Ir ao conteúdo

8GB (2x4GB) 2400MHz vs Asus Sabertooth Z87 - Compatibilidade

Pachecomn

Posts recomendados

Postado

Holá pessoal, estou com uma dúvida:

Comprei recentemente:

uma placa mãe asus sabertooth z87 

um processador i7 haswell 4770k 

uma fonte thermal take de 650w

uma placa de vídeo ati radeon 5850

e 4 gb de memorias ram corsair dominator

Conhecendo meu setup, eis minha dúvida:

meu computador está apanhando muito só com 4 gbs de memoria ram com 1333mhz de barramento, então eu desejo substituí-las por 2 pentes de 4 gbs com barramento de 2400 mhz, porém não sei se meu setup irá suportá-las, pois, minha refrigeração ainda é a ar ( cooler), meu cpu fan é um thermal take silent 1156, possuo mais 1 fan pequeno ( daqueles com leds) na parte traseira do gabinete e só, gostaria de saber se a refrigeração que eu uso é suficiente para a adição das memórias e se as memórias das marcas: Team xtreme e Mushkin são de boa qualidade

Agradeço

Postado

Fala Pacheco!

Que manda?

(...) meu computador está apanhando muito só com 4 gbs de memoria ram com 1333mhz de barramento, então eu desejo substituí-las por 2 pentes de 4 gbs com barramento de 2400 mhz, porém não sei se meu setup irá suportá-las, pois, minha refrigeração ainda é a ar ( cooler), meu cpu fan é um thermal take silent 1156, possuo mais 1 fan pequeno ( daqueles com leds) na parte traseira do gabinete e só, gostaria de saber se a refrigeração que eu uso é suficiente para a adição das memórias e se as memórias das marcas: Team xtreme e Mushkin são de boa qualidade

O lance da RAM "ancorar" o desempenho do seu possante seria mais pela capacidade de RAM instalada (dependendo das aplicações executadas ao mesmo tempo) e o fato por estar funcionando em single-channel. Na minha opinião, a questão de barramento é secundário, principalmente pela relação custo x benefício, é muito dinheiro investido para uma melhora quase imperceptível.

Se o seu desejo é realmente dar um up nos módulos, a jogada, acho eu, é por mais um módulo de RAM para "casar" e ativar o dual-channel ou no máximo pegar um par DDR3 @ 1600MHz, da qual é a velocidade padrão máxima dos Haswell. Se a memória instalada for de boa qualidade, até cogito em, além de pegar o par idêntico dela, pesquisar possibilidades de over nelas, aproveitando a "senhora" placamãe que tem em mãos. Mas antes recomendo uma pesquisa extenuante sobre a questão para bolar um OC confiável de frequência e temporizações seguras para os referidos módulos.

Sobre as marcas de módulos de RAM que mencionou, O TeamXtreme é novidade até nos States, parece que é voltada para alta-performance, mas sem algum review consistente não dá pra saber. Já o Mushkin é referência em SSDs e a performance de suas memórias comprovam a reputação do fabricante. Há também outros fabricantes de respeito a serem considerados. Taí um teste comparativo de alguns módulos tops de qualidade: http://www.overclockersclub.com/reviews/mushkin_blackline_997123r/

Quanto a questão do arrefecimento geral, o TT Silent1156 segurou muito bem a onda do meu i7 2600 por dois anos, quando "emputecidamente" troquei o coolerbox dias depois quando comprei o processador. Já tem um tempinho que passei a usar um Coolermaster Hyper 212+, já prevendo um pequeno over de 0,4GHz no turbo core. Uma parada boa que posso te passar é verificar as temperaturas dos componentes em repouso e em trabalho intenso do sistema para saber a real necessidade ou não de uma uma intervenção mais drástica no micro.

