Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Dueles66

Dúvida: Compra de HD

Recommended Posts

Boa tarde galera do fórum!

Possuo um HD de 500gb e estou querendo mais armazenamento...

Uso meu pc basicamente pra jogos, filmes e música.

Enfim, como eu não entendo nada de HD's, a minha dúvida é se vale a pena comprar outro HD de 500gb ou um de 1Tb. Vou explicar o porquê da dúvida em dois tópicos:

Comprando um hd de 1TB:

Se tiver precisando de grana, posso vender o meu antigo, pois não acredito que vou precisar de 1.5tb no meu pc pelo menos nos próximos 3 anos. Mas aí vem a dúvida:

Tem como passar tudo do meu hd atual pra esse novo hd sem problema? Tipo, o Windows e os programas que estão instalados... da algum erro? Acho que simplesmente mandar tudo para o outro não é a maneira correta, certo?

Comprando um hd de 500gb:

Tem alguma peculiaridade para ser considerada? Deve bater alguma característica do HD comprado com o meu atual para que ambos funcionem perfeitamente sem dar algum erro ou disfunção de um dos hd's? Digo em relação a questão da interface, cache, etc.

Desculpe se alguma pergunta não faz sentido algum.. dei uma lida sobre hd's mas não vi nada sobre estas questões.

Desde já, obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No seu caso amigo, caso sua placa mãe de suporte a RAID, eu recomendo você comprar mais um de 500gb igual o que você tem hoje.

Aí você cria um RAID 0 o que iria deixar seu pc muito mais rápido que um HD sozinho. Para games então vish gg

A questão de copiar tudo da forma que esta hoje, sim é possível se chama ghost.

Você tendo conhecimento do que esta fazendo é simples.
No caso de fazer um Ghost e passar no HD de 1TB não haveria problemas, depois você usaria o Partition Magic e aumentaria a capacidade dele sem problemas.

Recomendo o RAID e sinceramente instalaria do zero.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

como o And falou, você pode fazer uma clonagem do disco atual para o novo, de 1TB.

é verdade que utilizar outro disco de 500GB você teria um desempenho maior no sistema, mas precisaria reinstalar tudo e desocupar os dois HD's, ambos devem estar vazios para iniciar um volume RAID-0, pois terão que ser formatados. Outra questão do RAID-0 é que se um dos HD's falhar todo o seu sistema já era, por isso ele não é recomendado para se armazenar arquivos importantes - embora seja raro (eu particularmente nunca vi) um HD de RAID-0 dar problema. Se você manter tudo salvo em um HD Externo não precisa se preocupar tanto. Os discos não precisam ser idênticos, embora é altamente recomendado que tenham o mesmo tamanho (se forem o mesmo modelo, melhor ainda).

A escolha é sua, menos trabalho e mais armazenamento, pelo mesmo desempenho geral do sistema e maior custo -> 1TB

Maior trabalho, desempenho superior, custo reduzido e um pouco menos de armazenamento (500+500 = 1TB total) -> 500GB

abraço!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

como o And falou, você pode fazer uma clonagem do disco atual para o novo, de 1TB.

é verdade que utilizar outro disco de 500GB você teria um desempenho maior no sistema, mas precisaria reinstalar tudo e desocupar os dois HD's, ambos devem estar vazios para iniciar um volume RAID-0, pois terão que ser formatados. Outra questão do RAID-0 é que se um dos HD's falhar todo o seu sistema já era, por isso ele não é recomendado para se armazenar arquivos importantes - embora seja raro (eu particularmente nunca vi) um HD de RAID-0 dar problema. Se você manter tudo salvo em um HD Externo não precisa se preocupar tanto. Os discos não precisam ser idênticos, embora é altamente recomendado que tenham o mesmo tamanho (se forem o mesmo modelo, melhor ainda).

A escolha é sua, menos trabalho e mais armazenamento, pelo mesmo desempenho geral do sistema e maior custo -> 1TB

Maior trabalho, desempenho superior, custo reduzido e um pouco menos de armazenamento (500+500 = 1TB total) -> 500GB

abraço!

No seu caso amigo, caso sua placa mãe de suporte a RAID, eu recomendo você comprar mais um de 500gb igual o que você tem hoje.

Aí você cria um RAID 0 o que iria deixar seu pc muito mais rápido que um HD sozinho. Para games então vish gg

A questão de copiar tudo da forma que esta hoje, sim é possível se chama ghost.

Você tendo conhecimento do que esta fazendo é simples.

No caso de fazer um Ghost e passar no HD de 1TB não haveria problemas, depois você usaria o Partition Magic e aumentaria a capacidade dele sem problemas.

Recomendo o RAID e sinceramente instalaria do zero.

Pessoal, valeu mesmo pelas dicas!!! O problema agora é que eu fiquei mais confuso ainda... kkkk

Como sou leigo, fiquei um pouco receoso quanto à questão do RAID, já que nunca ouvi falar. Tem essa questão de ter que reinstalar tudo do hd também.. apesar de que possuo um hd externo de 500gb e o backup está ok.... na prática isso de reinstalar tudo, inclui o windows e tudo, tudo mesmo???

A questão do desempenho em jogos também parece ser bem tentadora!!! Em contrapartida se um dos hd's falhar o sistema já era, apesar da probabilidade...

Ou seja, ferrou kkk

A ideia era ter alguém que entenda desse assunto por perto pra me ajudar...ai eu teria coragem pra fazer o RAID. Por enquanto vou dando uma estudada melhor...

Obrigado pelas dicas!!!!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais