Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitor estufado na Mobo. Porque?

marcelogon

Posts recomendados

Tô mexendo num pc, que está com um capacitor estufado abaixo do pci express, o que me leva a crer que este capacitor alimenta o pci express. Só que este pc nunca usou placa de vídeo. Então me pergunto, se nunca usou placa de vídeo porque o capacitou estufou se ele nunca foi forçado? Este capacitor é importante para a placa mãe e pode trazer problema para o funcionamento do pc? A placa vai fazer 5 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Coordenador

A maioria dos capacitores da placa mãe (se não todos), são para filtro, esse capacitor pode não estar fazendo falta agora porque deve ter outros em paralelo com ele, mas é bom trocá-lo...

Um dos principais motivos que levam eles estufarem é a temperatura...

Depois de trocá-lo, verifique como esta a ventilação geral de seu gabinete.

Link para o comentário

Vida útil.

Os capacitores hoje em dia estão durando menos. Antigamente chegavam a durar uns 20 anos.

Eu mesmo tenho aqui uma placa de TV antiga de mais de 20 anos, os capacitores de por exemplo 4,7uF estão com resistência série bem baixa, indicando que estão em ótimo estado. Já alguns que eu compro novos, já vem com resistência série um pouco mais elevada.

É a tal de obsolescência programada.

http://en.wikipedia.org/wiki/Equivalent_series_resistance

Link para o comentário

Prezados, estou retornando de pois de certo período ausente, mas com referencia a Capacitores, tenho um pc aqui antigo Celeron, tinhas vários capacitores estufados e não estourados, fiquei cabreiro, quando vi  estufado e destufei eles apertando e colocando novamente como era sem retirar o mesmo, a placa está funcionando normalmente, creio que o capacitor fica inutilizada com a alteração da sua ESR, mesmo ele estufado continua filtrar...posso estar engando, mas os amigos do fórum especializados em Capacitores podem melhorar ou inviabilizar esse meu ponto de vista....

Link para o comentário

Prezados, estou retornando de pois de certo período ausente, mas com referencia a Capacitores, tenho um pc aqui antigo Celeron, tinhas vários capacitores estufados e não estourados, fiquei cabreiro, quando vi  estufado e destufei eles apertando e colocando novamente como era sem retirar o mesmo, a placa está funcionando normalmente, creio que o capacitor fica inutilizada com a alteração da sua ESR, mesmo ele estufado continua filtrar...posso estar engando, mas os amigos do fórum especializados em Capacitores podem melhorar ou inviabilizar esse meu ponto de vista....

Todos os capacitores estufados que eu meço a ESR dão valor de resistência muito alta, ou muitas vezes dão como aberto.

Link para o comentário

Todos os capacitores estufados que eu meço a ESR dão valor de resistência muito alta, ou muitas vezes dão como aberto.

Albert.. tenho um monitor lcd Samsung que ficava desligando sozinho constantemente, quando abri na sua placa tinha dois capacitores estufados, como só tinha apenas um para substituir fiz a troca de apenas um o original era de 105Cº coloquei um de 85Cºe o outro estufado coloquei de volta só corrige ele deixando na sua forma original o monitor continua funcionando sem problemas á mais de 1 ano arrisquei e deu certo. fica a dica então..
Link para o comentário

Vida útil.

Os capacitores hoje em dia estão durando menos. Antigamente chegavam a durar uns 20 anos.

Eu mesmo tenho aqui uma placa de TV antiga de mais de 20 anos, os capacitores de por exemplo 4,7uF estão com resistência série bem baixa, indicando que estão em ótimo estado. Já alguns que eu compro novos, já vem com resistência série um pouco mais elevada.

É a tal de obsolescência programada.

http://en.wikipedia.org/wiki/Equivalent_series_resistance

Aqueles Biteludos de 1 kilo cada kkkkkkkk....

Provavelmente vai queimar mais, chega uma hora que alguns capacitores inpedem que o PC ligue, quando queima vários, a placa mãe não consegue dar o start imediato sem ajuda dos capacitores, você tem que esperar uns 30 minutos ou mais com o PC na tomada para só depois conseguir ligar o PC (nesse caso da placa mãe o capacitor serve para isso)... Ainda esse ano peguei uma ASUS com 6 capacitores estufados e a placa só ligava depois de 1 hora na tomada, e se desligasse da tomada teria que esperar novamente..

Eles funcionam como uma bateria temporária na placa mãe para dar um "Empurrão" para a placa conseguir se manter ligada sozinha...

E em caso de amplificadores de som existe bancos de capacitores que servem de filtro, correção de fator potência para evitar e corrigir perdas dielétricas... Enfim, são baterias temporárias que servem pra um monte de coisas...

Link para o comentário

já coloquei no lugar 85 graus, nunca deu pau..mesmo porque sempre tem uma margem maior, e os capacitores atuais na linha de montagem, controles de qualidade deixam a desejar...

Pior que não.

Eu estava me referindo a capacitores de 1uF a 470uF, de tamanhos usados atualmente, com marcação de temperatura de 105 graus, como estes:

-font-b-160V-b-font-font-b-100uF-b-font-

Link para o comentário

Olha, qualidade de capacitor está muito ruim.

Existem alguns fabricantes que ainda possuem produtos confiáveis, e mesmo eles possuem linhas de qualidade bem superior que os normais.

Principalmente para áudio, fazem muita diferença, e custam 10 vezes mais caros que essas porcarias que compramos por aqui.

Quanto ao 85 ou 105 que os grandes capacitores costumam sempre exibir, é uma indicação da temperatura máxima que ele suporta internamente, e essa temperatura é causada sempre por um ripple muito elevado na carga e descarga do capacitor. 

Quando um eletrolítico desses começa a esquentar, é um claro sinal de uma de duas coisas : o capacitor está indo prá cucuia, ou a filtragem capacitiva é insufuciente... eu costumo usar muito mais capacitor do que o necessário, assim a corrente de ripple de carga/descarga diminui, pois um banco maior consegue sustentar a tensão em um valor maior, diminuindo a corrente que circula nos capacitores.

Quando ele estufa, é porque o aquecimento já estragou o dielétrico, e nesse caso o ESR vai dar muito mais alto ou até em aberto. Virou lixo....

Paulo

Link para o comentário

Olha, meu pai é tecnico de eletrônica a 43 anos, conserta TV`s de plasma LCD, LED e tubo, e sempre que capacitores queimaas vezes por casos desconhecidos, ele coloca umcapacitorcom capacitância um pouco maior, por exemplo, um de 10V por 880uf ele coloca um de 10 por 1000, e assim vai...

Realmente funciona...As vezes o capacitor é meio fraco para o que foi empregado e isso corrige a falha...

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...