Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Contiusa

Queimou a CPU?

Recommended Posts

Então, pessoal, estou precisando de um help...

Meu computador reserva (da família), o Phenom 1090T da assinatura, não ligou hoje de manhã. Só acende o led do gabinete, os leds da placa-mãe e o cooler que roda, mas não faz barulho, nem busca os HDs que eu tenho, não pisca o led do SSD e nem aparece nada no monitor. Agora eu abri o gabinete e fiz os seguintes testes:

Desconectei tudo desnecessário (VGA / CD / HDs reserva, etc). Deixei só o SSD (com o Sistema Operacional), as memórias e a VGA onboard. Ainda assim não liga, só o led do gabinete, mas não pisca o led do SSD. Também não faz nenhum barulho, não bipa nem nada. Também testei trocar o SSD por um HD comum e nada.

Depois eu troquei os dois pentes de memória por um outro que eu tenho guardado. Nada. Tentei deixar só um pente dos que eu uso, nada.

Depois eu troquei a fonte por uma Zalman de 360W antiga. Também nada. A única diferença é que com a fonte de 650W a placa-mãe trabalha com 4 fases (todos os leds acesos). Com a fonte de 360W ela trabalha com uma fase, só com um led aceso da placa-mãe.

Ainda nada. Como a placa-mãe acende os leds, eu acredito que não seja ela. Eu dei uma lida e parece que quando o computador fica assim, morto, com o cooler rodando, pode ser a CPU.

O que acham? Ainda tem alguma coisa para determinar se é a CPU ou não? Eu não tenho outra CPU para testar e eu não entendo muito de diagnóstico, especialmente se bipa, não bipa, essas coisas. Qualquer ajuda é bem vinda. Hoje eu vou abrir o cooler e ver como está o processador. Fica queimado ou não?

Abraço!

-----edit 1-----

Só para adicionar, eu liguei sem pente de memória para ver se ia bipar, mas não bipou.

-----edit 2 -----

também limpei o CMOS e tirei a bateria por alguns minutos (deveria ter pensado nisso) e continua a mesma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que você vai ter que pedir pra algum Técnico te arrumar ao menos um processador AM2+...

Nas vezes em que eu fiz o experimento, não bipava sem os pentes de RAM. Quando a placa-mãe não reconhece o processador ela geralmente não bipa também.

Quando deu algo parecido no meu primeiro PC, era placa-mãe o problema.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que você vai ter que pedir pra algum Técnico te arrumar ao menos um processador AM2+...

Nas vezes em que eu fiz o experimento, não bipava sem os pentes de RAM. Quando a placa-mãe não reconhece o processador ela geralmente não bipa também.

É verdade, eu andei dando uma lida e eu estou começando a desconfiar da placa-mãe também. Eu vou desmontar tudo e fazer o procedimento do secador de cabelos. De repente é estática, não sei. Se não der certo, eu vou ver numa técnica aqui do lado se eles testam os dois.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

a algum tempo fui trocar meu gabinete, quando fui transferir os componentes deixei a placa mãe com contato direto com o gabinete..Resultado quando liguei dei curto e queimei a placa mãe junto com o processador, e apresentou todos os problemas citados por você, faça o teste com o processador para verificar se ele também não foi pro saco.. até mais!

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Se estava funcionando e não houve problemas com temperatura ou algum overclock agressivo é mais provável que seja a MoBo. Veja o procedimento de "hardman", em alguns casos ela consegue reviver a MoBo.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

a algum tempo fui trocar meu gabinete, quando fui transferir os componentes deixei a placa mãe com contato direto com o gabinete..Resultado quando liguei dei curto e queimei a placa mãe junto com o processador, e apresentou todos os problemas citados por você, faça o teste com o processador para verificar se ele também não foi pro saco.. até mais!

Se estava funcionando e não houve problemas com temperatura ou algum overclock agressivo é mais provável que seja a MoBo. Veja o procedimento de "hardman", em alguns casos ela consegue reviver a MoBo.

É, eu já tinha recuperado uma placa minha com o procedimento do secador de cabelos. Hoje eu tento desmontar tudo e fazer de novo. Se for algum problema, espero então que seja na placa-mãe (seria mais simples de resolver), pois a CPU sempre rodou em stock e as temperaturas estavam legais no último final de semana. Veremos como sai...

Compartilhar este post

Link para o post

Boa ideia a do Hardman.

É, vou tentar também. Da outra vez eu só fiz o secador, mas não custa nada. Depois eu digo se voltou.

Compartilhar este post

Link para o post

A placa-mãe do Contiusa não suporta processadores AM2+, apenas AM3. Colocar processadores AM2+ nessa placa-mãe AM3 causaria um desastre terrível de queima do processador e talvez até queima da placa-mãe.

Regrinha simples: 

Placa-mãe AM2/AM2+ = Suporta processadores AM2, AM2+ e AM3, desde que haja suporte de BIOS;

Placa-mãe AM3 = Suporta somente processadores AM3 (alguns modelos de processador precisam de upgrade de BIOS, por causa de novas revisões);

Placa-mãe AM3+ = Suporta processadores AM3 e AM3+ (alguns modelos de processador precisam de upgrade de BIOS, por causa de novas revisões).

Boa sorte.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

É, desmontei tudo, soprei toda a poeira dos contatos, slots, etc, limpei o contato da memória com alcool isopropílico, tirei a bateria e deixei duas horas no papel alumínio. Depois fiz o procedimento do secador de cabelos e montei tudo de novo, mas não deu o menor sinal de vida. Não acontece nada, só liga o cooler e os leds da placa-mãe. Ontem, quando eu tirei a bateria, na volta parou de acender o led do gabinete, mas não sei se isso é indicação de alguma coisa ou não.

