Ir ao conteúdo

Amplificador para guitarra.

96daniel96

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, eu fiz um amplificador para guitarra, usando dois transistores, ficou bom.

Eu montei com base nesse circuito

art0444_01.jpg

Tirado do http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/52-artigos-diversos/3261-art444

Com alterações, como R1 e R2, que coloquei valores próximos, o potenciometro coloquei um de 50 k por que o vendedor me vendeu errado, e para poder abaixar esses 50 K coloquei um resistor de 68 k entre o terminal do meio e cada um dos lados. Também coloquei um led.

Funcionou bem mas com um pouco de ruido. Ficou bem pequeno, a placa ficou um pouco menor que o suporte de pilhas e o circuito menor ainda.

Agora vem o problema:

Eu comprei dois auto falantes de 8 Ω. material e fiz um amplificador com tda 2003, ele amplifica som do computador mas da guitarra não, alterando o capacitor de entrada melhorou, mas ou atrapalhava nos graves ou nos agudos e continuava baixo, então resolvi fazer um com base no de cima.

Eu vou começar esse mês o terceiro ano de técnico de eletrônica, vou estudar amplificadores como esse, acho que até o nome disso é amplificador darlington, se não for algo parecido, e eu não vou esperar aprender a fazer isso, a calcular tudo para poder fazer meu amplificador.

Gostaria de sugestões para amplificar guitarra.

Projeto atual. Fiz um amplificador igual o de cima com as seguintes diferenças:

R1=R2=1MΩ

C1=10µF(não tinha outro menor.)

Mas os seguintes componentes a mais:

Capacitor de 470µF em série com os auto falantes.

Resistor de 470Ω no coletor do BC558 indo para o terra.

Ele não está amplificando guitarra, ele só ta amplificando a saida de fone do computador.

Eu queria sugestão de como fazer funcionar.

Eu pensei em fazer tipo um pré amplificador, igual o mostrado, usando mesmo transistores, com um zener regulando para 3 volts.

O que vocês acham?

Desculpe pelo post grande obrigado pela atenção,.

Postado

Vocês conhecem algum amplificador mais simples possível usando fonte de 12 ou 9v, alto-falante 4 ohms 10W?

Eu fiz um com TDA 2003, mas ele não ta funcionando como esperado.

Só mais para o futuro eu vou poder fazer um amplificador maneiro, potente e tal, agora só quero fazer funcionar o amplificador de 10W.

Eu nas tentativas já consegui pegar até rádio AM menos a guitarra, no máximo que consegui mexendo nos capacitores pegar mais as notas mais agudas ou mais graves, mas o som é sempre baixo.

Quanto aquele ser amplificador de corrente ou não eu não sei, só sei que funcionou.

Eu montei esse circuito com tda 2003.

http://umtoc.com/circuitos (é o mesmo circuito do datasheet)

Mas não funciona e quando testo com a saida do computador até que fica com volume agradavel.

Não sei se para o circuito do tda2003 devo criar um novo tópico.

Conto com a ajuda de vocês que sabem mais. Agradeço a atenção.

Postado

O circuito com os transistores funcionaram, mas completamente distorcido.

O tda2003 e um amp de potencia, amplifica sinais de uns 0.5V para dar a potencia na saida, e mesmo assim não chega nem perto de 10w em 12V.. Fica perto dos 3W apenas!

Postado

O circuito com os transistores funcionaram, mas completamente distorcido.

O tda2003 e um amp de potencia, amplifica sinais de uns 0.5V para dar a potencia na saida, e mesmo assim não chega nem perto de 10w em 12V.. Fica perto dos 3W apenas!

Perto dos 3W não é tanto mais é uma faixa boa.

Mas não sai som quase nenhum dos auto falantes, no máximo ruido, mas já fiz sair um som que só percebi encostando o ouvido no alto-falante..

Resolvi ligar em 17V

Peguei uma fonte de computador. Usei a saida de -12V e 5V para ficar 17 V

Apresentou muito ruido, bastante mesmo.

Eu fiz uma placa e a parte do jack e capacitor de entrada ficou no protoboard.

Mexi nos capacitores e conectei a guitarra ficou menos ruido mas som não escutei não.

Só que eu não pude fazer muitos testes porque o capacitor, que fica em série com o alto-falante explodiu, e ainda explodiu na minha cara, deu para sentir na cara não sei se foi o óleo ou um vento. Eu ainda vou ter que comprar outro capacitor com tensão maior, mas tenho outro de 16V que posso ligar ainda em 12V.

Vocês acham que funcionaria se eu ligasse esse amplificador com tda 2003 usando o a pilha como pré amplificador?

A distorção com o amplificador a pilha fica baixa, só a pilha não estar muito fraca.

Alguém conhece um circuito de preferência alimentado por 12V que use de preferência transistores? Ou um circuito que amplifique o sinal da guitarra para o tda2003?

Desde já agradeço a atenção

Postado

A sua eu não sei, mas a minha da 300ma e é 355W real!

sao dois 12V 15A cada!

A capacidade de corrente do -12V, poderia ser igual aos 12V, são enrrolamentod simétricos, portanto a potencia no -12V só é limitado pelo diodo retificador, ou pelo espessura do fio do enrrolamento no trafo! Não tem outra coisa que limite a corrente dos -12V a não ser isso..

http://1.bp.blogspot.com/-CY-NipYNM4A/TigMS8O5ykI/AAAAAAAAAxA/5qcU73mCgZk/s1600/10.gif

Postado

Bom os 355W deve ser falsos talvez.. Mas posso tirar os 300mA em -12 ja que é no mesmo trafo junto com os outros heheh!

Agora esses TDA a maioria também são watts falsos!kkkkkkk

Muito distorcidos... Sem muita qualidade...

Postado

Só para constar, eu tentei usar aquele circuito que postei para fone de ouvido como pré amplificador.

Usei uma fonte chaveada de 12 V. Deu um ruido insuportavel.

Depois uma fonte linear regulavel(com lm317), e o barulho diminuiu, deu até para escutar o som da guitarra mas o barulho era mais alto do que a guitarra. Aquele circuito, toda vez que eu encosto na saida, o coletor do bc558, é um barulho insuportavel. Não sei porque isso se é a saida, não deveria interferir tanto.

Se for passivo esse pre: http://www.electronica-pt.com/imgps/pre-amp-micro.gif
Te aconselho a usar o tda2030 no lugar do 2003, o 2030 possui uma amplificaçao bem mais linear que o 2003!

Vou ver esse circuito, é barato. Funciona bem com guitarra?

a saida -12 se liga um led desarma kkk

Vou usar outras fontes.

watts falsos kkkkk

Que tal 30 Watts em 12V? Ta bom pra você?

http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet/philips/TDA1560Q.pdf

Bom estaria mas eu ia ter que mudar tudo. Vou ficar com o do tda2003

Talvez eu demore mais de uma semana para comprar os componentes, mas eu volto a responder.

Postado

Mas pra que você quer -12V? Dando 300mA ou 1uA tanto faz, nao sei pra que você quer usar ele kkkk

O tda2003 da 3W em 12V, você disse que ta bom assim! O pre amplificador que passei e de microfone, funciona perfeitamente!! No caso você usa o microfone que ja esta na guitarra, e na saida dele você liga na entrada do tda2003.

seu captador deve ser passivo ja que nem o tda2003 consegui amplificar em bom nivel, use uma bateria de 9V e ponhe o pre junto com a guitarra.

• 2 semanas depois...
Postado

Demorei mas voltei.

Aquele primeiro amplificador que eu fiz para fone de ouvido eu coloquei numa caixa de ferro, e descobri que o jack j10 da entrada tava invertido fazendo a guitarra ficar em curto com a carcaça. Eu desinverti e o amplificador para fone agora ta sem ruido nenhum, quando eu encostava nas cordas interferia no som, pegava radio am, só tem uma leve distorção mas é pouca da para levar.

Quanto ao do tda eu fiz aquele pré amplificador e ficou bom no volume, mas a qualidade do som ficou meio ruim pros graves, e bastante ruido, não sei se tem alguma coisa haver do alto-falante também ta todo ferrado furado, colado e tal.

Acho que quando fizer a placa do pré amplifiador e colocar numa caixa deve melhorar bastante que nem no outro amplificador e ficou sem nenhum ruido que eu possa escutar.

E também queria saber quanto a fonte de 18V, acho que nem tem fonte chaveada desse valor.

O que me recomendam, comprar uma fonte chaveada de um valor maior e regular para 18 ou fazer uma fonte linear com transformador e tudo.

Para 18 V o circuito precisa de quanto de corrente?

Quanto a fonte de computador eu usei a saida de -12 junto com a de 5 para alimentar o circuito com 17 v.

Na carcaça da fonte ta escrito que a saida de -12 aguenta 0.5A, ela tem vários capacitores estufado e vazando.

Obrigado a atenção.

Postado

A minha de 355W é 300mA em -12V!

So não use ela! Use os +12

Roberto, isso que eu chamo de determinar a potência com exatidão... 355 watts ???? Desse jeito vou começar a falar que a minha fonte do amplificador fornece 1.973 watts.....

Não podia ser 350 watts não ????? Kkkkkkk

Um abraço !

Paulo

Postado

kkkkkkkkkk alto falante ferrado, fonte ferrada kkkkkkkkkkkk po troca tudo kkkkkkkkkkk

bom se a fonte for 0,5A em 12V e for verdadeira...

Pelo menos eu sei q a minha n é estão verdadeira kkkkkkk nem os filtros dr linha na entrada tem, so tem jumpers no lugars dos indutores kkkkkkkkkkkkk

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!