Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carregador de bateria de laterna de bicicleta deixou de funcionar

alexandre.mbm

Posts recomendados

• Membro VIP

A título de apresentação, eis carregador e bateria:

vt8g.jpg

Na minha mão mesmo, enquanto conectava à tomada para mais uma carga, deixou de funcionar. O LED do carregador não mais acende.

1ª pergunta: Posso testar o LED sem dessoldar da placa?

Abri o carregador e identifiquei coisas estranhas em uma perna de cada transistor:

i35w.jpg

Esse material não parece sólido. Cheguei a catucar com a ponta da chave de fenda e pareceu "melado". Também não parece que tenha descido dos componentes.

2ª pergunta: Será que desceu?

4cer.jpg

É curioso, mas acho que "essas coisas" subiram da placa de circuito impresso e são apenas "derretimento" dela. Acho que subiram pela perna quente do componente.

3ª pergunta: E se for assim, provavelmente não afetam o funcionamento, afetam?

wppu.jpg

Um dos modelos de componente. São três e todos muito parecido. Não olhei os códigos.

d1gb.jpg

A imagem acima reforça a ideia de placa derretida. Se for, suponho esses derretimentos não serem causa do mau funcionamento.

4o2u.jpg

Observem que a placa deve ter derretido com o calor do corpo do transistor. Isso corrobora minhas suspeitas anteriores.

Então se a causa do problema ainda não deu as caras, só pode ser no que vem a seguir.

ia3i.jpg

Não sei, mas estou achando que essa coloração amarronzada em volta das soldas seria apenas falta da camada verde da placa, sem maiores danos.

4ª pergunta: Alguém sabe dizer o porquê dessa coloração amarronzada em volta das soldas?

qdgs.jpg

Acho que a causa do problema está aqui: falta de continuidade na trilha superior. Não pude testar. Estou com vontade de tentar fazer uma ponte de fio mesmo sem o teste. Não tenho multímetro. Eu escolheria um fio como o que usaram para conectar o suporte da bateria.

5ª pergunta: Alguém tem alguma observação?

ve9x.jpg

Outra trilha superior que pode estar interrompida.

6ª pergunta: Fora isso, alguém tem alguma observação a respeito do aspecto da placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é um tipo de zinabre.

A parte verde da placa é um verniz de proteção para proteger as trilhas e o zinabre coroe o verniz expondo o cobre da trilha que você acha que está interrompida na ultima foto, mas não está.

Essa parte amarronzada é a placa de fenolite propriamente dita, sem o revestimento de cobre e sem o verniz verde, essas áreas foram muito aquecidas na hora da soldagem ou não pegou verniz, ou foi feito propositalmente para as ilhas e trilhas não ficarem muito proximas. Não é um defeito.

Você pode testar o LED colocando as pontas de prova de um multímetro nele e ele acenderá, dificilmente ele estará queimado.

O zinabre é corrosivo e fecha curto nas trilhas, ilhas e "pernas" dos componentes. Limpe o zinabre.

Assim só olhando é difícil diagnosticar e as fotos nem são da placa inteira.

Link para o comentário

• Membro VIP

O zinabre é corrosivo e fecha curto nas trilhas, ilhas e "pernas" dos componentes. Limpe o zinabre.

Então deve ter curto em tudo que é canto...

Eu só devo fazer a limpeza com limpa contatos?

Assim só olhando é difícil diagnosticar e as fotos nem são da placa inteira.

Eu poderei postar fotos da placa inteira, mas fazendo uma inspeção visual não encontrei algo mais estranho do que o que resolvi mostrar com as primeiras fotos. Olhei os capacitores. Parece que só é um. Olhei as pernas de cada componente, se não romperam.

Farei os testes de continuidade, quando puder. Até lá, há algo mais que eu possa fazer?

@cesardelta1, as trilhas que eu penso estarem interrompidas são aquelas mais finas e compridas. Cada um tem um ponto escuro (não verde). Em cada uma das duas últimas fotos, são a primeira trilha de cima. Trilhas diferentes, são duas; uma em cada foto. Era pra isso que você já estava olhando quando me respondeu?

Link para o comentário

Pode limpar com limpa contatos ou benzina, inclusive pode dar uma lavada na placa toda com limpa contatos e um pincel ou um pano para tirar o melado do zinabre.

Só os testes no multímetro te dirão o problema.

Olhando as fotos, as trilhas parecem estar sem o verniz em algumas partes, más passe um bom bril nessas areas e verá se o cobre da trilha esta presente ou se está corroído.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...