Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação Placa de Vídeo


Posts recomendados

 

Gente, estou precisando de um aconselhamento...

 

Estou querendo em comprar uma R9 280x placa para substituir minha 6870 guerreira, pois curto muito simuladores de vôo e a última versão do X-Plane está fazendo ela sofrer muito: FPS fica em 15-23 num setup apenas médio, com quedas ocasionais para uns 10 por breves momentos. Como o X-Plane chega a usar um pouco mais de 2gb de VRAM no modo de qualidade máxima  para texturas, preciso de uma placa com 3Gb e claro, com mais potência de processamento para garantir pelo menos uns 30 fps com setup médio-alto.

 

Sei que preciso mesmo é de placa de vídeo pois o uso de CPU (X6 1090t) fica sempre em torno de 25 a 35%, ou seja, tá sobrando CPU e faltando GPU.

 

Você acham que a diferença de potência e memória de uma 6870 para uma 280x dá para subir esses FPS de 15-23 para pelo menos uns 30? Notem que estamos falando de quase dobrar o FPS se eu manter o mesmo setup (médio), mas claro, eu gostaria, se possível, de poder usar um setup médio-alto para melhorar um pouco o visual, afinal não quero ganhar só FPS, mas qualidade também. 

 

Já vi vários beenchmarks e em vários jogos, incluindo Battlefield 4, a 280x exibe até mais do dobro de frames que a 6870, mas acontece que o X-Plane é mais pesado que o BF4 e por isso tenho receio de comprar a placa e ela não corresponder a essa expectativa. E gastar dinheiro para não ficar satisfeito não rola.

 

E sabem me dizer se a 280x (que na verdade é uma 7970 remarcada) tem muita diferença de desempenho para uma 7950? É que estou achando o preço salgado demais em todos os lugares... em novembro eu tinha visto essa placa por cerca de R$1100,00 na Kabum, Pchau e outras lojas, hoje o mais barato que se encontra é no mínimo uns R$1350,00, e isso à vista! (Se for comprar no cartão sobe para uns R$1600,00 ou mais!)  Já as 7950 podem ser encontradas por volta de uns R$950, ou seja, a diferença de preço das 280x é de mais de 40%, o que não é pouca coisa!  Mesmo no ML os preços também não estão nada bons e comprar no cartão lá é proibitivo pois são juros altíssimos . Mas tenho receio de uma 7950 não dar o up necessário no meu caso, embora tenha os 3Gb necessários (notem que descartei a 270x por só ter 2Gb).

 

Enfim, qualquer luz será bem vinda!  :help:

 

OBS: Antes que perguntem, minha fonte é uma Corsair HX de 750W, então dá e sobra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, à R9 280X e bastante superior a HD 6870, sem dúvidas o desempenho vai subir e muito. Sobre a HD 7950, e uma boa opção também, ela e bem superior também a HD 6870, mas ela fica bem inferior a R9 280X. Se você estiver um pouco apertado, aconselho ir de HD 7950 mesmo, e uma boa opção pra você, e como você citou não e tão cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, à R9 280X e bastante superior a HD 6870, sem dúvidas o desempenho vai subir e muito. Sobre a HD 7950, e uma boa opção também, ela e bem superior também a HD 6870, mas ela fica bem inferior a R9 280X. Se você estiver um pouco apertado, aconselho ir de HD 7950 mesmo, e uma boa opção pra você, e como você citou não e tão cara.

 

 

Olha, até daria sim pra comprar a 280X, mas ela está mais de 40% mais cara que a 7950 e pelo que tenho visto em testes, o desempenho da 280x tem ficado apenas uns 20% (em média) acima da 7950, o que sem dúvida é melhor mas em termos de custo benefício acaba sendo mau negócio.

 

Só como exemplo, num teste do BF4 na Guru3D, rodando no Ultra com 2x MSAA e 1920x1080, a 7950 obteve  62 de FPS e a 280x obteve 72, apenas 17% a mais.  No Company Of Heroes 2 os números foram 38 e 45, ou 20%

 

Daí, pagar 40% a mais de preço por 17% ou mesmo 20% a mais de desempenho me parece mau negócio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lembre-se lojas que fazem teste para provar que a GT640 roda BF3 no Alto sempre usam de simples a VGA, e raras vezes a MoBo, ou seja, o resto é top, fique de olho!

 

lembrando, GT sem o X nao é gamer, é de (apenas) encher linguica com filmes em HD. claro, deve rodar LOL kkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas uma duvida, pra que ela se a R9 270x aparenta ser um pouco mais barata e trara um desempenho bom?

 

A R9 270x acho que não compensa pois por quase o mesmo preço você pega uma 7950 que além de ser um tiquinho mais rápida tem 3Gb contra 2Gb da 270x.

 

E no meu caso isso é importante pois o X-Plane 10, se você usar a opção de qualidade de texturas no máximo, consome cerca de 2,3 Gb de VRAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o precinho do dólar, que não aparenta cair muito em breve, a tendência é encarecer um pouco conforme for acabando estoque... faz alguns dias que ajudei um colega a montar um pc e ele perdeu oportunidade por não agir rápido hehe no caso dele ele pegou uma R9 270X, que descarto para o seu caso.

 

1- Se sua placa tiver slot x16 e barramento de memória pra aguentar 384b, compensa muito comprar uma 7970. Ela vai garantir estabilidade e vai rodar coisa por muitos anos. Eu rodo com uma com OC manual, nunca tive problemas, e olhando pra sua fonte vai aproveitar bem o limite de potência (que é sempre legal pra deixar o pc 'nivelado').

 

http://www.kabum.com.br/produto/38672/placa-de-video-vga-xfx-ati-radeon-hd7970-3gb-384-bit-ddr5-pci-express-3-0-crossfirex-fx797atdjc/?tag=7970

 

Deve achar mais barato em outros sites ou mesmo no ml, coloquei como ref apenas.

 

2- Se o budget apertar com o preço dela, concordo com o pessoal, a próxima opção é uma 7950 mesmo, sempre com a possibilidade de se beneficiar futuramente com o mantle... sem arrependimentos com essa aí tb :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o precinho do dólar, que não aparenta cair muito em breve, a tendência é encarecer um pouco conforme for acabando estoque... faz alguns dias que ajudei um colega a montar um pc e ele perdeu oportunidade por não agir rápido hehe no caso dele ele pegou uma R9 270X, que descarto para o seu caso.

 

1- Se sua placa tiver slot x16 e barramento de memória pra aguentar 384b, compensa muito comprar uma 7970. Ela vai garantir estabilidade e vai rodar coisa por muitos anos. Eu rodo com uma com OC manual, nunca tive problemas, e olhando pra sua fonte vai aproveitar bem o limite de potência (que é sempre legal pra deixar o pc 'nivelado').

 

http://www.kabum.com.br/produto/38672/placa-de-video-vga-xfx-ati-radeon-hd7970-3gb-384-bit-ddr5-pci-express-3-0-crossfirex-fx797atdjc/?tag=7970

 

Deve achar mais barato em outros sites ou mesmo no ml, coloquei como ref apenas.

 

2- Se o budget apertar com o preço dela, concordo com o pessoal, a próxima opção é uma 7950 mesmo, sempre com a possibilidade de se beneficiar futuramente com o mantle... sem arrependimentos com essa aí tb :)

 

Minha mobo é uma M3A78 que tem 16x. Agora, não sei dizer se o barramento dá conta .

 

Sim, eu pesquisei as 7970 que na verdade são praticamente idênticas às 280x e o preço está semelhante. Então, pra mim tanto faz pegar uma ou outra, iria pelo preço mesmo.

 

Quanto ao ML esquece... Os preços lá, por incrível que pareça, estão iguais ou até MAIS CAROS que nas lojas virtuais! Aliás, tem gente vendendo placa USADA mais caro que os preços das lojas. E para piorar, no cartão (Mercado Pago) tem um acréscimo que pode chegar a 20% e aí acaba saindo muito mais caro que parcelar nas lojas. Simplesmente inviável...

opa, então esse simulador é porreta, nao ai vai de voce, hehehe.

 

apenas dicas.

 

**nao conhecia ele!

 

 

Em geral, simuladores de vôo são muito pesados mesmo, desde sempre.

 

Aliás, o pessoal geralmente acha que jogos como Crysis, Battlefield, Metro e etc são pesos-pesados... mas eles são até relativamente leves comparados com simuladores "sérios" como o MS Fliight Simulator, Cliffs of Dover e o X-Plane 10, especialmente quando se usa vários add-ons e cenários.

 

Isso acontece porque a simulação da física é MUITO mais apurada (pois tem que ser o mais real possível) e pelo simples fato de você estar voando, significa que a placa precisa renderizar várias centenas de kms quadrados com milhares de objetos e não apenas algumas dezenas de objetos mais próximos como nos jogos de tiro em primeira pessoa. Ou seja, são MUITOS mais polígonos em cena. Voar baixo sobre uma cidade com centenas de prédios, ruas, veículos, árvores e outros milhares de detalhes derruba qualquer placa. No Cliffs Of Dover, voar sobre Londres com o setup tudo no máximo me dá incríveis 4 ou 5 de FPS na 6870  B)

 
Para piorar, os simuladores não tem "fases" que são carregadas. Na verdade você tem um cenário gigantesco que precisa ser carregado de forma contínua (e suave). No caso do Flight Simulator ou do X-Plane, esse cenário é o mundo inteiro em tamanho real, ou seja, você pode decolar no Rio de Janeiro e pousar no Japão de forma contínua, passando por milhares de kms de cenário realístico pois cada km2 é mapeado por satélite. Imagina o peso disto! Detalhe: O clima é atualizado continuamente de forma realística pela internet (ou seja, se estiver chovendo no japão, vai chover no simulador)

 

Existe até uma opção chamada "Melt My GPU"  :P  no X-Plane, que consiste simplesmente socar tudo na qualidade máxima. Eu testei só de zoeira e o FPS ficava tipo 1, 3, 5... Não lembro de ter passado de 5...

 

Ainda existe opção de usar vários monitores (com ou sem recurso tipo eyefinity da AMD) aliás, já vi uns combos gringos com 6, 8 ou mais monitores enormes, mas isso deve sair o preço de um carro... olha que loucura:

 

Dsc00065.jpg

 

peter_1.jpg

 

fsc2.jpg

 

http://www.wideview.it/wideview.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Costuma ter diferença no cooler ou nas saídas.

Nesse caso em específico, além da cara do cooler e placa frontal (TDFC tem um XFX no centro e a TDJC não), a TDJC tem uma entrada dvi dual link. Esse foi o máximo de diferença que eu encontrei... fabricante de GPU tem disso, faz um monte de design, escolhe 2-3 da mesma categoria e vai fabricando lote. No próprio site da XFX eles não fornecem detalhes, só caçando em outros lugares pra descobrir os pormenores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse caso em específico, além da cara do cooler e placa frontal (TDFC tem um XFX no centro e a TDJC não), a TDJC tem uma entrada dvi dual link. Esse foi o máximo de diferença que eu encontrei... fabricante de GPU tem disso, faz um monte de design, escolhe 2-3 da mesma categoria e vai fabricando lote. No próprio site da XFX eles não fornecem detalhes, só caçando em outros lugares pra descobrir os pormenores.

 

Pois é, eu fucei um pouco e não achei nada significativo, embora tenha notado que as entradas eram sim diferentes.

 

Aliás, no caso eu tenho 2 monitores e uso DVI, e notei que muitas placas só tem um conector DVI, portanto eu precisaria de um adaptador mini-port para DVI. Sei um que tem um modelo 7950 da Sapphire vem com um cabo adaptador, mas pelo que pesquisei nesses da XFX, não vem nada.

 

Além disso não curto muito a XFX não.. Há muito tempo tive uma Geforce da XFX que apresentava artefatos, mas tudo bem, foi há muito tempo e nem dá pra considerar, mas recentemente peguei uma 7850 emprestada para testar e a bicha esquentava horrores, mais de 90 graus num jogo relativamente leve. E a solução térmica de todas parece semelhante, sem contar que acho o visual muito tosco.  Sei lá fico com o pé atrás...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu gabinete tem um fan lateral muito bom e é muito bem ventilado, tanto que nas mesmas condições em que a XFX passava de 90 graus, minha Shappire 6870 não fica em 68 ou 70, no máximo.

 

E olha que a Sapphire também tem um cooler só, mas ele é maior, o dissipador também é maior tem uns pipes de cobre gigantes.

 

Olhando pra XFX, o conjunto dissipador/fan parece bem mais vagabundo, coisa barata mesmo.


O que vocês achariam melhor?

 

- Gigabyte Radeon R9 280X WindForce 3  3GB  R$1310,00

 

- Sapphire Radeon R9 280X VAPOR-X OC 3GB R$1371,00

 

- Sapphire Radeon R9 280X 3GB BATTLEFIELD 4 EDITION  R$ 1368,00

 

Essa BF4 EDITION tem algo diferente ou vem o jogo junto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, eu fucei um pouco e não achei nada significativo, embora tenha notado que as entradas eram sim diferentes.

 

Aliás, no caso eu tenho 2 monitores e uso DVI, e notei que muitas placas só tem um conector DVI, portanto eu precisaria de um adaptador mini-port para DVI. Sei um que tem um modelo 7950 da Sapphire vem com um cabo adaptador, mas pelo que pesquisei nesses da XFX, não vem nada.

 

Além disso não curto muito a XFX não.. Há muito tempo tive uma Geforce da XFX que apresentava artefatos, mas tudo bem, foi há muito tempo e nem dá pra considerar, mas recentemente peguei uma 7850 emprestada para testar e a bicha esquentava horrores, mais de 90 graus num jogo relativamente leve. E a solução térmica de todas parece semelhante, sem contar que acho o visual muito tosco.  Sei lá fico com o pé atrás...

Aí vai bastante do gosto do freguês ^^ a XFX já foi bem piorzinha mesmo, mas tem melhorado muito em qualidade. Eu tenho uma 7970 e os únicos problemas que tive foram por causa do catalyst... mas concordo com você que ela esquenta bastante, normalmente eu rodo a 81C ingame.

 

O meu gabinete tem um fan lateral muito bom e é muito bem ventilado, tanto que nas mesmas condições em que a XFX passava de 90 graus, minha Shappire 6870 não fica em 68 ou 70, no máximo.

 

E olha que a Sapphire também tem um cooler só, mas ele é maior, o dissipador também é maior tem uns pipes de cobre gigantes.

 

Olhando pra XFX, o conjunto dissipador/fan parece bem mais vagabundo, coisa barata mesmo.

O que vocês achariam melhor?

 

- Gigabyte Radeon R9 280X WindForce 3  3GB  R$1310,00

 

- Sapphire Radeon R9 280X VAPOR-X OC 3GB R$1371,00

 

- Sapphire Radeon R9 280X 3GB BATTLEFIELD 4 EDITION  R$ 1368,00

 

Essa BF4 EDITION tem algo diferente ou vem o jogo junto?

A Vapor-X tem ótimas avaliações de temperatura. A Sapphire na minha opinião faz as placas mais robustas em termo de projeto e consegue desempenho a temperaturas e barulho bem satisfatórios. Se você for fan de BF, olhando o preço, vale mais a terceira opção, que vem com o jogo sim!

 

Uma outra fabricante de respeito é a PowerColor, em questão de silêncio é campeã. Montei um PC com um colega esse último mês e o quesito principal era tamanho e barulho, acabou pegando uma 270x junto com outros componentes como uma fonte silencer mkIII

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí vai bastante do gosto do freguês ^^ a XFX já foi bem piorzinha mesmo, mas tem melhorado muito em qualidade. Eu tenho uma 7970 e os únicos problemas que tive foram por causa do catalyst... mas concordo com você que ela esquenta bastante, normalmente eu rodo a 81C ingame.

 

A Vapor-X tem ótimas avaliações de temperatura. A Sapphire na minha opinião faz as placas mais robustas em termo de projeto e consegue desempenho a temperaturas e barulho bem satisfatórios. Se você for fan de BF, olhando o preço, vale mais a terceira opção, que vem com o jogo sim!

 

Uma outra fabricante de respeito é a PowerColor, em questão de silêncio é campeã. Montei um PC com um colega esse último mês e o quesito principal era tamanho e barulho, acabou pegando uma 270x junto com outros componentes como uma fonte silencer mkIII

 

 

Bem, acabei pegando a tal BF4 Edition pois na Kabum tinha 10% de desconto em até 3x no cartão e acabava saindo mais barato que as outras que eram da Terabyte e não davam davam desconto nesta forma de compra. (Obs: todos os preços que eu listei eram à vista no boleto com 15% de desconto, então 3x no cartão com 10% acabou saindo um pouquinho mais caro mas achei compensador).

 

E assim, acabei mantendo a tradição, pois minhas 4 placas anteriores TODAS foram Sapphire!  :lol:

 

Na Kabum também tinha uma 270x Dual-X com 4Gb de RAM por R$911 à vista, o que me pareceu um ótimo preço e um custo-benefício até melhor que essas 280x. Mas como o X-Plane é muito pesado e as 270x são até um pouquinho menos potentes que as 7950 (nos beenchs dá uma diferença de 30 a 40% para as 280x), resolvi investir de vez numa placa mais potente.

 

Curioso é que as 280x estão um pouco mais baratas que as 7970.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...