Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida: Compra de HD


Dueles66

Posts recomendados

Boa tarde galera do fórum!

 

Possuo um HD de 500gb e estou querendo mais armazenamento...

Uso meu pc basicamente pra jogos, filmes e música.

Enfim, como eu não entendo nada de HD's, a minha dúvida é se vale a pena comprar outro HD de 500gb ou um de 1Tb. Vou explicar o porquê da dúvida em dois tópicos:

 

Comprando um hd de 1TB:

Se tiver precisando de grana, posso vender o meu antigo, pois não acredito que vou precisar de 1.5tb no meu pc pelo menos nos próximos 3 anos. Mas aí vem a dúvida:

Tem como passar tudo do meu hd atual pra esse novo hd sem problema? Tipo, o Windows e os programas que estão instalados... da algum erro? Acho que simplesmente mandar tudo para o outro não é a maneira correta, certo?

 

Comprando um hd de 500gb:

 

Tem alguma peculiaridade para ser considerada? Deve bater alguma característica do HD comprado com o meu atual para que ambos funcionem perfeitamente sem dar algum erro ou disfunção de um dos hd's? Digo em relação a questão da interface, cache, etc.

 

 

Desculpe se alguma pergunta não faz sentido algum.. dei uma lida sobre hd's mas não vi nada sobre estas questões.

 

Desde já, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No seu caso amigo, caso sua placa mãe de suporte a RAID, eu recomendo você comprar mais um de 500gb igual o que você tem hoje.

Aí você cria um RAID 0 o que iria deixar seu pc muito mais rápido que um HD sozinho. Para games então vish gg

 

A questão de copiar tudo da forma que esta hoje, sim é possível se chama ghost.

Você tendo conhecimento do que esta fazendo é simples.
No caso de fazer um Ghost e passar no HD de 1TB não haveria problemas, depois você usaria o Partition Magic e aumentaria a capacidade dele sem problemas.

Recomendo o RAID e sinceramente instalaria do zero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como o And falou, você pode fazer uma clonagem do disco atual para o novo, de 1TB.

 

é verdade que utilizar outro disco de 500GB você teria um desempenho maior no sistema, mas precisaria reinstalar tudo e desocupar os dois HD's, ambos devem estar vazios para iniciar um volume RAID-0, pois terão que ser formatados. Outra questão do RAID-0 é que se um dos HD's falhar todo o seu sistema já era, por isso ele não é recomendado para se armazenar arquivos importantes - embora seja raro (eu particularmente nunca vi) um HD de RAID-0 dar problema. Se você manter tudo salvo em um HD Externo não precisa se preocupar tanto. Os discos não precisam ser idênticos, embora é altamente recomendado que tenham o mesmo tamanho (se forem o mesmo modelo, melhor ainda).

 

A escolha é sua, menos trabalho e mais armazenamento, pelo mesmo desempenho geral do sistema e maior custo -> 1TB

 

Maior trabalho, desempenho superior, custo reduzido e um pouco menos de armazenamento (500+500 = 1TB total) -> 500GB

 

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como o And falou, você pode fazer uma clonagem do disco atual para o novo, de 1TB.

 

é verdade que utilizar outro disco de 500GB você teria um desempenho maior no sistema, mas precisaria reinstalar tudo e desocupar os dois HD's, ambos devem estar vazios para iniciar um volume RAID-0, pois terão que ser formatados. Outra questão do RAID-0 é que se um dos HD's falhar todo o seu sistema já era, por isso ele não é recomendado para se armazenar arquivos importantes - embora seja raro (eu particularmente nunca vi) um HD de RAID-0 dar problema. Se você manter tudo salvo em um HD Externo não precisa se preocupar tanto. Os discos não precisam ser idênticos, embora é altamente recomendado que tenham o mesmo tamanho (se forem o mesmo modelo, melhor ainda).

 

A escolha é sua, menos trabalho e mais armazenamento, pelo mesmo desempenho geral do sistema e maior custo -> 1TB

 

Maior trabalho, desempenho superior, custo reduzido e um pouco menos de armazenamento (500+500 = 1TB total) -> 500GB

 

abraço!

 

 

No seu caso amigo, caso sua placa mãe de suporte a RAID, eu recomendo você comprar mais um de 500gb igual o que você tem hoje.

Aí você cria um RAID 0 o que iria deixar seu pc muito mais rápido que um HD sozinho. Para games então vish gg

 

A questão de copiar tudo da forma que esta hoje, sim é possível se chama ghost.

Você tendo conhecimento do que esta fazendo é simples.

No caso de fazer um Ghost e passar no HD de 1TB não haveria problemas, depois você usaria o Partition Magic e aumentaria a capacidade dele sem problemas.

Recomendo o RAID e sinceramente instalaria do zero.

Pessoal, valeu mesmo pelas dicas!!! O problema agora é que eu fiquei mais confuso ainda... kkkk

Como sou leigo, fiquei um pouco receoso quanto à questão do RAID, já que nunca ouvi falar. Tem essa questão de ter que reinstalar tudo do hd também.. apesar de que possuo um hd externo de 500gb e o backup está ok.... na prática isso de reinstalar tudo, inclui o windows e tudo, tudo mesmo???

A questão do desempenho em jogos também parece ser bem tentadora!!! Em contrapartida se um dos hd's falhar o sistema já era, apesar da probabilidade...

Ou seja, ferrou kkk

A ideia era ter alguém que entenda desse assunto por perto pra me ajudar...ai eu teria coragem pra fazer o RAID. Por enquanto vou dando uma estudada melhor...

Obrigado pelas dicas!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...