Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida sobre fonte +12v 42a para GTX 780 Ti

AdrianoLui

Posts recomendados

Boa Noite.

estou com uma duvida.

eu tenho essa fonte:

e tenho um i7 4770k + water cooler e to pensando em comprar uma placa de video GTX 780ti , essa do link abaixo.

ela ta pedindo +12v 42a , só que minha fonte chega a 40a.

preciso trocar de fonte? essa minha fonte é boa para minha configuração? terei problemas futuros com gargalos ou algo do tipo?

outra coisa que queria perguntar é que onde eu moro acorre muitas quedas de energia ,quando o PC esta ligado essas quedas podem danificar a fonte?

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, ja que você pode seguir meu conselho, então vou dar um conselho 100% eficaz....

Se for comprar uma nova, compre uma de no mínimo, no mínimo 500 watts reais para essa placa, pois uma placa de 3GB e 384 bitsd e GPU vai puxar uma energia amais, o ideal seria uma de 700 ou 750 watts, para garantir mesmo.. E nãoa conselho você a comprar online pois muitas não prestam e são paralelas do pior fundo de quintal....

E se for usar estabilizador ou No-Breack numa fonte dessas deixe no máximo só o PC modem e telefone ligados nele, e que seja de 800 watts pra mais, pois se sobrecarregar terá uma queda de energia ou atémesmo queimar placa e fonte....

Link para o comentário

Fala Adriano, boa madruga!

Eta plaquinha violenta! Segundo o teste do CdH a respeito de sua fonte, parece-me que não precisará trocá-la. Realmente ela consegue fornecer a potência prometida de 600W dentro do programa 80 Plus com boa qualidade em suas linhas de tensão. Veja o teste: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Cooler-Master-Silent-Pro-M-600-W/1910/1

Seguramente ela tocaria seu sistema + a GTX780 ti, já que ela consome em pico 250W. A questão seria mesmo o quanto você usa de overclock em seu i7 4770K, se vai tacar um OC também na GTX e além dos demais componentes. Se costuma usar tudo em stock e o WC + fans (o conjunto do WC consome menos que um DVD-ROM), ok. Agora se faz uso de overclock pesado no processador e planeja fazer na GTX, já não teria tanta certeza que a CM 600W Pro trabalharia com uma margem boa de segurança.

outra coisa que queria perguntar é que onde eu moro acorre muitas quedas de energia ,quando o PC esta ligado essas quedas podem danificar a fonte?

Sua fonte trabalha normalmente em uma faixa de tensão elétrica de 90V a 264V de forma automática graças ao recurso PFC ativo que está equipado nela. Se essa variação for suficiente para desligá-la, o que prejudicaria seria algum trabalho não salvo ou a jogatina no momento da tal queda. Se quiser proteger seu possante para casos de surto de tensão, um bom filtro de linha fará esse papel. O Upsai 1200FHT ou o Clamper Multiproteção fazem bem essa tarefa. Vou até passar um link do fórum para se inteirar melhor: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/766491-recomenda%C3%A7%C3%A3o-de-filtro-de-linha/page-186

Valeu Adriano, abraço!

Link para o comentário

Fala Adriano, boa madruga!

Eta plaquinha violenta! Segundo o teste do CdH a respeito de sua fonte, parece-me que não precisará trocá-la. Realmente ela consegue fornecer a potência prometida de 600W dentro do programa 80 Plus com boa qualidade em suas linhas de tensão. Veja o teste: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Cooler-Master-Silent-Pro-M-600-W/1910/1

Seguramente ela tocaria seu sistema + a GTX780 ti, já que ela consome em pico 250W. A questão seria mesmo o quanto você usa de overclock em seu i7 4770K, se vai tacar um OC também na GTX e além dos demais componentes. Se costuma usar tudo em stock e o WC + fans (o conjunto do WC consome menos que um DVD-ROM), ok. Agora se faz uso de overclock pesado no processador e planeja fazer na GTX, já não teria tanta certeza que a CM 600W Pro trabalharia com uma margem boa de segurança.

