Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
D4L70N.4

Ajuda com reparos no controle xbox 360!

Recommended Posts

Pessoal, eu dessoldei o potenciômetro do LT do controle do 360 para poder chegar aos pontos de solda do analógico(que eu iria trocar), e os tubos metálicos da placa saíram junto ao sugar a solda dos pinos do potenciômetro, alguém pode me dar uma dica do que posso fazer para contornar o problema??
Vou deixar alguns links com imagens da placa para vocês terem uma ideia de como está a situação, tirei fotos da frente e do verso da placa, com e sem os componentes:

https://imageshack.com/i/gh9ctej             - frente com componente
https://imageshack.com/i/0w2pawj          - trás com componente
https://imageshack.com/i/g9s7vpj            - frente sem componente
https://imageshack.com/i/f2ytsoj              - trás sem componente

Quem puder me dar algumas dicas, eu ficaria imensamente grato!!
Agradeço adiantadamente por qualquer informação!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois bem D4L7ON.4, você teve sorte porque a placa não é multicamadas, parece ser só dupla face, e arrancou só um lado da placa, nas ilhas onde foram arrancadas na hora de soldar completar com solda junto com  a perna do componente pra ele não se mover muito na placa como se tivesse soldando normal, e dar uma raspadinha na trilha que ia até  a ilha arrancada,  e faça emenda com fio de cobre ate´a perna do componente que levará solda também...para que o componente não fique dançando na placa cole ele todo com cola quente..

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Aconteceu isso porque você apertou o ferro de solda na placa, o que é um erro em placas sensíveis... Arrancou a base junto...

Agora você tem que seguir a trilha e ve onde da cada pino, pega um fio e faz um jumper direto onde ela vai...É a única maneira...

Raspar a trilha e ressoldar ali tbem da mas não recomendo muito não...

De qualquer forma as duas maneiras resolve.

Compartilhar este post

Link para o post

Hmmm..., acho que entendi pessoal, mas ISO, se eu for raspar um pedacinho da trilha, é necessário raspar muita coisa?? E bruno, você pode explicar mais detalhadamente o segundo método??

E antes que eu me esqueça, obrigado mesmo pela força caras, de coração!!

Compartilhar este post

Link para o post

Hmmm..., acho que entendi pessoal, mas ISO, se eu for raspar um pedacinho da trilha, é necessário raspar muita coisa?? E bruno, você pode explicar mais detalhadamente o segundo método??

E antes que eu me esqueça, obrigado mesmo pela força caras, de coração!!

Não só raspar um pouquinho para pegar o estanho da solda, é menos complicado, o que Bruno disse, seria mais trabalhoso, só é mais difícil você achar o ponto correto, para inserir o jumper...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Pra mim não é difícil nem um nem outro kkk, ja fiz isso 1 trilhão de vezes, é que da pena raspar a placa de circuito impresso kkk..

No segundo método, você pode soldar um fio em cada um dos 3 pinos, depois é só seguir a trilha onde cada um da e solda a outra ponta do fio lá....

O método de raspar, você raspa em cima da trilha ali da onde sai do pino, raspe a trilha devagar com uma faquinha de serra, você vai raspar a resina verde e você logo vai ver a cor do "Cobre", isso ai de cobre é a trilha, quando ver ela, solde ela ai...mas cuidado não vá apertar com muita força a faca pra não arrancar a trilha, pelo jeito o troço ai é frágil...

Mas fica a lição pra você, nunca aperte o ferro de solda no pino da peça pra derreter a solda, basta encostar e pressionar de leve, e use sempre ferro de 40 watts, ferro de 30 qualquer ventinho esfria na hora da dessoldagem, e ferro de mais de 40 watts podem arrancar a base da solda com a alta temperatura como você fez, então ferro de 40 são ideais...

Compartilhar este post

Link para o post

Ah sim, manjei agora Bruno! ;D

Agora, será que com essas fotos é possível vocês me ajudarem a localizar o local onde devo fazer o jumper??

É que estou meio confuso aqui, e pra não correr o risco de soldar em lugar errado...

https://imageshack.com/i/1x1h1xj

https://imageshack.com/i/gvxvpfj

A primeira foto(lado esquerdo) é onde está o problema, acho que vocês vão ver onde é, a segunda eu coloquei pra vocês terem uma vista da placa inteira.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Cara não da pra ver pra onde vai as trilhas de 2 pinos, se você quiser me add no skype: brunnopoker e temtamos resolver por lá, se você tiver uma web claro.

Essa placa de circuito impresso é dupla face, elas vão e param em um pontinho, e depois vira e veja qual trilha pega daquele pontinho e assim vai, é meio complicado...Preciso ver pra te dizer.

Compartilhar este post

Link para o post

Então Bruno, eu não tenho skype..., he-he..., e também não tenho webcam. Será que não tem outro jeito de você me ajudar a encontrar os pontos corretos??

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Ja é complicado pelo skype pela web imagina sem kkkkkkkkkkkkkk....Tem que seguir para onde a trilha vai, e soldar na 1º componente que ela der, seja um resistor seja um capacitor seja diodo, nunca pode soldar depois de alguma peça...

Mas se você não sabe, faça o método de raspar a trilha e solde por ali mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Hmm, estou com uma dúvida aqui, segui as trilhas como você disse, mas fiquei em dúvida quanto a uma coisa, a trilha do meio se alterna entre as faces da placa algumas vezes e termina no ponto nomeado TP7(dá pra ver lá na 2º imagem das primeiras que postei no tópico), o furo de baixo não tem trilha pra lugar nenhum, e o primeiro parece se ligar a 2 trilhas..., será que você consegue me esclarecer um pouco se você entendeu o que eu disse??  XD

Ah sim, andei procurando por um diagrama pela net mas não tá fácil, eu achei vários sites onde os caras ensinam a fazer mods no controle, e eles sempre soldam fios apenas no pino do meio, por quê Bruno??

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Então raspe ali logo na saída do pino e solde ali, é muito fácil se perder nisso ai...

Pelo que deu pra ver fica assim:

e7j9.png

Em AZUL é onde você deve fazer a ressolda, ou soldar o fio...

Em LARANJA, você deve raspar, a trilha sai em uma daquelasbolinhas, então raspe onde esta laranja e solde ali daquele jeito.

A parte VERMELHA eu não sei pra onde vai não da pra ver, preciso de uma foto boa com o outro lado dele ali, se do outro lado não tiver trilha tbem, experimente raspar em volta pra ver se descobre trilha, se não tiver trilha porque o pino ali é GND, ou seja, NÃO USADO.

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno...DALTON... na seta vermelha, soldar apenas pelo outro lado, ou injetar a solda que o fluxo recarrega de soldar porque só arrancou a ilha desse lado da placa que não tem trilha de ligação.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi Bruno, vou fazer o que você disse e vamos ver no que dá!

E ISO, a placa não possui solda do outro lado pois o potenciômetro encosta na placa e é soldado apenas na parte de cima...

Compartilhar este post

Link para o post

DALTON..a placa é dupla, tem uma camada de cobre dentro do furo que faz interligação com a outra face...terá que ver esse pino onde corre trilha do outro lada da placa fazer um Jumper...como é potenciômetro pode ser que seja unida com o central do potenciômetro.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

DALTON..a placa é dupla, tem uma camada de cobre dentro do furo que faz interligação com a outra face...terá que ver esse pino onde corre trilha do outro lada da placa fazer um Jumper...como é potenciômetro pode ser que seja unida com o central do potenciômetro.

Sim mas, quando não há trilha naquele para um pino, é porque é GND, existem Circuitos Integrados que tem pinos GND, alguns nem são soldados e o pino fica aberto... Se esse potênciômetro que vai ali não precisa de alimentação pode ser que ele use 2 pinos mesmo, como se fosse um Data+ e um Data-...

Vamos ver se ele consegue.

Compartilhar este post

Link para o post

Precisa ser uma solda limpa mais limpa possível senão potenciômetro vai ficar louco.

Também precisa fixar o potenciômetro com resina, pois um movimento forçado durante o uso vai arrebentar de novo a não ser que a carcaça esteja já fixado na placa(como ocorre no PS3).

acho melhor um fio de cobre encapado flexível pois como é muito fina não para solda em cima e qualquer movimento vai arrancar ainda mais as trilhas.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece ser um pino nao utilizado o da seta vermelha, nem precisa soldar, o que os amigos acham???? afixar o potenciometro com resina epoxi pra nao se movimentar na placa ou cola quente....

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Sim aquele PINO 3 é GND, nem precisa fazer nada....

Não use EPOXI na placa de circuito impresso pois ela é uma cola química e corrosiva....

Nem precisa nada mas se for usar use cola quente.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que é isso então né pessoal, alguma dica para a soldagem do fio ao ponto do ci então, já que é um lugar beeeem estreitinho?

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal seria soldar em ponto que também esteja conectado o terminal do C.I e não diretamente em cima da terminal do C.I pois além de ser pequeno demais para soldar da trabalho e é muito sensível ao calor, o ferro de solda pode danificar o C.I se passar mais do que 2 Segundos esquentando.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah sim, entendi. Onde você acha que seria um bom local então Felipe?? Se der, tem como você marcar no diagrama pra mim?? XD

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaziada, eu fiz o procedimento recomendado, o de raspar a trilha e soldar um fio nela e na "perninha" do componente. Bom, ainda assim continuou não funcionando...  :(

No entanto, eu fiz somente na perninha do meio, será que eu preciso fazer em mais alguma??

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos ... meu controler xbox360 esta doido ..os dois analogicos não funciona, troquei coloquei outros novos e não funciona .... retirei os analogicos e liguei a placa sem os analogicos no lugar ...o controler liga mas fica doido passando de janelas como se tivesse os analogicos no lugar .....o que pode ser ? vai o link do video que gravei 

adicionado 1 minuto depois

Amigos ... meu controler xbox360 esta doido ..os dois analogicos não funciona, troquei coloquei outros novos e não funciona .... retirei os analogicos e liguei a placa sem os analogicos no lugar ...o controler liga mas fica doido passando de janelas como se tivesse os analogicos no lugar .....o que pode ser ? vai o link do video que gravei 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais