Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review "comparativo" Nobreak APC Back-UPS 400VA


rau

Posts recomendados

Olá! Primeiramente deixa eu me reapresentar, sou o usuário _rau_, mas como não consegui entrar com minha conta antiga, nem recurpera-la, criei outro cadastro pra postar esse review.

 

Como muitos sabem há poucos anos atrás havia sido anunciada a compra da brasileira Microsol  (que produzia dispositivos de proteção e energia como estabilizadores, nobreaks e os mais conhecidos no Brasil, os “módulos isoladores”) pela  mundialmente conhecida APC, que é controlada já há um bom tempo pela Schneider Electric. No Brasil a sua linha de nobreaks domésticos seguia o mesmo padrão de qualidade americano, com praticamente os mesmos recursos dos modelos simples vendidos nesse mercado e também em outros países.

 

Pouco tempo após o lançamento de um dos últimos modelos da linha Back-UPS, o 600N-BR por exemplo, já com tomadas no novo padrão brasileiro, que foi o ultimo modelo nos moldes americanos, a qualidade dos modelos posteriores à esse começou a cair sem que isso traduzisse em redução no valor final pro consumidor. Fiz uma analise visual do modelo 600N-BR em 2010 e gostei muito na época de ver a qualidade desse produto, que utilizo até hoje, mas eu comecei a desconfiar da queda de qualidade dessa nova linha (“By Microsol") e a confirmação veio ao adquirir um modelo novo, de 400VA, mas pelo visto toda linha de 600VA, 700VA, 1200VA, agora são modelos feito nos moldes dos projetos típicos brasileiros seguidos antes pela Microsol e também outras empresas, como SMS, que logo mais explicarei. 

 

O modelo 600N-BR avaliei nesse link:

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/754065-review-nobreak-ups-apc-back-ups-be600n-br/?view=findpost&p=4277532&hl=600n-br

 

Farei aqui algumas criticas e comparações com a linha anterior e mais especificamente o 600N-BR, mas resumidamente falando, os modelos novos não contam mais com conexão via USB e o software Powerchute, que eu considerava muito útil. Ele exibia parâmetros da rede elétrica, do nobreak em si, desligava o PC automaticamente, permitia mudar sensibilidade com relação às oscilações elétricas, entre outros recursos. Estes novos modelos Back-UPS parecem também  não contarem  com a excelente proteção telefônica para modens que os modelos de projeto americano possuíam, proteção tal que era efetiva e não influenciava na qualidade de conexões velozes como ADSL2+, ao contrário de outras soluções simples que costumam deteriorar a conexão. A placa de controle do nobreak caiu de qualidade, houve redução notável de componentes e é notável também que são de qualidade inferior. O excelente filtro de linha que vinha nos modelos com projeto americano deu lugar a um filtro simples de apenas um capacitor em modo normal (Fase-Neutro), sem um indutor e o com capacitor de menor valor, além de um pequeno varistor apenas, de valor reduzido, para a proteção contra surtos (Surge Protection), que era algo sempre explicito nos modelos americanos sendo que a capacidade de absorção em Joules caiu, logicamente.

 

Irei postar fotos do produto e em seguida comentarei sobre os pontos citados acima e outros.

 

 

31391563261.JPG

 

 

A dianteira conta com três LEDs de status e a carcaça não segue já há tempos os velhos BackUPS com perfil baixo e tomadas na parte superior, que pessoalmente eu acho melhor que os modelos novos

 

131391563372.JPG

 

Esse modelo em questão conta com um pequeno LED de alto brilho pra ajudar quando falta luz, que pode ser ligado pelo botão power, mas também liga sempre que a energia é cortada pra que não se fique num escuro total. Se o nobreak tiver enfiado embaixo de uma mesa, não sei se adianta muita coisa.

 

 

281391563485.JPG

 

 

 

 

 

No exterior do produto nota-se uma leve redução na qualidade da carcaça, do plástico, mas nada de tão drástico, o que chama atenção é que nesses modelos, em comparação com os antigos da série Back-UPS,  estão usando fusível comum de vidro ao invés do prático disjuntor rearmável, aquele botãzinho que “pula” pra fora em caso de curto-circuito ou sobrecarga. O usuário agora fica obrigado a comprar fusível em caso de queima . Apenas modelos de maior VA ainda contam com o recurso, algo que era comum de toda linha antiga desde a 325VA. Outra coisa notável aí é a falta da proteção telefônica, também comum na maior parte da linha antiga e a ausência da conexão USB de dados para o software Powerchute. Há os espaços para serem colocados esses recursos, inclusive pro disjuntor rearmável, mas no mercado tem se encontrado na sua maioria os modelos sem esse recurso, o que era padrão em toda linha e não opcional como é agora.

