Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Corsair Vengeance Pro 8GB 2400MHz (2x4GB) vs ASUS M5A78L-M USB3 - Configurar Clock e Latências


Raijin

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pode tentar, na pior das hipóteses não vai funcionar e você volta a configuração anterior. :P

 

Você teria que subir mais o clock base e reduzir o multiplicador da CPU e talvez da memória, pra ficar mais próxima de números redondos (apenas estética).

 

Talvez peça um pouco mais de tensão pra estabilizar em um valor próximo a 2400MHz nas memórias.

 

Seria interessante um pouco de over no controlador de memória (CPU/NB), para tirar proveito dessas memórias mais rápidas. Porém, faça uma coisa de cada vez, para que possamos isolar possíveis problemas / instabilidades.

 

Perceba também que sua CPU está em overclock no momento. Se permanecer estável, não tem problema, mas o ideal é ajustar um por vez, como falei acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei o que tu falou aqui. no caso tentei setar as memorias em 2200mhz(2203 pra ser mais expecifico),reduzi  o multiplicador de 18.5 pra 16 e mudei a tensão de 1.65 para 1.7 mas nao  funcionou.Na tela de boot fica escrito a mensagem "o.c failure"   to fazendo algo  errado ou nao vai ter jeito  mesmo ?  :o

E eu notei que o processador está em o.c sim,ele tá em 4.4 ghz ou to interpretando errado ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como disse, conforme você sobe o HTT clock, o CPU/NB sobe junto, pois utiliza esse mesmo clock. Procure no bios onde você pode baixar um pouco o clock do CPU/NB. Por hora, mantenha próximo ao padrão. Mas talvez seja a memória que não esteja suportando mesmo, visto que os 2400MHz são para o perfil XMP, voltado a intel. Você relaxou um pouco os timings das memórias ao tentar subir o clock? Tente subir um pouco pra algo como 12-12-12-35. Enfim, são várias as possibilidades. Por isso digo pra ir ajustando um por um, pois se der pau, sabemos onde mexer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, é justamente pra isso que serve o clock base. Através dele e utilizando um multiplicador chegamos aos demais clocks, como da CPU, memórias, PCI-E, CPU/NB, HT LInk, etc. Leia o manual da sua placa-mãe e veja onde você deve mexer para ajustar o clock do CPU/NB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui setar em "2200" as memorias,mas nao ficou estavel,quando abro algum jogo que nem need for speed rivals,dá BSOD! Será que é por causa da temperatura do  cpu quando abre o jogo ? Pode parecer uma coisa obvia,mas quando tu fala de manter o cpu/nb perto do padrão, tem que ser superior ao padrão né ? quando tentei menos que o padrão,nem dava boot no pc. Hm,o over do processador nao para de subir,se eu quisre diminuir isso,tem que reduzir mais cpu ratio  né ?

 

_t35q.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hehehe...eu diria que está instável devido a esse clock todo na CPU, reduz isso pra próximo do padrão, conforme já lhe indiquei. Coloque o CPU Ratio em 17. Mantenha o CPU/NB em 2200 e o HTT clock acho que é 2000 o padrão dos FX. Por hora limite-se a ajustar os clocks das memórias. Como já disse uma coisa de cada vez. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara,o que eu to deixando passar sem ser visto aqui ?(to sem pilha na camera digital) ja cheguei  a colocar  o multiplicador de memoria em 14,mas mesmo  assim  o aida64 continua dizendo que ta em 20.5,sempre.desculpa se eu pareço insistir em algum erro,mas tá difícil de entrar na minha cabeça.

 

Clock base: 236

memory clock:2203

PCIE clock:100

cpu ratio:17

cpu\nb pfrequency: 2360(nao consigo colocar em 2200,do 2124 pula direto pro 2360 e o 2124 nao dá boot no  pc)

memory voltage: 1.70

latencia: 12-12-12-30


É impressão minha ou tem algo  interferindo no multiplicador do  cpu,fazendo com que mesmo que eu reduza ele pra 17 ou menos,ele fique sempre no padrão 20.5 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem uns ajustes que sua placa-mãe só aceita mudando pra overclock manual, você até já deve estar sabendo, mas procure por isso.

 

Outra possibilidade é um bug no bios da placa-mãe. Tente uma atualização de bios. Novas versões por vezes abrem o leque de compatibilidade / estabilidade da mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hehehe...é que já são 4 páginas e acabei me perdendo. :D

 

Estranha essa questão do multiplicador não salvar um valor menor....Como disse estou um tanto enferrujado no quesito over em AMD, então acho que não terei mais nada a adicionar, mas já pensou em manter as memórias por volta dos 2000MHz mesmo? Ou aguarde algum outro colega. Dê uma pesquisada também no setor de overclock do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To contente com 2000mhz mesmo,mas se surgir oportunidade coloco em 2400 eu ponho.Pois é,na bios aparece o multiplicador que eu coloquei,mas no aida64 e outros programas aparece sempre 20.5,pode ser algum conflito de software,vai saber... Bem,vou dar o assunto resolvido,caso eu descubra algo eu digo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...