Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Fonte Aerocool 500W Strike X, Certificado 80 Plus Bronze, PFC Ativo - BOX versus Nobreak save 1 line interactive


Marcelina

Posts recomendados

Boa tarde gente.

 

Sou uma fanática por computadores e nova no fórum tenho conhecimento mediano no assunto  sei que a fonte pfc ativo é melhor utilizada sem estabilizadores,porém aqui onde moro sofre quedas constantes de energia.Tenho um nobreak em um pc mais antigo(ele ta especificado no titulo) possui 600 vats... gostaria de saber se posso utiliza-lo normalmente nesse novo pc com essa fonte sem causar danos a mesma ou em outros componentes do computador.

 

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tambem procurei muito por um nobreak, mas por enquanto desisti.

O problema é exatamente a fonte com pfc ativo. Nobreakes de onda senoidal por aproximação, quadrada, rectangular, ou qualquer outro nome que o fabricante de a ele, são na sua essencia estabilizadores com bateria. Li muitos artigos na net sobre o assunto e todos sao unamines em garantir que esses nobreaks acabam, mais cedo ou mais tarde, destruindo a fonte com pfc ativo.

Nobreak para fonte com pfc ativo somente os senoidal puro on line.

Aqui mesmo no forum tem posts com dicas a respeito:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/707570-fonte-com-pfc-e-nobreak-senoidal-ou-n%C3%A3o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde gente.

 

Sou uma fanática por computadores e nova no fórum tenho conhecimento mediano no assunto  sei que a fonte pfc ativo é melhor utilizada sem estabilizadores,porém aqui onde moro sofre quedas constantes de energia.Tenho um nobreak em um pc mais antigo(ele ta especificado no titulo) possui 600 vats... gostaria de saber se posso utiliza-lo normalmente nesse novo pc com essa fonte sem causar danos a mesma ou em outros componentes do computador.

 

Agradeço.

Confira ai se são 600 vats como você fala, 600 VAs ou 600 Watts.

vats desconheço o que possa ser..

 

De cara da para dizer que será fraco.. Somente em função da fonte e do monitor ele, o no-break deveria de ser capaz de entregar 500 Watts / 0,80 + 40 Watts = 665 Watts que em um no-break com FP (fator de potência) de 0,5 daria um no-break de 665 Watts / 0,5 = 1.330 VA's..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado gente pela rápida resposta...

 

A potência nominal(va)¹ é 600 .Nesse caso !ntruder e faller esse nobreak seria aconselhável para a devida fonte?  

Nobreak Senoidal Easy Way 1200va Trivolt Swu/bs-ti Black - Entrada 115/127/220v - Saída 115v Ragtech.

 

Ou como vi melhor mesmo seria simplesmente conectar a fonte a um filtro de linha...Ou essa fonte pode ir diretamente a tomada sem problemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qualquer fonte pode ir direto na tomada. Foram projetadas para isso.. Adicionar um bom filtro de linha visa aumentar a segurança oferecida a fonte.. Opera como um seguro e pode ajudar a preservar a fonte contra surtos de tensão da própria rede ou de raios...

 

Um no-break de 600 VA geralmente tem FP )(fator de potência) de 0,5 e com isso ele poderia entregar 600 VA x 0,5 = 300 Watts somente. Evidente que não serviria. A demanda de pico dai pode vir a ser 665 Watts como já havia calculado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse não daria conta. Conforme o cálculo de potência do faller você precisa de um nobreak de 1400VA no mínimo. 

 

Veja esse: http://www.submarino.com.br/produto/7475569/nobreak-manager-iii-senoidal-1400va-bivolt-sms-preto, Esse é senoidal puro, nas especificações dele nao existe "tempo de acionamento do inversor".

 

Pesquisando muito acabei aprendendo que;

 

Nobreak para fonte com pfc ativo tem que ser senoidal puro online.

 

1-Senoidal puro significa que ele entrega a mesma energia que sai da tomada direto para a fonte.

 

2-Online quer dizer que não há tempo, medido em milissegundos, de espera para ele entrar em operação na falta de energia da rede elétrica.

Esse, segundo li, é o grande problema dos nobreaks de onda senoidal por aproximação, quadrada, retangular, ou qualquer outro nome bonito que o fabricante de a ele.
Eles demoram x milissegundos para entregar a energia a fonte. Nesses x milissegundos a fonte ainda está alimentando o pc, os capacitores estão começando a descarregar por falta de energia e ai vem o "nobreak" e despeja energia de volta na fonte. É nessa hora que acontece a sobrecarga que pode danificar a fonte.

 

No senoidal puro online não há queda, a energia continua sendo fornecida como se não houvesse interrupção na rede elétrica.

 

3-Evite nobreak com fator de potência (FP) menor 0.7;  0.6 talvez,

 

4-Tempo de acionamento do inversor: 0,8 ms: Nobreak Senoidal não tem essa especificação porque ele nao precisa "inverter" para a bateria para continuar fornecendo energia para a fonte.

 

Esse nobreak da Ragtech que você menciona tem fator de potência 0.5, e tempo de acionamento do inversor de 0.8 ms.

 

Espero ter ajudado,e se estiver errado, me corrijam. Não sou tecnico...sou curioso !  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...