Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemão de rede compartilhada!


Giullio.S

Posts recomendados

Boa noite, moro em uma pensão onde residem outros 15 habitantes que compartilham uma internet, tanto a cabo como wireless, atualmente trocaram para 60mb, mas houveram fatores limitantes que baixaram para 50mb, entretanto raramente quando utilizo o site speedtest chega a isso, pra vocês terem ideia, agora mesmo medi a velocidade e deu quase 2mb de download e, 3mb de upload!)

 

Enfim, possuo um notebook dell XPS windows 7, i5. antes eu utilizava o wireless, mas havia uma instabilidade absurda então comecei a utilizar um cabo, até que resolveu o problema só que quando desligo o pc para conectar de novo, tem uma grande demora para reconhecer que o cabo está conectado, eu tenho que desligar o roteador, ligar e esperar mais ou menos meia hora tentando fazer conectar até finalmente conectar... acredito que possa ser conflito de IP entre o wireless e o cabo, ou alguma falta de configuração... 

 

Quanto a instabilidade de banda, utilizei da configuração de controle de banda para deixar com o minimo de 1mb tanto para o meu wireless como para o cabo, que possuem ips fixos e reservados individualmente . Nas configurações do cabo (IPV4) já coloquei a opção para procurar IP automaticamente.

 

Algumas opções como IP inválido e o cabo não está conectado já foram apresentadas, entretanto a do cabo não estar conectado não é realmente o que acontece já que eu mesmo verifico isso...

Ao conectar, o wireless apresenta um Mac adress e o cabo apresenta outro, foi assim que reservei IP's individualmente para cada um.

 

Talvez se eu determinar o IP ao invés de mandar ele procurar automaticamente, no caso do cabo, isso facilite as coisas, minha pergunta é como fazer isso e qual IP que utilizo nessa configuração?

Outra coisa, a wireless é utilizada preferencialmente ao invés da minha rede com fio, como faço para utilizar preferencialmente o cabo? (já configurei isso mas não deu certo, sempre tenho que desligar meu wireless para utilizar o cabo)

 

Obrigado pela ajuda. Se precisarem de algum dado só falar :D

post-631921-0-87973200-1392685028_thumb.

post-631921-0-17398500-1392685794_thumb.

post-631921-0-32620600-1392685853_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, muita oscilação em uma rede cabeada pode indicar o seguinte:
- Roteador com problemas ou não dando conta do fluxo

- Uma ou mais maquinas conectadas com virus, jogando muito broadcast na rede

 

Faz o seguinte teste, desabilite o wireless e deixe somente 1 PC conectado, certifique-se que este está livre de virus, veja se a net funciona a contento, se sim, vá colocando os outros micros um a um, sempre verificando a conexão, se ao conectar um micro em uma das portas do roteador ou switch, você ver que o led da porta começa a piscar feito doido, ele possivelmente está derrubando a rede toda, deixe ele fora da rede e dê uma geral nele...

Se só com 1 PC a instabilidade continua, conecte o PC direto no link da internet, se resolver troque o roteador, senão chame a NET

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ Old boy

Sim, reservei é um TP link WR941N.

 

@qwmsp

Então, a oscilação era só no wireless, depois que coloquei o cabo ela não ocorreu mais, exceto quando alguem exige um pouco mais, mas logo volta ao normal. Esse teste é meio complicado de se fazer visto que divido a internet, a minha wireless funciona bem, o problema é justamente a oscilação e por isso coloquei o cabo.

 

O cabo está conectando, mas, quando a internet cai ou quando desligo meu notebook ele fica dando aquele ponto de exclamação amarelo na conexão a cabo, enquanto a wireless entra facilmente.Daí geralmente tenho que reiniciar o modem e o roteador e aguardar um bom tempo até conectar, por isso suspeito muito de conflito de IP.. Aparece na conexão a cabo: Rede não  identificada e ela consta como pública e eu não consigo alterar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, um ip começando com 169 quer dizer que ele não conseguiu pegar o IP do roteador, se isso só acontece com o wireless, tenta mudar o canal de transmissão da rede, se você tiver um android na mão, é bem facinho de verificar o canal mais livre com o wifi analizer. agora se acontece essa "demora" com cabo também, o roteador pode estar com problema.

 

Eu ainda não descartaria o problema de virus, muito broadcast na rede pode fazer o bicho ficar doido mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá amigos, meu problema persiste...

Nem eu sendo o único a conectar na rede (alterando a senha do roteador de modo que apenas eu acesse. hihihi) ainda não consigo conectar via cabo, quando conecto sozinho a wireless é uma beleza.

Quando os outros acessam simultaneamente, meu wireless fica maluco ele fica conectando e desconectando sem parar, como se estivesse a procurar rede, encontra, conecta, desconecta mas nem ao menos da tempo de transitar qualquer dado... As vezes quando eu finalmente consigo conectar com o cabo, no local onde o IP 169.254.183.0 aparece um IP semelhante ao do wireless começando com 192. E então eu nem desligo o computador para não perder a conexão.

