Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo vedar o gabinete ?


CHALUB

Posts recomendados

Boa tarde. Comprei um gabinete Thermaltake modelo Commander MSI Black, e pretendo colocar uma Fan frontal e outra na parte superior. Como o gabinete vem com vários lugares já furados para colocar outras fans ( Tampa lateral, parte inferior, parte traseira e parte superior ), eu posso vedar estes lugares ? Isso ira prejudicar o fluxo de ar dentro do gabinete ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim...não sou expert no assunto...mais qual seria a intenção de vedar as outras saídas?

 

Acredito ser melhor deixa-las assim... pois seriam mais alternativas para entrada de ar fresco e saída de ar quente.

 

Estes gabinetes são projetados lá fora.... quando vem para o clima brasileiro...tendem a "esquentar" mais... 

 

Mais como o amigo acima ...

 

Acompanhando para saber (2).

 

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para saber se a vedação pode ser feita, uma pergunta tem que ser respondida:

vazão total que entra=vazão total que sai ?

Pois existem ventoinhas colocando ar ( inclusive o fonte) e outras tirando ar .

No caso de desequilíbrio do fluxo de ar em qualquer direção vai criar turbilhões que prejudicam o resfriamento dos componentes. As aberturas funcionam então como "válvulas de escape" a essas diferenças de pressão.

Concluindo, é melhor deixar essas aberturas, mesmo sem uso, isso na minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao vedar as entradas "alternativas" do gabinete voce limita as opções de entrada e saida de ar.

Ruim? Bom?

Depende de como estão dispostos os seus fans. Eu mesmo vedei algumas entradas, mas somente para evitar a entrada de mais poeira, problema que eu sofro bastante.

Se voce morar em um local onde a poeira nao demonstra ser estão constante, e se o seu clima nao for estão quente, nao ha necessidade de vedar. Mas lembre-se, uma porta aberta, e uma porta por onde a poeira pode entrar....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para saber se a vedação pode ser feita, uma pergunta tem que ser respondida:

vazão total que entra=vazão total que sai ?

Pois existem ventoinhas colocando ar ( inclusive o fonte) e outras tirando ar .

No caso de desequilíbrio do fluxo de ar em qualquer direção vai criar turbilhões que prejudicam o resfriamento dos componentes. As aberturas funcionam então como "válvulas de escape" a essas diferenças de pressão.

Concluindo, é melhor deixar essas aberturas, mesmo sem uso, isso na minha opinião.

 

Essa fórmula da vazão pode ser calculada por alto com base no número de fans trabalhando? Ex: 2 colocando ar, 2 tirando (fonte inclusa). É um caso de poder vedar sem preocupação?

 

Pois como o ultimo colega citou eu também sofro com poeira. E nem tinha pensado na vedação como solução!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos casos onde existe muita poeira no ambiente o melhor é tentar colocar filtros adequados nessas aberturas. A desvantagem é que elas são como "resistencias" á entrada do ar e a vazão de ar de resfriamento será menor. Quanto ao cálculo da vazão acho um pouco complicado porque não é só o diametro. As RPM e o desenho dos hélices também podem ser diferentes, além do que a geometria interna afeta muito a perda de carga dentro do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...