Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A prostituição do mercado brasileiro de informática


Posts recomendados

Lembrei dos tempos em que sofria com (como alocar) IRQs para modem, placa de som, impressoras, etc. nos Windows 95/98 e (argh) Me.

 

Tinham coisas que só por tentativas/erros, ou desabilitar tudo e ir adicionando aos poucos. Ou os jumpers para selecionar saídas COM.

 

Melhor mesmo eram os jumpers do display do gabinete... detalhe: sem manual, quando se fazia upgrade de processador...

 

hard-090.jpg

 

Duvido que os “ténicos (sem 'c' mesmo)” saibam fazer essas coisas hoje em dia...

Ha ha ha, tenho pesadelos só de lembrar desta época.

Lembra que até borracha a gente  tinha ficar passando nos contatos dos pentes de memória.

Isto me lembra do botão turbo, quando tinha um 486Dx2, apertava o botão turbo e deixava os meus amigos jogando jogos. Perdiam rapidinho porque os jogos ficavam muito rápido. 

Também dava para fazer overclocks, mudar o visor e fazer todos os seus amigos acharem que você tinha um Pentium.

O terror da rede ponto a ponto, quando a rede parava era preciso  derrubar meio mundo até encontrar o ponto com defeito, também  tinha que ficar controlando as colisões naquelas $#$# de hub e o chefe nunca liberava verba para comprar um Switch. 

Para instalar um jogo era uns 5 disquetes compactados usando arj,  13 disquetes para instalar o Windows 95.

Das idiotices como colocar o HD no congelador para recuperar alguns arquivos.

De ficar soldando um monte de diodo na porta paralela, para poder usar controles de video game no computador.

E da primeira frase quando alguém te ligava pedindo suporte:

-Já reiniciou o computador! 

-Ve se a impressora esta na tomada e ligada!

De ver todo mundo entrando no ICQ ao mesmo horário, as 00:00. De ficar brincando com o bloco de notas para fazer home page e enchendo a página da Geocities com um monte de tosqueiras em Java script.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

      Pessoal antes de opinar gostaria de contribuir meu devido conhecimento sobre economia ao site Mises(escola austriaca). Recomendo lerem os artigos deste site.

Enfim. Concordo que há muitos técnicos que resolvem todos problemas do computador somente formatando, e cobram absurdo ja que não há um procedimento complexo de como formatar, isso pra mim é picaretagem, desculpas sinceras, mas tenho raiva desse tipo de gente. Outro comentário que gostaria de passar é que os Técnicos de informatica poderiam ser mais humildes, digo isso porque estamos lidando com um equipamento de ALTA(complexidade) Tecnologia e os técnicos acham que podem resolver qualquer problema sozinho.

Sobre o preço do prestador de serviço é complicado debater sobre isso, eu como micro-empreendedor me transformei em passeador de cães e meu preço a hora,ACREDITEM, é 3 reais a hora, é um preço extremamente abaixo do mercado(em média cobram 25 reais a hora), mas qual objetivo eu tenho com isso?...

Meu objetivo primeiro é aumentar minha produtividade da mão de obra, e principalmente oferecer um pouco a melhora de qualidade de vida para as pessoas que ganham pouco salario e trabalham o Dia inteiro, seus bixinhos ficam estressados e consequentemente, o núcleo familiar também fica estressado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

      Pessoal antes de opinar gostaria de contribuir meu devido conhecimento sobre economia ao site Mises(escola austriaca). Recomendo lerem os artigos deste site.

Enfim. Concordo que há muitos técnicos que resolvem todos problemas do computador somente formatando, e cobram absurdo ja que não há um procedimento complexo de como formatar, isso pra mim é picaretagem, desculpas sinceras, mas tenho raiva desse tipo de gente. Outro comentário que gostaria de passar é que os Técnicos de informatica poderiam ser mais humildes, digo isso porque estamos lidando com um equipamento de ALTA(complexidade) Tecnologia e os técnicos acham que podem resolver qualquer problema sozinho.

Sobre o preço do prestador de serviço é complicado debater sobre isso, eu como micro-empreendedor me transformei em passeador de cães e meu preço a hora,ACREDITEM, é 3 reais a hora, é um preço extremamente abaixo do mercado(em média cobram 25 reais a hora), mas qual objetivo eu tenho com isso?...

Meu objetivo primeiro é aumentar minha produtividade da mão de obra, e principalmente oferecer um pouco a melhora de qualidade de vida para as pessoas que ganham pouco salario e trabalham o Dia inteiro, seus bixinhos ficam estressados e consequentemente, o núcleo familiar também fica estressado.

      Pessoal antes de opinar gostaria de contribuir meu devido conhecimento sobre economia ao site Mises(escola austriaca). Recomendo lerem os artigos deste site.

