Ir ao conteúdo

2X1GB Kingston DDR2 667MHz vs Gigabyte GA-945GCM-S2C - Erro estranho nas memórias ou slot da placa-mãe?

Alessandro Nilsen

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

Estou com o computador do vizinho com o seguinte hardware:

Placa mãe: Gigabyte GA-945GCM-S2C

HD: HD502HJ com bad blocks (eu tinha um igual, também apareceram bad blocks!)

Memórias: 2X1Gb Kingston DDR2 667

Placa de vídeo: Nvidia 7300GT 256mb 64bit

Fonte: C3 Tech PSN-350S2 350W

CPU: Pentium 4 2.67Ghz

O problema é o seguinte, quando ele está frio, funciona normalmente, mas se for reiniciado, o sistema operacional trava e não inicia, no caso do Windows ele trava na tela "Iniciando o Windows" antes de aparecer aquele desenho pulsante. No linux há um kernel panic com os seguintes dados,  "Kernel panic - not syncing: VFS: Unable to mount root fs on unknown-block(0,0)".

Sem saber ao certo o que era, fui testando até chegar nas memórias. Iniciei um Live CD e rodei o memtest86+, com o pc frio, o resultado foi esse:

post-407948-0-02828000-1392143353_thumb.

Nenhum erro.

Imediatamente depois de reiniciar o computador após o teste sem erros:

post-407948-0-65849700-1392143445_thumb.

Vários erros, e o teste não alcançou nem 1% de conclusão!

Após esses testes eu comecei a desconfiar não das memórias, mas dos slots das mesmas.

Alguma sugestão do que eu devo fazer? Obrigado!

• Membro VIP
Postado

Remova as memórias e passe uma borracha escolar branca nos seus contatos.

Aproveite e limpe os slots de memória da placa-mãe. Um pincel (sem uso) ou escova de dentes velha ajuda aqui.

Rode o Memtest com um módulo de memória por vez e em um slot e depois no outro.

Postado

Olá! Eu já limpei as memórias com borracha, mas não adiantou muito.

Os testes que eu fiz foram inconclusivos, hora dava erro, ora não, por exemplo, se o pc estivesse frio não dava erro, não importa qual slot ou memória, se eu rodar o memtest com o pc "quente", já acusava erros, independente do slot/memória.

Por causa disso comecei a pensar, esse pc tem um Pentium 4 e um dissipador enorme, não seria o peso do dissipador + calor o possível causador disso tudo? Lembrando que o dissipador é original e está bem fixo.

Estou pensando em limpar os slots com álcool isopropílico ou spray limpa contatos pra ver se resolve. Mas antes vou testar sua dica de limpar com escova de dentes.

• Membro VIP
Postado

Não deve ser o peso do cooler, mas em se tratando de informática, tudo pode ser e tudo pode acontecer.

Tente também desmontar todo o PC e limpar peça por peça.

Teste as memórias em outro PC.

Em último caso, teste com outra placa-mãe.

Nos informe os resultados dos demais testes. ;)

Postado

Depois de desmontar o pc e limpá-lo como sugeriu, descobri algo estranho. As duas memórias são diferentes mas são do mesmo modelo, pesquisando descobri que uma delas é original Kingston e a outra, uma falsificação!

Sabendo disso, fiz um teste mais aprofundado, a memória falsificada dava erro sempre, mas curiosamente, quando o pc estava frio. ela funcionava perfeitamente.

Agora é trocar a memória e bola pra frente!

Agradeço a ajuda!  :)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!