Pode-se medir usando programas como esse: o HW Info. De fácil uso, guarda informações como o mínimo e o máximo de temperatura que os componentes atingiram. Bom para medir enquanto joga, por exemplo. Ó o link (procure pela versão 64 Bits): http://www.hwinfo.com/download.php

Pacheco, se puder, poste uma Screen ou passe os dados das temps (em repouso e em trabalho intenso) para que algum amigo do CdH ou eu possamos ter uma noção melhor do que pode ser possível fazer, perfeito?

Abraço!!

Postado

Fala Pacheco!

Que manda?

O lance da RAM "ancorar" o desempenho do seu possante seria mais pela capacidade de RAM instalada (dependendo das aplicações executadas ao mesmo tempo) e o fato por estar funcionando em single-channel. Na minha opinião, a questão de barramento é secundário, principalmente pela relação custo x benefício, é muito dinheiro investido para uma melhora quase imperceptível.

Se o seu desejo é realmente dar um up nos módulos, a jogada, acho eu, é por mais um módulo de RAM para "casar" e ativar o dual-channel ou no máximo pegar um par DDR3 @ 1600MHz, da qual é a velocidade padrão máxima dos Haswell. Se a memória instalada for de boa qualidade, até cogito em, além de pegar o par idêntico dela, pesquisar possibilidades de over nelas, aproveitando a "senhora" placamãe que tem em mãos. Mas antes recomendo uma pesquisa extenuante sobre a questão para bolar um OC confiável de frequência e temporizações seguras para os referidos módulos.

Sobre as marcas de módulos de RAM que mencionou, O TeamXtreme é novidade até nos States, parece que é voltada para alta-performance, mas sem algum review consistente não dá pra saber. Já o Mushkin é referência em SSDs e a performance de suas memórias comprovam a reputação do fabricante. Há também outros fabricantes de respeito a serem considerados. Taí um teste comparativo de alguns módulos tops de qualidade: http://www.overclockersclub.com/reviews/mushkin_blackline_997123r/

Quanto a questão do arrefecimento geral, o TT Silent1156 segurou muito bem a onda do meu i7 2600 por dois anos, quando "emputecidamente" troquei o coolerbox dias depois quando comprei o processador. Já tem um tempinho que passei a usar um Coolermaster Hyper 212+, já prevendo um pequeno over de 0,4GHz no turbo core. Uma parada boa que posso te passar é verificar as temperaturas dos componentes em repouso e em trabalho intenso do sistema para saber a real necessidade ou não de uma uma intervenção mais drástica no micro.

Pode-se medir usando programas como esse: o HW Info. De fácil uso, guarda informações como o mínimo e o máximo de temperatura que os componentes atingiram. Bom para medir enquanto joga, por exemplo. Ó o link (procure pela versão 64 Bits): http://www.hwinfo.com/download.php

Pacheco, se puder, poste uma Screen ou passe os dados das temps (em repouso e em trabalho intenso) para que algum amigo do CdH ou eu possamos ter uma noção melhor do que pode ser possível fazer, perfeito?

Abraço!!

Amigo cabelo, minhas memorias ja trabalham em dual channel, são 2 corsair dominator de 2 gb e 1333mhz de barramento, eu quero por 2400 mhz pois pesquisei, e vi que minha placa mãe trabalhar muito melhor a esta frequência, nunca fui muito bom em overclock por isto prefiro não realizá-lo sem conhecimento, pois, como ja deves saber, o OC não tem uma receita, cada configuração de máquina tem um OC unico a ser realizado, então prefiro não arriscar, por isto as memorias de 2400 mhz, a principio vão ser 8gb team xtreme de 2400mhz, a unica duvida que tenho, é se as temperaturas não vão subir muito, mas quanto a os niveis de temperatura, em repouso estão quase sempre todos os cores e a placa de video em 45 C e quando jogo um bf3 ou um dota 2 vão a 65 C no maximo os cores e 75 C a placa de vídeo...

Postado

De volta!

Amigo cabelo, minhas memorias ja trabalham em dual channel, são 2 corsair dominator de 2 gb e 1333mhz de barramento

Ops! falha minha Pacheco. É tão normal o uso de módulo DDR3 com 4GB em single que até esqueci que existem modelos de 2GB. 

Sobre o dilema em adquirir ou não módulos de 8GB com 2400MHz, creio que o PC terá um desempenho melhor em relação a capacidade, enquanto a velocidade terá uma parcela menor deste benefício. Claro que quanto maior e mais rápido, melhor, mas há de se pensar o custo de um par de 8GB desta magnitude hoje em dia (motivo principal de não achar uma boa). E além disso, mesmo esses módulos Xtreme têm a capacidade padrão de 2400MHz, necessitará ajustes na placamãe para que opere de acordo com a memória, e não pelo limite do processador, que é 1600MHz, necessitando assim uma calibração paulatina das configs de memória até chegar ao prumo.  

Em relação as temperaturas, no caso não haverá over nos principais geradores de calor do micro (CPU e VGA) e se o gabinete for bem ventilado, não deve ter um aumento brusco da temperatura interna, que por sinal estão bem razoáveis em relação ao calor que está fazendo este verão, Pacheco. As memórias já são preparadas para funcionar sob essas condições, entretanto, sempre é bom cautela em relação a isso, concordo com você.

A cautela é tanta que peço a você esperar por mais opiniões da rapaziada do fórum antes para ter certeza se vale, ou não, a pena o investimento que fará, pois o negócio de RAMs tá é caro demais!

Abraço!!

Postado

De volta!

Ops! falha minha Pacheco. É tão normal o uso de módulo DDR3 com 4GB em single que até esqueci que existem modelos de 2GB. 

Sobre o dilema em adquirir ou não módulos de 8GB com 2400MHz, creio que o PC terá um desempenho melhor em relação a capacidade, enquanto a velocidade terá uma parcela menor deste benefício. Claro que quanto maior e mais rápido, melhor, mas há de se pensar o custo de um par de 8GB desta magnitude hoje em dia (motivo principal de não achar uma boa). E além disso, mesmo esses módulos Xtreme têm a capacidade padrão de 2400MHz, necessitará ajustes na placamãe para que opere de acordo com a memória, e não pelo limite do processador, que é 1600MHz, necessitando assim uma calibração paulatina das configs de memória até chegar ao prumo.  

Em relação as temperaturas, no caso não haverá over nos principais geradores de calor do micro (CPU e VGA) e se o gabinete for bem ventilado, não deve ter um aumento brusco da temperatura interna, que por sinal estão bem razoáveis em relação ao calor que está fazendo este verão, Pacheco. As memórias já são preparadas para funcionar sob essas condições, entretanto, sempre é bom cautela em relação a isso, concordo com você.

A cautela é tanta que peço a você esperar por mais opiniões da rapaziada do fórum antes para ter certeza se vale, ou não, a pena o investimento que fará, pois o negócio de RAMs tá é caro demais!

Abraço!!

Pois é, porém minha ideia é comprá-las, instalá-las e pronto, porque nem sei como configurar essas coisas muito bem, mesmo que operem apenas em 1600mhz, mais para frente, ainda terei memórias boas para realizar um overclock se eu aprender algum dia né, haha

Postado

Rapidão....

Ah sim, concordo com seu raciocínio, Pacheco. O que mata mesmo é o valor extorsivo que estão as memórias hoje...tenho até medo! Por isso que sou muito conservador, principalmente quando é pra abrir a carteira, uhaeuehuaehe!!

Abraço!!

Postado

Cara, encontrei pelo mercado livre mesmo, as memorias da g.skill, modelo sniper, de 2400 mhz por 328,00 reais 8 gb acabei de efetuar a compra, vendedor é a INF SITE mesmo, sei que é de confiança, veremos ^^

• Membro VIP
Postado

Para que as memos funcionem a 2400MHz basta ativar tal perfil XMP no bios / UEFI da placa-mãe.

Quando chegar, faça uns testes e nos dê um retorno.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...