Existe alguma forma de facilitar essa conexão via cabo? Chego a perder horas do meu dia tentando conectar essa porcaria, não sei se alguem daqui tem um pc com virus ou o roteador esta sobrecarregado ( todos as 4 portas dele sao ocupadas e de uma delas sai uma hub com mais 6 portaas que tambem estão ocupadas, fora o wireless de celular e notebooks) ao todo devem ser uns 20 ou mais dispositivos conectados em um TP link WR941N 

 

 

observe.jpg

 

Por favor ajudem! :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha pelo que entendi você tem 2 problemas:

 

1) Quando muita gente está conectada por Wireless ela fica instável e caindo.

2) Quando conectado por cabo , demora muito para ''funcionar'' a internet.

 

Vamos por partes , primeiro sobre deixar o cabo preferencial ao invés do wireless , creio que não tenha como , é mais fácil desativar o wireless quando for usar cabo , alias é bom não deixar os 2 ativados ao mesmo tempo para evitar qualquer tipo de conflito.

 

Sobre a wireless instável e caindo , como você tem vários clientes tanto wireless quanto por cabo , na minha opinião o roteador não está aguentando dividir a banda dele em tantas pessoas(mesmo ele tendo uma config boa e não ser vagabundo) , porque normalmente esse é o sintoma desse problema , as vezes o DHCP está setado com um tempo muito alto , dessa forma o roteador sofre para distribuir tantos IPs depois de um determinado numero , o que pode causar lentidão.

 

Já o problema do cabo , tenho um problema parecido na faculdade , apenas o meu notebook , entre 10 , demora para a internet começar a funcionar por cabo , os IPs são dedicados e setados na parte de redes do windows mesmo , isso usando um cabo CAT5 , já indo na sala ao lado e usando cabo CAT6 a internet por cabo funciona na hora , até hoje não descobri qual a causa desse problema , estou pensando que é algum tipo de incompatibilidade bizarra entre o cabo e o conector do notebook.

 

De qualquer forma tenta fazer o que o  qwmsp falou , ir um por um , testa a cabo e depois wireless , essas coisas , porque as vezes tem algum problema no caminho , as vezes roteador está zuado , firmware zuada , enfim pode ser varias coisas , sobre teste de velocidade , use o SIMET ou BrasilBandaLarga são os melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas pessoal mas minha esperança era resolver esse problema no formato de configuração e não troca de hardware mesmo porque, não sou proprietario da pensão apenas moro aqui enquanto estudo na faculdade. Talvez eu esteja configurando um IPv4 fixo de forma erronea, por exemplo o que faço é: 

 

- Utilizar a ferramenta DHCP/ Address reservation : dessa forma reservo um IP de maneira que nenhum outro usuário exceto o MAC adress da  minha conexão a cabo acesse um determinado IP. (exemplo: 192.168.1.110)

 

- IP MAC binding: junto meu MAC adress que vai via cabo (já que é diferente do via wireless) com um IP fixo, o qual foi reservado no primeiro passo.

 

- A seguir vou em central de rede e compartilhamento/ conexão local/ IPv4/ Propriedades e coloco  em Usar o seguinte endereço de IP, o IP que reservei no roteador, a mascara de sub rede padrão 255.255.255.0 e o gateway indicado no roteador. Em DNS geralmente deixo em branco, não sei se faz alguma diferença...

 

exemplo:

IP 192.168.1.110

 mascara de sub rede padrão 255.255.255.0

gateway :192.168.1.1

 

- Reinicio o router para as configurações entrar em uso

 

Mesmo assim, o cabo ainda não conecta... Já tentei deixar em obter IP e DNS automáticamente mas nessa situação onde muitas pessoas usam ao mesmo tempo não sei se é uma boa ideia.Talvez pelo excesso de cabos que existem nas paredes da casa, pela baixa qualidade do cabo, pelo excesso de usuarios, tem tantos problemas que realmente é difícil saber qual. O mais fácil é me mudar mesmo hahaha... Posso até ficar sem comida e sem agua mas sem internet eu não fico não auhhauua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez que você reservou o IP para o MAC address da sua placa, não tem o porque configura-lo como IP fixo no micro (note que o wireless tem outro mac), se não pega o IP, quer dizer que há algo errado na comunicação com o servidor dhcp, que no caso é o roteador, que pelo que você falou está hipersaturado. uma das soluções possiveis, seria pegar um micro velho que ninguém quer com 2 placas de rede (um que rode win98se já basta), fazer o compartilhamento da internet pelo micro e deixar o roteador como um simples access point para wireless, com o servidor dhcp desabilitado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O wireless tem outro MAC porque é placa diferente da que se conecta o cabo... e cada placa de rede tem que ter seu MAC próprio (O MAC fica na placa de rede e não na placa mãe do computador)....

O roteador pode estar sobrecarregado e por isso esses problemas persistem.....
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...