois essa quantidade serve para meu propósito visto que só tenho 256gb de HD, de qualquer modo sugiro que da próxima vez que precisar formatar faça você mesma para esse tipo de coisa não acontecer, um bom antivírus também é essencial para manter o PC protegido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Querida eu acho que seus drivers esta desatualizado, só isso...

Faça um teste, clica em iniciar e depois clica em jogos, aquele joguinho de baralho, copas rs...Se ficar travando é porque esta desatualizado mesmo...

Mas faça assim:

Iniciar e Digita na pesquisa Gerenciador De Dispositivos, e vai aparecer lá dai você clica e vai abrir uma janelinha, nessa janelinha terá a lista de tudo que roda no PC, ve se tem algo com uma placa amarela com exclamação, se tiver, é porque ou esta ausente ou esta desatualizado algum driver...

vai tentando atualizar tudo, por exemplo, tem "Adaptadores de Vídeo" lá em cima, temuma setinha ants, clica nessa setinha e vai aparecer lá Intel® blá blá blá....

clica com o 2º botão nele, depois clica em "Atualizar Driver", depois "Pesquisar automaticamente software de driver atualizado".

E vai tentando atualizar os outros tbem.

Outra alternativa bem mais fácil é você baixar o Driver Genius, esse programa escaneia tudo que esta faltando e tudo que tem que atualizar sozinho no seu PC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Bruno S.G. Tudo Bem? Então...eu vou tentar fazer isso tb. No fim, meu pc estava travando tanto que apelei para a Restauração do Sistema. Não sei se o que fiz piora, mas eu to tão irritada com essa situação que acabei chutando o balde. Tentei todas as sugestões feitas aqui pelos colegas, nada resolveu. Me fala uma coisa, provavelmente o técnico reinstalou o Windows 7 Ultimate piratex, certo? Se eu fizer isso que você me sugeriu, não vai dar nenhum pau do tipo aquele probleminha do " ...essa cópia do windows não é original..."? Se eu não correr esse risco, eu vou tentar sim o que você me sugere.

Agradeço novamente a gentileza de todos :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vai dar não querida, pode tentar, e se der "...essa cópia do windows não é original..." fique tranquila que eu tenho a chave pra validar ele caso isso aconteça...

Mas usa o driver genius ai que ele vai escanear o que esta faltando de driver, http://bitshare.com/files/54xg9s21/Dr1v3r.G3n17.12.0_-_WIL.rar.html

O driver Genius é uma ferramenta muito boa, pra mim é indispensável pois ela aponta os drivers corretos pra cada PC pra cada S.O....

Tenta ai depois me fala...o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...