 

141391563554.JPG

 

No modelo 600NB-R e mais antigos de 1200VA, havia uma pequena ventoinha para refrigerar o interior do nobreak. Mas há uma diferença agora. No 600N-BR antigo a ventoinha raramente entra em funcionamento, apenas em caso de sobreaquecimento e em um rápido teste  assim que a unidade é ligada. No modelo Back-UPS 400 em questão, a ventoinha fica constantemente ligada, que apesar do ruído não ser muito alto quando em operação normal, ao entrar em modo bateria a rotação aumenta e consequentemente o ruído. E não precisa de muita carga na saída do nobreak, a rotação sobe mesmo sem carga alguma. No modelo 600N-BR o ventilador só liga se a unidade esquentar muito, o que raramente ou nunca acontece.  Esse modelo anterior é tão “surpreendente” que aquece muito pouco e consegue entregar não apenas 600VA (360Watts com FP = 0.6), mas 600Watts “reais”, com carga puxando perto de 1200VA – 600 Watts (FP = 0,6) e nem assim a ventoinha incomodou, mas não aconselho força-la a operar com carga elevada nas suas saídas, deve-se consumir apenas os 360W ou 600VA com FP = 0,6 recomendados pelo fabricante. Essa unidade na época foi adquirida pelo mesmo valor da atual de 400VA que hoje vem estirpada de vários recursos e redução de qualidade dos componentes.

 

 

Nota-se de cara ao abrir o produto que a qualidade da placa e circuito não é mais a mesma. A qualidade das soldas e placa em si não é ruim para o tipo usado, o que difere é que nos modelos antigos a placa de circuito era toda SMD (Surface Mount Device), a placa era igual a uma placa mãe de computador, “multicamadas” com componentes de montagem na superfície da placa, resistores, capacitores, todos de melhor qualidade no modelo antigo e não uma placa mais barata como as usadas na maioria das soluções brasileiras. Comparem as imagens da placa do link postado e essas agora e verão o que estou falando.

 

 

Antigamente havia um compartimento na base da unidade, com uma tampa de fácil remoção, para fazer a troca da bateria, agora tem que se retirar os parafusos e abrir a carcaça inteira, o que não é muito fácil por conta com uma presilha meio dura que libera a tampa plástica que cobre a unidade. O ventilador parece ser de qualidade inferior ao do modelo 600NB-R...

 

 

201391563689.JPG

 

 

É notável a redução de componentes nesses novos modelos. Olhem a simplicidade da placa e compare com a do modelo 600N-BR no link postado acima. Não tem comparação!  O filtro de linha presente aí conta com apenas um ou  dois capacitores “X” de cor azul, bem pequenos, mas que não consegui ver os valores. Nos modelos anteriores havia um grande indutor, dois capacitore X maiores, capacitores Y ligados no aterramento, três varistores de tamanho médio, também ligados ao aterramento entre Fase-Neutro-Terra, sendo que nessa unidade conta com apenas um de pequeno tamanho entre Fase-Neutro. Na versão 600N-BR era utilizado até um centelhador a gás de 2500V entre as linhas neutro-terra, algo bem incomum em qualquer nobreak, mas antes em qualquer APC era padrão o uso de três varistores, agora só um micro varistor apenas e não se vê uso algum do condutor terra por nenhum componente de proteção e filtragem.

 

231391563776.JPG

 

 

41391564019.JPG

 

291391563894.JPG

 

191391564072.JPG

 

 

(As imagens abaixo nao foram, o forum nao permite mais de 10, então cliquem no link)

 

Olha aí o pequeno disquinho vermelho, um varistor apenas.

 

http://4image.kgngames.com/img/01391563826.JPG

 

 

Aqui o valor do mesmo pra vocês consultarem e compararem com a versão anterior.

 

http://4image.kgngames.com/img/171391563956.JPG

 

 

 

O modelo 600N-BR contava ainda com um medidor interno de temperatura, o qual calibrava a tensão de carga da bateria, aumentando assim a vida útil da mesma, não vi isso nesse novo modelo de 400VA e provavelmente não tenha nos de maior potência.

 

Modelo:

 

http://4image.kgngames.com/img/311391564122.JPG

 

 

 

Conclusão:

 

Essa foi uma avalição visual do produto e não funcional. E por que comparei tanto ao modelo 600N-BR? Porque esse modelo foi o de melhor qualidade e projeto, na minha opinião, que a APC já lançou pro mercado residencial e escritório e que inclusive ainda possuo e funciona perfeitamente depois de 4 anos. Já tive outros nobreaks APC de 325 até 600VA, de 2005 até hoje, 2014. Já tive contato com um de 1200VA e tenho outros em operação, um inclusive que desde 2007 opera constantemente e só precisou ter baterias trocadas. O que me entristeceu e levou a fazer essa nova avaliação foi esse fato de mudança no projeto da linha básica, residencial, que era de altíssima qualidade, contava com vários recursos, mas hoje está dessa forma exibida por mim nas imagens acima e o pior, o custo continua o mesmo! Funcionalmente o produto faz a mesma coisa básica com a mesma qualidade, consegue manter seus dispositivos ligados por alguns minutos numa queda de energia, isso ele não deixa de fazer, é claro! Mas como vimos, perdeu recursos, perdeu qualidade de montagem e talvez terá no geral uma vida útil menor, apesar de darem ainda 2 anos de garantia.

 

Espero que a APC do Brasil volte a fabricar modelos com qualidade americana, mas acho difícil. Infelizmente o brasileiro sempre recebe o inferior e paga mais caro, isso acontece em todo ramo de produtos e bens de consumo, o que é lamentável. Pra mim a APC nivelou ao padrão de "qualidade" brasileiro. Seus nobreaks domésticos estão iguais aos SMS comuns e outras marcas nacionais, não tem mais o diferencial que a APC tinha antigamente, virou "comum".

 

Irei utilzar esse modelo novo e com o passar do tempo tentarei atualizar esse tópico caso eu perceba alguma "novidade". 

 

Obrigado! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PowerChute limita o tempo de uso da bateria com o passar do tempo. Quando comprei o BE600N-BR a bateria durava uns 15min. Após 3 anos de uso passou a durar 5min me obrigando a trocar tendo que clicar no botão do programa informando sua troca. Se não tivesse esse PowerChute instalado a bateria poderia durar muito mais tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O powerchute é opcional, você instala se quiser e alem do mais, ele avisa que o nobreak irá desligar (na verdade hibernar) o PC, se você não quiser isso, você aperta cancelar. Ele limita porque por segurança ele considera 5 minutos de carga como tempo suficiente pra mesmo os computadores mais lentos conseguirem hibernar. 

 

Quanto a 3 anos, sua bateria durou até bem, 3 anos geralmente é o limite de vida util e você tem que trocar, isso e qualquer nobreak e até seu carro! Nunca vi bateria de carro ir além de 3 anos...

 

O motivo desse meu review é simples, mostrar que a APC reduziu custos na produção, nacionalizou toda produção de modelos domésticos, nivelou a qualidade aos modelos nacionais, os componentes são mais baratos que os modelos de projeto americano, mas a única vantagem que vejo disso tudo, é que agora a manutenção ficou mais fácil para um tecnico comum de eletronica, a placa anterior era mais complexa, com componentes mais dificeis de trabalhar e achar, como de uma placa mãe de PC. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquelas pessoas que chegam em casa, usa o PC por 2 horas, desliga da tomada e só no outro dia, depois do trabalho, liga o PC por mais duas horas, desliga da tomada... assim dura mesmo! O proprio fabricante dessas baterias falam que em flutuação, elas duram no máximo, 5 anos! Isso em condições ideais de temperatura e apenas em flutuação, sem descarga e recarga. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, existe uma linha grande nova pro mercado residencial e escritorio que estão assim porque agora são produzidos no Brasil pela antiga Microsol, provavelmente na mesma fabrica. A Microsol era de fortaleza se nao me engano. Os únicos que ainda seguem projeto americano são os de médio grande porte, Smart-UPS, aquele Back-UPS que tem LCD na frente, que parece uma pequena torre...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Não, existe uma linha grande nova pro mercado residencial e escritorio que estão assim porque agora são produzidos no Brasil pela antiga Microsol, provavelmente na mesma fabrica. A Microsol era de fortaleza se nao me engano. Os únicos que ainda seguem projeto americano são os de médio grande porte, Smart-UPS, aquele Back-UPS que tem LCD na frente, que parece uma pequena torre...

Rau,

No país onde tudo pode, e empresas que ganharam mercado com um produto que era de excelência, acabam se corrompendo, e abrasileiram seus produtos, e continuam usando seus nomes, só que com qualidade inferior, e nós brasileiros, vamos, compramos e nos deparamos com isso depois de comprado.

Eu realmente fiquei decepcionado, logo que abri a caixa do meu APC BZ400-BR, pude notar a diferença!

E pensei, que gabinete estranho é esse? Vixe, tem caroço nesse angu!

Procurei no Google, e vi diversas pessoas no reclame aqui.

E achei seu post no Clube do Hardware.

Decepcionante isso, eu comprava APC de olhos fechados, mas como estamos no Brasil, tudo que é bom dura pouco. Recomendava a todos APC. Agora não se passa de um simples no-break brasileiro. Afff

E ainda temos que pagar caro por isso, como se fosse importado, fala sério.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...