Sua fonte trabalha normalmente em uma faixa de tensão elétrica de 90V a 264V de forma automática graças ao recurso PFC ativo que está equipado nela. Se essa variação for suficiente para desligá-la, o que prejudicaria seria algum trabalho não salvo ou a jogatina no momento da tal queda. Se quiser proteger seu possante para casos de surto de tensão, um bom filtro de linha fará esse papel. O Upsai 1200FHT ou o Clamper Multiproteção fazem bem essa tarefa. Vou até passar um link do fórum para se inteirar melhor: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/766491-recomenda%C3%A7%C3%A3o-de-filtro-de-linha/page-186

Valeu Adriano, abraço!

não pretendo fazer over por um bom tempo , então estou tranquilo em relação a fonte?

Link para o comentário

Na área!

não pretendo fazer over por um bom tempo , então estou tranquilo em relação a fonte?

Adriano, antes de mais nada, eu usei a ferramenta de cálculo de PSU para ter certeza. Além de por o que mencionou em sua config, coloquei mais dados como:

- 4 módulos de RAM DDR3;

- DVD-ROM;

- 1 SSD e 2 HD SATA padrões;

- 1 Saída USB ocupada (Caixas de som)

- 4 Fans 12 cm (além do kit do WC)

- WC Corsair H100.

O cálculo sem over deu 428W. Confesso que recalculei as contas achando que era pouco, mas é isso aí. Não sei se o que coloquei para completar corresponde à sua realidade, creio que não ficará muito além disso não Adriano. Confirmando a situação aqui, a CM Silent Pro 600W atura na boa (e com boa folga).

Abraço!!

Link para o comentário

Na área!

Adriano, antes de mais nada, eu usei a ferramenta de cálculo de PSU para ter certeza. Além de por o que mencionou em sua config, coloquei mais dados como:

- 4 módulos de RAM DDR3;

- DVD-ROM;

- 1 SSD e 2 HD SATA padrões;

- 1 Saída USB ocupada (Caixas de som)

- 4 Fans 12 cm (além do kit do WC)

- WC Corsair H100.

O cálculo sem over deu 428W. Confesso que recalculei as contas achando que era pouco, mas é isso aí. Não sei se o que coloquei para completar corresponde à sua realidade, creio que não ficará muito além disso não Adriano. Confirmando a situação aqui, a CM Silent Pro 600W atura na boa (e com boa folga).

Abraço!!

a configuração é quase essa mesmo , é que sou leigo em relação a energia , então esses 12v 42a  que a placa de video pede , a minha fonte fornece os 42a  ou mais?

Link para o comentário

Oba!

então esses 12v 42a  que a placa de video pede , a minha fonte fornece os 42a  ou mais?

Adriano, normalmente os fabricantes de VGA pedem uma potência mínima para seus produtos por desconhecer o restante da configuração do usuário, e, principalmente, o modelo da fonte que será usada. Veja que até eu mesmo tive alguma dificuldade em descobrir parcialmente sua configuração para oferecer um dimensionamento próximo da realidade de seu micro.

Antecipando isso tudo (e mais alguns motivos...) eles costumam "chutar muito alto" os valores para minimizar tal risco. Na mesma página da EVGA, publicaram o consumo da GTX 780 ti (em clock padrão, claro) de 250W (ou quase 21A na linha de 12V). Já que sua fonte é seguramente boa, pois fora abalizada pelo CdH (com testes de bancada e realizadas por pessoas do mais alto nível em conhecimento elétrico), tranquilamente dará conta da "responsa" que terá.

Veja só mais detalhes sobre o por quê dos fabricantes pedirem tanta potência para as placas de vídeo (Fallercurso 2000): http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/968149-10-raz%C3%B5es-para-o-fabricante-da-placa-de-v%C3%ADdeo-pedir-fonte-de-exagerada-pot%C3%AAncia/

Sucesso total, meu camarada?

Abraço!!

Link para o comentário

o ideal seria uma de 700 ou 750 watts, para garantir mesmo

Para mim isso é exagero. Segundo testes a gtx 780ti "puxa" na faixa de 250w em full load.

Caso de estabilizadores, há um tópico no CDH sobre isso:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/613646-raz%C3%B5es-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

Fallercurso 2000

auhauhuah

Link para o comentário

O dia raiou...putz, ferrou!

muito obrigado Cabelo75 por esclarecer minha duvida. me ajudou bastante.

Disponha do fórum sempre, Adriano! Precisou, é só postar!

auhauhuah

Grande Ed! Realmente "abusei" em linkar os cursos que compõem o Fallercurso 2000 hoje, auhauahuahauh!! Fazer o quê, né não? 

Abraço rapaziada!!

Link para o comentário

Edgar Pereira, interessante ressaltar isso do estabilizador atrapalhar na fonte do PC, acontece muito problema com isso...

Para mim isso é exagero. Segundo testes a gtx 780ti "puxa" na faixa de 250w em full load.

Sim mas em geral, acredito que não se deve contar somente com a placa de vídeo ja que ele esta com um i7 de 4,7 Ghz...

Quando o cliente me pede para dizer o que fazer eu sempre indico uma fonte com base em processador e placa de vídeo para não ter problemas futuros e nunca tive problema com isso...

Isso me lembra 2 aparelhos de som da sony que troquei a saída de áudio uma vez, queimou porque os clientes usavam altofalantes a mais no som e queimava a saída, troquei duas vezes disse para não usar e voltava queimada e eu levei a culpa 2 vezes....Nesse caso não da pra colocar uma mais forte, mas no caso de fonte da...

Você esta certo sim mas, um clock desses a GPU faz a potência oscilar o tempo todo, ainda mais se tiver jogando jogos pesados no ultra...

Mas a fonte dele consegue suprir sim...

Link para o comentário

Sim mas em geral, acredito que não se deve contar somente com a placa de vídeo ja que ele esta com um i7 de 4,7 Ghz..

Não, não, com certeza... só ressaltei sobre o consumo da placa de vídeo (sem OC) e deve se lembrar da CPU também. Tanto em fórum quanto fora daqui não pode sugerir qualquer fonte sem a mínima pesquisa (review) sobre.

Link para o comentário

Pessoal, já aproveitando o tópico do colega Adriano.

Comprei algumas peças e estou em dúvida se comprei a fonte certa:

Config:

- Processador I5 3570 = 780,00 (kabum)

- Placa mãe Asrock z77 extreme4-m = 400,00 (oemshop retirei em mãos Maringá)

- VGA Zotac GTX660 = 670,00 (oemshop retirei em mãos Maringá)

- Fonte aerocool 500w = 180,00 (oemshop retirei em mãos Maringá)

- memória corsair 4gb enveance 1600 = 178,00 (mercado livre) por enquanto irei ficar com 4gb depois compro outro pente.

- HD Sata3 1tb Seagate 7200 64mb ultra slim

Faltam:

- Gabinete (estou querendo pegar o Corsair 300R ou o 500R);

Link para o comentário

Fala Vhsaldivar!

Já que tá na atividade na fila no tópico, o fácil foi mesmo é estimar a potência mínima para tocar o micrão em full (lembrando, valores sem overs de VGA e CPU, já que a ASRock Extreme dá pra fazer um "mandrake" de overclockar 0,4 GHz no turbo core nos i5 e i7 "non-k", isso aí é outro papo...), Nos cálculos aqui deu cerca de 285W, isso contando com a config com 2 RAMs DDR3 + DVD-ROM + 1 Saída USB (Caixas de som) + 3 fans de 12cm.

Vhsaldivar, o perrengue mesmo foi achar testes, ou algum review bacana a respeito de sua Aero 500W (deve ser a Strike-X). Só a vi externamente, assim como parte de seu circuito em um site turco. Nas fotos, além de constatar que ela possui elementos de filtragem, no rótulo dela diz que entrega quase sua potência declarada na linha de 12V: 492W (isso é bom), além de ter o selo "80 Plus bronze", apesentando boa eficiência energética de 82% em full load. Significa que ela não foi feita a "nádega-lelê" (censurou, ueahueah!!).

aerocool-strikex2.jpg

Já que a Aero não costuma dar muita mancada em fontes, estando em conformidade ao programa 80 Plus e a demanda de seu micro será atendida com muita folga, dá pra ficar tranquilão quanto a isso, Vhsaldivar, acredito que ela tocará seu sistema numa boa. 

Abraço!!

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...