O processador estava perfeito, com pasta direitinho. Um dos stands da placa-mãe estava solto quando eu a puxei do gabinete, mas no lugar do furo, com o gabinete deitado. Outros dois estavam frouxos, já que eu não tiro ela do gabinete há quatro anos. Pode ter afrouxado com o tempo, com o aquece e esfria do uso diário. Talvez deu curto, como o Tóvim falou, não sei.

Eu acho que vou arriscar e trocar a placa-mãe, pois uma técnica vai me cobrar o preço de um Semprom 140 para testar. 

Compartilhar este post

Link para o post

ja q a placa e tudo ai aparenta estar estão morto, porque nao liga tudo sem o processador? porque sem a memoria sabemos q dá um bip intermitente e o pc nao funciona, obviamente.. mas tudo liga.. sem processador, se nada ligar mesmo, nem coolers nem nada, então pode ser q nao seja ele e sim a placa-mãe

Compartilhar este post

Link para o post

Quando fiz o curto de hardman aqui deixei a placa-mãe embalada no papel metalizado por 3 dias e deu certo.

3 Dias? Bom saber. Preciso fazer por aqui também.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, era a CPU mesmo... O Phenom II 1090T foi para o saco.

Ontem eu tinha comprado uma GA-970A-D3P e continuado tudo na mesma. Eu cheguei a desconfiar da fonte, e de que a minha Zalman antiga tinha variado também, mas Zalman é Zalman. Eu fui na fé e hoje comprei um FX-6300. O bichinho ligou de primeira!

Pode ser até que a minha placa-mãe antiga esteja boa, mas ela é antiga, esquenta muito e só me daria a chance de colocar um 965BE (1090T é impossível de achar e caro). Como eu estou acostumado com o hexacore, eu não queria voltar atrás. Agora pelo menos eu tenho micro para mais uns quatro anos.

Linda essa D3P (eu não conhecia). R$ 320,00 pelo Boa Dica (eu cheguei a ver por 300,00). Boa opção para quem não encontrar mais a 970-D3 rev3.0. Parece ser a nova versão, pois só tem um BIOS até agora para todos os processadores suportados.

Enfim, eu agradeço as ajudas!

Compartilhar este post

Link para o post

Então, era a CPU mesmo... O Phenom II 1090T foi para o saco.

Ontem eu tinha comprado uma GA-970A-D3P e continuado tudo na mesma. Eu cheguei a desconfiar da fonte, e de que a minha Zalman antiga tinha variado também, mas Zalman é Zalman. Eu fui na fé e hoje comprei um FX-6300. O bichinho ligou de primeira!

Pode ser até que a minha placa-mãe antiga esteja boa, mas ela é antiga, esquenta muito e só me daria a chance de colocar um 965BE (1090T é impossível de achar e caro). Como eu estou acostumado com o hexacore, eu não queria voltar atrás. Agora pelo menos eu tenho micro para mais uns quatro anos.

Linda essa D3P (eu não conhecia). R$ 320,00 pelo Boa Dica (eu cheguei a ver por 300,00). Boa opção para quem não encontrar mais a 970-D3 rev3.0. Parece ser a nova versão, pois só tem um BIOS até agora para todos os processadores suportados.

Enfim, eu agradeço as ajudas!

Que pena que isso aconteceu com seu processador. O meu está firme e forte desde 2010, com overclock desde 2012. Processador é uma das peças menos comuns de se estragar num PC, mas é possível sim. O negócio agora é correr atrás do prejuízo e tentar vender a placa-mãe, que deve estar boa. Seu kit novo é muito bom, só é meio parecido com o anterior em matéria de performance.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Que pena que isso aconteceu com seu processador. O meu está firme e forte desde 2010, com overclock desde 2012. Processador é uma das peças menos comuns de se estragar num PC, mas é possível sim. O negócio agora é correr atrás do prejuízo e tentar vender a placa-mãe, que deve estar boa. Seu kit novo é muito bom, só é meio parecido com o anterior em matéria de performance.

É, acontece. Talvez seja pelo VRM da MSI, pois o meu computador sempre foi extremamente quente (não as temperaturas da CPU). Sobre o kit novo, eu não senti nenhuma diferença, mais isso eu já esperava. Eu só não queria pegar um mais fraco depois de me acostumar com o hexacore. Eu só percebi que ele é ainda mais frio, talvez pelos 95W. Estava a 26ºC em idle pela manhã. De 2ºC a 4ºC mais frio do que o Phenom neste calorão.

Compartilhar este post

Link para o post

É, acontece. Talvez seja pelo VRM da MSI, pois o meu computador sempre foi extremamente quente (não as temperaturas da CPU). Sobre o kit novo, eu não senti nenhuma diferença, mais isso eu já esperava. Eu só não queria pegar um mais fraco depois de me acostumar com o hexacore. Eu só percebi que ele é ainda mais frio, talvez pelos 95W. Estava a 26ºC em idle pela manhã. De 2ºC a 4ºC mais frio do que o Phenom neste calorão.

Bom, a litografia menor e o TDP mais baixo do FX-6300 têm que ter alguma vantagem sobre o já antigo Phenom II X6 1090T BE. Mas é fato que já passou da hora da AMD lançar a terceira geração dos FX, já em 22nm, se é que isso sairá algum dia.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, a litografia menor e o TDP mais baixo do FX-6300 têm que ter alguma vantagem sobre o já antigo Phenom II X6 1090T BE. Mas é fato que já passou da hora da AMD lançar a terceira geração dos FX, já em 22nm, se é que isso sairá algum dia.

Pois é! Tá na hora!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais