Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Giullio.S

Problemão de rede compartilhada!

Recommended Posts

Boa noite, moro em uma pensão onde residem outros 15 habitantes que compartilham uma internet, tanto a cabo como wireless, atualmente trocaram para 60mb, mas houveram fatores limitantes que baixaram para 50mb, entretanto raramente quando utilizo o site speedtest chega a isso, pra vocês terem ideia, agora mesmo medi a velocidade e deu quase 2mb de download e, 3mb de upload!)

Enfim, possuo um notebook dell XPS windows 7, i5. antes eu utilizava o wireless, mas havia uma instabilidade absurda então comecei a utilizar um cabo, até que resolveu o problema só que quando desligo o pc para conectar de novo, tem uma grande demora para reconhecer que o cabo está conectado, eu tenho que desligar o roteador, ligar e esperar mais ou menos meia hora tentando fazer conectar até finalmente conectar... acredito que possa ser conflito de IP entre o wireless e o cabo, ou alguma falta de configuração... 

Quanto a instabilidade de banda, utilizei da configuração de controle de banda para deixar com o minimo de 1mb tanto para o meu wireless como para o cabo, que possuem ips fixos e reservados individualmente . Nas configurações do cabo (IPV4) já coloquei a opção para procurar IP automaticamente.

Algumas opções como IP inválido e o cabo não está conectado já foram apresentadas, entretanto a do cabo não estar conectado não é realmente o que acontece já que eu mesmo verifico isso...

Ao conectar, o wireless apresenta um Mac adress e o cabo apresenta outro, foi assim que reservei IP's individualmente para cada um.

Talvez se eu determinar o IP ao invés de mandar ele procurar automaticamente, no caso do cabo, isso facilite as coisas, minha pergunta é como fazer isso e qual IP que utilizo nessa configuração?

Outra coisa, a wireless é utilizada preferencialmente ao invés da minha rede com fio, como faço para utilizar preferencialmente o cabo? (já configurei isso mas não deu certo, sempre tenho que desligar meu wireless para utilizar o cabo)

Obrigado pela ajuda. Se precisarem de algum dado só falar :D

post-631921-0-87973200-1392685028_thumb.

post-631921-0-17398500-1392685794_thumb.

post-631921-0-32620600-1392685853_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, Geralmente notebook desconecta a rede sem fio quando conectado via cabo.

Você reservou seus ips na configuração do roteador através do MAC? Qual modelo do seu roteador ?

Testou a conectividade do seu notebook em outro lugar?

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, muita oscilação em uma rede cabeada pode indicar o seguinte:
- Roteador com problemas ou não dando conta do fluxo

- Uma ou mais maquinas conectadas com virus, jogando muito broadcast na rede

Faz o seguinte teste, desabilite o wireless e deixe somente 1 PC conectado, certifique-se que este está livre de virus, veja se a net funciona a contento, se sim, vá colocando os outros micros um a um, sempre verificando a conexão, se ao conectar um micro em uma das portas do roteador ou switch, você ver que o led da porta começa a piscar feito doido, ele possivelmente está derrubando a rede toda, deixe ele fora da rede e dê uma geral nele...

Se só com 1 PC a instabilidade continua, conecte o PC direto no link da internet, se resolver troque o roteador, senão chame a NET

Compartilhar este post

Link para o post

@ Old boy

Sim, reservei é um TP link WR941N.

@qwmsp

Então, a oscilação era só no wireless, depois que coloquei o cabo ela não ocorreu mais, exceto quando alguem exige um pouco mais, mas logo volta ao normal. Esse teste é meio complicado de se fazer visto que divido a internet, a minha wireless funciona bem, o problema é justamente a oscilação e por isso coloquei o cabo.

O cabo está conectando, mas, quando a internet cai ou quando desligo meu notebook ele fica dando aquele ponto de exclamação amarelo na conexão a cabo, enquanto a wireless entra facilmente.Daí geralmente tenho que reiniciar o modem e o roteador e aguardar um bom tempo até conectar, por isso suspeito muito de conflito de IP.. Aparece na conexão a cabo: Rede não  identificada e ela consta como pública e eu não consigo alterar isso.

Compartilhar este post

Link para o post

O IP foi definido por quem instalou o roteador, não vejo erro neste IP mas não é o padrão de fábrica, fixe o seu IP ai toda vez que ligar o note vai ser o mesmo número.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de reiniciar o router umas 10x e tentar umas 15, consegui conectar... que zuado isso...  Mas o problema vai ser quando eu desligar o pc duvido que vai conectar de novo haha

Compartilhar este post

Link para o post

Então, um ip começando com 169 quer dizer que ele não conseguiu pegar o IP do roteador, se isso só acontece com o wireless, tenta mudar o canal de transmissão da rede, se você tiver um android na mão, é bem facinho de verificar o canal mais livre com o wifi analizer. agora se acontece essa "demora" com cabo também, o roteador pode estar com problema.

Eu ainda não descartaria o problema de virus, muito broadcast na rede pode fazer o bicho ficar doido mesmo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigos, meu problema persiste...

Nem eu sendo o único a conectar na rede (alterando a senha do roteador de modo que apenas eu acesse. hihihi) ainda não consigo conectar via cabo, quando conecto sozinho a wireless é uma beleza.

Quando os outros acessam simultaneamente, meu wireless fica maluco ele fica conectando e desconectando sem parar, como se estivesse a procurar rede, encontra, conecta, desconecta mas nem ao menos da tempo de transitar qualquer dado... As vezes quando eu finalmente consigo conectar com o cabo, no local onde o IP 169.254.183.0 aparece um IP semelhante ao do wireless começando com 192. E então eu nem desligo o computador para não perder a conexão.

Existe alguma forma de facilitar essa conexão via cabo? Chego a perder horas do meu dia tentando conectar essa porcaria, não sei se alguem daqui tem um pc com virus ou o roteador esta sobrecarregado ( todos as 4 portas dele sao ocupadas e de uma delas sai uma hub com mais 6 portaas que tambem estão ocupadas, fora o wireless de celular e notebooks) ao todo devem ser uns 20 ou mais dispositivos conectados em um TP link WR941N 

observe.jpg

Por favor ajudem! :/

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que seria bom você trocar o roteador por um mais espertinho, dá uma olhada nos roteadores da linksys padrão N, se for o dual band melhor.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olha pelo que entendi você tem 2 problemas:

1) Quando muita gente está conectada por Wireless ela fica instável e caindo.

2) Quando conectado por cabo , demora muito para ''funcionar'' a internet.

Vamos por partes , primeiro sobre deixar o cabo preferencial ao invés do wireless , creio que não tenha como , é mais fácil desativar o wireless quando for usar cabo , alias é bom não deixar os 2 ativados ao mesmo tempo para evitar qualquer tipo de conflito.

Sobre a wireless instável e caindo , como você tem vários clientes tanto wireless quanto por cabo , na minha opinião o roteador não está aguentando dividir a banda dele em tantas pessoas(mesmo ele tendo uma config boa e não ser vagabundo) , porque normalmente esse é o sintoma desse problema , as vezes o DHCP está setado com um tempo muito alto , dessa forma o roteador sofre para distribuir tantos IPs depois de um determinado numero , o que pode causar lentidão.

Já o problema do cabo , tenho um problema parecido na faculdade , apenas o meu notebook , entre 10 , demora para a internet começar a funcionar por cabo , os IPs são dedicados e setados na parte de redes do windows mesmo , isso usando um cabo CAT5 , já indo na sala ao lado e usando cabo CAT6 a internet por cabo funciona na hora , até hoje não descobri qual a causa desse problema , estou pensando que é algum tipo de incompatibilidade bizarra entre o cabo e o conector do notebook.

De qualquer forma tenta fazer o que o  qwmsp falou , ir um por um , testa a cabo e depois wireless , essas coisas , porque as vezes tem algum problema no caminho , as vezes roteador está zuado , firmware zuada , enfim pode ser varias coisas , sobre teste de velocidade , use o SIMET ou BrasilBandaLarga são os melhores.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas respostas pessoal mas minha esperança era resolver esse problema no formato de configuração e não troca de hardware mesmo porque, não sou proprietario da pensão apenas moro aqui enquanto estudo na faculdade. Talvez eu esteja configurando um IPv4 fixo de forma erronea, por exemplo o que faço é: 

- Utilizar a ferramenta DHCP/ Address reservation : dessa forma reservo um IP de maneira que nenhum outro usuário exceto o MAC adress da  minha conexão a cabo acesse um determinado IP. (exemplo: 192.168.1.110)

- IP MAC binding: junto meu MAC adress que vai via cabo (já que é diferente do via wireless) com um IP fixo, o qual foi reservado no primeiro passo.

- A seguir vou em central de rede e compartilhamento/ conexão local/ IPv4/ Propriedades e coloco  em Usar o seguinte endereço de IP, o IP que reservei no roteador, a mascara de sub rede padrão 255.255.255.0 e o gateway indicado no roteador. Em DNS geralmente deixo em branco, não sei se faz alguma diferença...

exemplo:

IP 192.168.1.110

mascara de sub rede padrão 255.255.255.0

gateway :192.168.1.1

- Reinicio o router para as configurações entrar em uso

Mesmo assim, o cabo ainda não conecta... Já tentei deixar em obter IP e DNS automáticamente mas nessa situação onde muitas pessoas usam ao mesmo tempo não sei se é uma boa ideia.Talvez pelo excesso de cabos que existem nas paredes da casa, pela baixa qualidade do cabo, pelo excesso de usuarios, tem tantos problemas que realmente é difícil saber qual. O mais fácil é me mudar mesmo hahaha... Posso até ficar sem comida e sem agua mas sem internet eu não fico não auhhauua.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma vez que você reservou o IP para o MAC address da sua placa, não tem o porque configura-lo como IP fixo no micro (note que o wireless tem outro mac), se não pega o IP, quer dizer que há algo errado na comunicação com o servidor dhcp, que no caso é o roteador, que pelo que você falou está hipersaturado. uma das soluções possiveis, seria pegar um micro velho que ninguém quer com 2 placas de rede (um que rode win98se já basta), fazer o compartilhamento da internet pelo micro e deixar o roteador como um simples access point para wireless, com o servidor dhcp desabilitado.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

O wireless tem outro MAC porque é placa diferente da que se conecta o cabo... e cada placa de rede tem que ter seu MAC próprio (O MAC fica na placa de rede e não na placa mãe do computador)....

O roteador pode estar sobrecarregado e por isso esses problemas persistem.....

Compartilhar este post

Link para o post

Entendo, bom pessoal depois de relutancia, finalmente conectou mas acho que no final das contas eu vou assinar um plano de internet individual mesmo que tenho menos dor de cabeça haha, só um modem e só meu. :) 
Obrigado a todos

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais