Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pascal - continuar executando um programa"


Luan Maique

Posts recomendados

Boa tarde pessoal, novamente eu aqui de novo amolando vocês =/

 

Sabe, eu queria saber se tem algum jeito de continuar a execução do programa.
Por ex:

 

Eu fiz um programa pra calcular média escolar, depois que eu calculo a média ele mostra o resultado normalmente e depois quando eu aperto "enter" ele fecha.

Eu queria saber de tem algum jeito de ele continuar executando outras médias sem precisar fechar e abrir ele de novo? =/

Obrigado desde já pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luan Maique

 

 

Para isso você vai precisar usar Estruturas de Repetição (FOR/WHILE/REPEAT).

 

Acho que seria interessante você dar uma lida sobre o assunto (posso indicar umas apostilas, caso queira) ou até mesmo assistir a vídeo aulas, como esta abaixo:

 

 

 

Faz pouco tempo também que postei duas indicações de leitura (apostilas de Pascal) aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1057595-curso-de-pascal-ajuda/?p=5790843

 

 

Bom, creio que esteja considerando o programa do seu outro tópico. Então, você precisa definir quando deseja parar o seu programa. Vai ser quando o usuário digitar algum valor negativo? Vai ser quando ele digitar uma letra (S/N) para continuar ou parar? Captou?

 

A estrutura geral seria:

REPITA  COMANDO 1  COMANDO 2  COMANDO 3  ...ATÉ que condição seja verdadeira (sendo falsa o laço continua)

Recomendo fortemente as seguintes leituras:

 

http://www.metropoledigital.ufrn.br/aulas/disciplinas/logica/aula_10.html (sobre o assunto acima - Estruturas de Repetição)

 

http://www.metropoledigital.ufrn.br/aulas/disciplinas/logica/aula_01.html (curso bem mastigado sobre Lógica de Programação)

 

 

Tem que ter leitura, amigo, senão vai ser difícil...

 

 

 

LNW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente deixo meus agradecimentos a você LNW , me ajudando de novo.

 

Pode ter certeza que vou começar estudar muito sobre isso, amanha começa minha faculdade de sistema de informação"

 

Sempre tive contado com ( formatação , manutenção , instalação , redes e diversos..)

 

Mas por incrível que pareça faz uma semana que tive curiosidade sobre programação, então dei uma olhada sobre a linguagem mais fácil pra iniciantes na area, muitos diziam que Pascal é melhor pra você começar pois exige muito de logica.

 

Então comecei a estudar esses dias, agora vou fazer de tudo mesmo pra aprender sozinho, só vou recorrer aqui quando não tiver jeito mesmo =/ .

 

Afinal é sendo curioso e praticando que se aprende "! Mas muito obrigado mesmo pela sua ajuda. Fico agradecido de verdade, ate mais @LNW. Abraços..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luan Maique

 

 

Então comecei a estudar esses dias, agora vou fazer de tudo mesmo pra aprender sozinho, só vou recorrer aqui quando não tiver jeito mesmo =/ .

 

Afinal é sendo curioso e praticando que se aprende "! Mas muito obrigado mesmo pela sua ajuda. Fico agradecido de verdade, ate mais @LNW. Abraços..

 

 

Bacana, Luan.. boa postura. Isso mesmo, dedique-se ao máximo. Percebo força de vontade em suas palavras.

 

Vou postar um exemplo de como ficaria o seu programa:

Program Pzim;Uses CRT;Var   num1, num2,  soma: Integer;  resp: Char;Begin  Repeat    ClrScr;    Writeln('Digite o primeiro numero');    Readln(num1);    Writeln('Digite o segundo numero');    Readln(num2);    soma := num1 + num2;    Writeln;        Writeln('O resultado da soma e: ', soma);    Writeln;    Writeln('Deseja fazer outro calculo (s/n)?');    resp := ReadKey;  Until resp = 'n';End.

ReadKey retorna a tecla pressionada para a variável resp. Se a tecla lida for diferente de n (minúsculo), o programa continua. Poderia enfeitar mais, por exemplo, forçando ao usuário a digitar apenas um s ou n. E assim por diante...

 

 

Um Abraço,

 

 

LNW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...