Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Wesley Magalhães

Divisão de Internet com 2 link

Recommended Posts

Bom Dia,

Estou com um problema em relação a compartilhamento da minha Internet, bom vamos aos fatos:

Moro em uma cidade pequena e atualmente trabalho em uma Lan House, onde possuo 22 pc's conectado a um link de 4mb, possuo Internet CTBC; aqui na cidade eles só mandam link de 4mb para cada Linha.

Até ai não vejo muito problema, basta colocar 2 link de 4mb que resolverá parte do meu problema. Mas eu uso um programa chamado Nexcafé para o gerenciamento da Lan House ele necessita que todos computadores esteja em uma rede local, ai fica minha dúvida como fazer todos ficar no local com 2 link diferentes ? 

Um amigo comentou sobre meu problema, disse que talvez eu poderia configurar um modem por exemplo para Gateway 10.1.1.2 e o outro para 10.1.1.3, conectá-los ao Switch, e nas configurações de rede dos computadores eu colocasse o Gateway correspondente ao que eu preciso por exemplo, 11 Maquinas usando o Gateway 10.1.1.2 e as outras 10.1.1.3. Acho interessante a ideia mais a questão é que não posso contratar outro serviço sem antes ter uma ideia de que eu fazendo isto a rede irá ficar local e todos computadores serão reconhecido no programa Nexcafé.

Esta é a minha pequena grande dúvida e.e'.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, se mudar apenas o IP de cada modem e configurar manualmente ou de preferência via MAC para cada modem assumir metade dos micros.

A outra opção é juntar os 2 links em um único roteador e a partir dele você configurar a rede.

A vantagem de usar um único roteador seria que caso a rede esteja sendo pouco utilizada, alguns programas podem fazer o uso dos 2 links, aumentando a velocidade da internet. A segunda, seria que se um link cair, a rede continua funcionando, claro de forma mais lenta.

Você pode configurar um roteador destes com o Pfsense por exemplo, com a vantagem de até colocar proxy para fazer o cache de conteúdos. Ou adquirir prontos, alguns da Tp-Link são bem acessíveis.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais