Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo distorcido/"torto" pode diminuir a tensão?


Wolf.RAC

Posts recomendados

Bom dia.

Gostaria de saber se um cabo mal encaixado, "torto", distorcido, gastado, poderia diminuir a tensão (V)?

 

No caso aqui, é referente à tensão de +3,3V do cabo ATX 20+4 pinos da fonte de alimentação do meu PC (ver na minha assinatura).

Tem horas que essa tensão de +3.3V abaixa para quase +3V, e quando isso aconteceu, certeza que o computador "reseta" e vem uma mensagem da BIOS informando "undervoltage"...

Curioso que quando reconecto esse cabo ATX 20+4P, dou uma mexida nele, a tensão de +3.3V melhora. Geralmente fica em média +3.26, mas já teve vezes que ficou em +3.31V.

Outro detalhe: a ponta do cabo ATX 20+4p fica "quente" conforme o computador ligado, isto quando vou reconectar o mesmo cabo. Mas imagino que fique assim sempre depois de um tempo de uso.

Perguntei mais a título de "elêtronica", algo que não sei muito bem.

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Wolf!

 

 

 

Gostaria de saber se um cabo mal encaixado, "torto", distorcido, gastado, poderia diminuir a tensão

 

A minha opinião não é de quem é chefe do assunto, entretanto, pode ser que o conector pode estar oxidado ou o cabo não estar devidamente em contato (por rompimento), fazendo com esse mau-contato aqueça o cabo defeituoso e, na pior das hipóteses, provocar um incêndio. Agora não saberia dizer se um cabo parcialmente rompido diminuiria o valor da tensão desta forma.

 

Outro caso para esse sintoma, nisso não acredito porque sua fonte é boa, é que algum componente responsável pela linha de 3,3V está defeituosa ou simplesmente a demanda por essa tensão está acima da capacidade da fonte. Falo isso porque estou com a mesma situação em uma fonte "frankstein" que remontei, apresentando tensões de 12V e 3,3V bem abaixo dos padrões.

 

Wolf, como posso estar redondamente enganado por apenas ter uma pequena noção sobre o funcionamento de fontes, espere as opiniões dos amigos do fórum mais experientes de elétrica e eletrônica para te dar uma moral técnica apropriada ao episódio.

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...