Ir ao conteúdo

Um processador que aguente o meu computador velho

LineLilly

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

O processador do meu computador está começando a dar problema, portanto eu preciso comprar outro, mas, como dito no título, o meu computador foi comprado em 2006 e tem processador intel celeron de 2,66GHz, 1Gb de RAM e por volta de 50Gb de HD (pré-história). Lembrando também se é que isso tem utilidade, meu computador roda windows xp professional versão 2002 e tem service pack 3. Desde já agradeço a atenção e a paciência que imagino ser necessária para ler tópicos de leigos :)

Postado

Boa tarde!

O processador do meu computador está começando a dar problema, portanto eu preciso comprar outro, mas, como dito no título, o meu computador foi comprado em 2006 e tem processador intel celeron de 2,66GHz, 1Gb de RAM e por volta de 50Gb de HD (pré-história). Lembrando também se é que isso tem utilidade, meu computador roda windows xp professional versão 2002 e tem service pack 3. Desde já agradeço a atenção e a paciência que imagino ser necessária para ler tópicos de leigos :)

É preciso saber qual o tipo de socket da sua placa mãe para saber qual processador comprar. Um novo Celeron do mesmo modelo pode dar conta, claro que você não pode esperar muito de uma máquina com essas configurações...

Segue abaixo um modelo de Celeron pra você ter uma noção

http://www.kabum.com.br/produto/38525/processador-intel-celeron-g1610-2-6ghz-2m-cache-lga1155-bx80637g1610

Postado

Que tipo de problema seu PC está apresentando? Se for lentidão excessiva, isso pode se dar devido a problemas de refrigeração, então limpar o interior do gabinete e trocar a pasta térmica do processador pode ser necessário. Há a possibilidade de algum cooler estar com problemas também, rodando abaixo da rotação normal, então se for o caso a troca de cooler pode ser necessária também. Se seu gabinete não tiver cooler na parte traseira, é interessante adquirir um. Tal investimento é barato, pois com 20 ou 30 reais já dá para pegar um cooler com qualidade bem honesta para esse caso. Em todo o caso, há de se observar que sua máquina já é bastante obsoleta, então algumas limitações serão normais, especialmente ao se acessar a internet (pois tantos os browsers como os sites de 2014 são bem mais pesados que os de 2006) e programas recentes (especialmente anti-vírus, que cada vez estão mais pesados). Tais operações te farão pensar que sua máquina está cada vez mais lenta. Essa é a uma tática da indústria para te obrigar a fazer upgrades, conhecida como obsolência programada.

Upgrades na sua máquina não compensam. Não sei exatamente qual modelo de Celeron seja o seu, mas imagino que seja algum Celeron D baseado no Pentium 4. Entretanto, existem modelos do Celeron D para Socket 478 e para Socket LGA775, ambos plataformas bastante obsoletas. No LGA775, dependendo de qual for sua placa-mãe, até dá para arriscar algum upgrade para processadores usados como Pentium D, Pentium DualCore ou Core2Duo, por exemplo, mas mesmo assim o ideal nesse caso seria adquirir uma máquina nova, mesmo que simples. Já se for Socket 478, é um caminho sem volta. Com sorte você pegaria um Pentium 4, Pentium 4 HT ou Pentium 4 Extreme com clock alto, mas mesmo assim sua máquina continuaria extremamente defasada. Para saber qual é o Socket de sua placa-mãe (e processador), basta descobrir qual é o modelo de sua placa-mãe ou usar programas identificadores de hardware como o CPU-Z para descobrir que modelo de processador e placa-mãe você usa.

Boa sorte.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...