Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Corsair Vengeance Pro 8GB 2400MHz (2x4GB) vs ASUS M5A78L-M USB3 - Configurar Clock e Latências


Raijin

Posts recomendados

  • Membro VIP

Não, não é pra ser arredondado.

 

Envie um e-mail pro pessoal da Asus relatando o ocorrido e perguntando o porque de tal situação.

 

Se bem que se subir o clock base do processador, poderemos chegar nos 2000MHz nas memórias (até mais)

 

Dê uma lida AQUI pra ter uma melhor noção a respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cara da ASUS me respondeu a resposta foi de que "AMD FX Series CPU nesta placa-mãe suporta até DDR3 1866MHz como a sua frequência de memória Padrão." Não entendi muito bem,ele quis dizer que o processador não suporta 2000mhz ? mas o clock externo dele é 2600mhz

me mandaram esse email logo depois

* AMD FX Series CPU on this motherboard supports up to(até) DDR3 1866MHz as its standard memory frequency.

Desta forma, o seu processador não permitirá que utilize frequências acima de 1866MHz, pois o controlador de memória é do processador atualmente, por herança da arquitetura AMD. Seu processador é um FX-8350, portanto dentro desta limitação já comunicada no manual do produto e especificação do mesmo.

Não confunda a velocidades de outros barramentos, estou mencionando a do controlador de memória da linha FX, que determina como a memória RAM irá funcionar.

Favor não insistir, a informação está na especificação do produto.

Espero ter ajudado

Boa semana

Atenciosamente,

Maudy Ikebe

Suporte ASUS Brasil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hehehe...uma seda e muito atenciosos e bem preparados...rs

 

Favor não insistir, a informação está na especificação do produto.

 

Estou um tanto enferrujado já na linha AMD desde que troquei meu Phenom II X6 por esse combo com i5. Mas sei que dá pra subir acima sim, só não lembro os nomes exatos do(s) clock(s) base que você precisa subir. Leu o tópico que indiquei lá em cima que trata em parte disso? Esse AQUI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Certo, vamos nos ater a 1866MHz então.

 

  • Nessa parte AQUI, em "Memory Clock Speed" selecione 1866MHz;
  • Ainda na mesma imagem acima, vá em "Dram Timing Configuration" algo meio alto como 11-11-11-30 1T, depois vamos testando e baixando aos poucos;
  • Logo abaixo da opção citada acima temos "Memory Over Voltage". Ajuste de modo que a tensão enviada as memórias seja de 1,65v. Caso tenha alguma dúvida de como ajustar isso, poste um print com as opções disponíveis.
  • Salve e reinicie o PC.
  • Rode o Aida64. Dentro dele temos uma opção de benchmarch na memória e na cache do processador (Memory & Cache Benchmarck, se não me engano). Rode e poste um print para irmos acompanhando os ganhos.

Retorne com os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso esse é o clock real das suas memórias. Memórias DDR (Double Data Rate) transferem dois dados por pulso de clock, resultando em "clocks finais" dobrados. E 1866 é mais comercial que 933MHz. Memórias 1333MHz são na verdade de 667MHz, 1600MHz são de 800MHz e assim sucessivamente. ;)

 

Reduza agora as latências para 10-10-10-30 1T e mantenha a tensão. Teste a estabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alias,Diego,pode ser falta de interpretação minha,mas olha essa parte do  post do jonny_br no  topico sobre as memorias 1600 que tu  me passou: "vale frisar aqui que o clock das memórias dependem do Clock Base HTT (ou erroneamente falando, FSB), portanto se o FSB Frequency estiver acima de [200] as memórias trabalharão acima do clock nominal se você setar o DRAM Frequency em 1600MHz(x8), ou seja, o clock será o FSB multiplicado 8 vezes, ex: 225x8= 1800MHz, isso poderá refletir em problemas para o equipamento, dependendo da qualidade."

Será que nao tem mexer no FSB/HT pra fazer as memorias trabalharem em 2000mhz ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, é justamente aí que você tem que mexer pra conseguir subir ainda mais os clocks das memórias. Procure antes a opção que "trava" o clock do PCI-E em 100MHz. Fique atento pois subindo o clock HTT, o clock da CPU sobe junto. Se não estiver afim de fazer over na CPU, reduza o multiplicador da mesma. Lembrando que junto com o clock, a temperatura sobe e a partir de um limite, que cada processador tem o seu, você precisará de maior tensão pra estabilizar, no caso de overclock do processador, o que não é nosso foco aqui no tópico.

 

Benchmarck pra GPU temos os vários 3DMarks, temos alguns da Unigine, mas se quiser estressar mesmo a GPU, é Furmark na veia. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como disse, estou um tanto enferrujado no quesito ajustes em processadores AMD, mas vamos lá....

 

Isso, clockEsse HTT é o clock base. Os demais são alcançados a partir da multiplicação do mesmo (CPU/NB, HT, clock interno do processador, clock das memórias, PCI-E, etc). 

 

Por exemplo, pra alcançar os 4GHz que seu processador está overclocado, você alterou o multiplicador dele pra 20, sendo que o clock base é de 200MHz, resultando então em 4GHz. O mesmo ocorre com as memórias. 200MHz de clock base, vezes 9,33 = 1866MHz.

 

As opções do multiplicador de memória do seu controlador são: 4, 5,33, 6,66, 8, 9,33, mas sua placa-mãe mostra o clock resultante da multiplicação. Então vá brincando com o clock base e esses multiplicadores até chegar a um valor que você ache adequado. Sem se esquecer do multiplicador do PCI-E, que é melhor você travar em 100MHz, para que ele são suba junto e cause instabilidades, bem como o multiplicador do seu processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sete em 100 então.

 

Exato CPU Ratio. Reduza de acordo com o quanto você sobe o clock base, afim de manter um clock similar ao atual no processador.

 

Um Exemplo seria HTT clock em 215MHz, multiplicador da memória em 9,33, resultando em 2006MHz nas memórias. Já o processador, pra manter próximo a 4GHz, altere pra 18,5 ou 19 o que chegaria próximo. Fique atento ao clock do CPU/NB. Vá brincando com essas possibilidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Poste um print com as opções do clock base.

 

Como você vai subir o clock base, o CPU/NB (controlador de memória e cache embutido na CPU) vai subir também. Mantenha inicialmente o mais próximo possível do padrão da sua CPU.

 

Dê uma lida no manual da sua placa-mãe. Caso não disponha do mesmo, baixe no site da Asus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...