Enfim. Concordo que há muitos técnicos que resolvem todos problemas do computador somente formatando, e cobram absurdo ja que não há um procedimento complexo de como formatar, isso pra mim é picaretagem, desculpas sinceras, mas tenho raiva desse tipo de gente. Outro comentário que gostaria de passar é que os Técnicos de informatica poderiam ser mais humildes, digo isso porque estamos lidando com um equipamento de ALTA(complexidade) Tecnologia e os técnicos acham que podem resolver qualquer problema sozinho.

Sobre o preço do prestador de serviço é complicado debater sobre isso, eu como micro-empreendedor me transformei em passeador de cães e meu preço a hora,ACREDITEM, é 3 reais a hora, é um preço extremamente abaixo do mercado(em média cobram 25 reais a hora), mas qual objetivo eu tenho com isso?...

Meu objetivo primeiro é aumentar minha produtividade da mão de obra, e principalmente oferecer um pouco a melhora de qualidade de vida para as pessoas que ganham pouco salario e trabalham o Dia inteiro, seus bixinhos ficam estressados e consequentemente, o núcleo familiar também fica estressado.

 

Lembro quando não raras vezes chego a ganhar R$ 300,00 por serviço.  

E era fácil, fui a um escritório para consertar um negócio simples, chegando lá descobri que a internet era muito devagar e testando a velocidade acusou 250 kbps para 20 pessoas. Bastou uma ligação para Telefonica dizendo que estava sendo roubado, pois estava pagando quase R$ 120,00 por mês por 250 kbps e iria por na Anatel e Procon. Deram 6 meses de internet grátis e colocaram um link de 2 megas.  O dono ficou tão feliz que me feliz que me levou para almoçar no Fogo de chão e me pagou R$ 300,00.

Se quer ganhar dinheiro nesta área o melhor é dar consultoria e não ficar consertando computador. Dando sugestões de melhorias e mostrando por A + B que em pouco tempo  o cliente recuperará o dinheiro. As vezes eu falo paga o que você acha que vale, mas só depois de uns 6 meses e acabam me pagando uma nota preta.

 

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembro quando não raras vezes chego a ganhar R$ 300,00 por serviço.  

E era fácil, fui a um escritório para consertar um negócio simples, chegando lá descobri que a internet era muito devagar e testando a velocidade acusou 250 kbps para 20 pessoas. Bastou uma ligação para Telefonica dizendo que estava sendo roubado, pois estava pagando quase R$ 120,00 por mês por 250 kbps e iria por na Anatel e Procon. Deram 6 meses de internet grátis e colocaram um link de 2 megas.  O dono ficou tão feliz que me feliz que me levou para almoçar no Fogo de chão e me pagou R$ 300,00.

Se quer ganhar dinheiro nesta área o melhor é dar consultoria e não ficar consertando computador. Dando sugestões de melhorias e mostrando por A + B que em pouco tempo  o cliente recuperará o dinheiro. As vezes eu falo paga o que você acha que vale, mas só depois de uns 6 meses e acabam me pagando uma nota preta.

 

 

Poxa, ja paguei mais do que deveria para um técnico, pelo esforço dele, a atenção que ele deu pra mim, é assim tem que ser amigo, pra tu ver até técnico precisa saber de legislação como codigo do consumidor, tu tá de parabéns jovem, merecia mesmo ganhar esse dinheiro e o melhor de tudo...

Conseguir Fidelizar o Cliente

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembro quando não raras vezes chego a ganhar R$ 300,00 por serviço.  

E era fácil, fui a um escritório para consertar um negócio simples, chegando lá descobri que a internet era muito devagar e testando a velocidade acusou 250 kbps para 20 pessoas. Bastou uma ligação para Telefonica dizendo que estava sendo roubado, pois estava pagando quase R$ 120,00 por mês por 250 kbps e iria por na Anatel e Procon. Deram 6 meses de internet grátis e colocaram um link de 2 megas.  O dono ficou tão feliz que me feliz que me levou para almoçar no Fogo de chão e me pagou R$ 300,00.

Se quer ganhar dinheiro nesta área o melhor é dar consultoria e não ficar consertando computador. Dando sugestões de melhorias e mostrando por A + B que em pouco tempo  o cliente recuperará o dinheiro. As vezes eu falo paga o que você acha que vale, mas só depois de uns 6 meses e acabam me pagando uma nota preta.

 

Amigo, você está de PARABÉNS. É isso aí!! E essa é a minha filosofia... SEMPRE fazer o q DEVE ser feito, sem AUMENTAR nem DIMINUIR e nem OMITIR.

 

- Em 2005 mais ou menos, PC de um colega de trabalho, resolução baixa (não suportava a máx. do monitor), qualidade da imagem e desempenho péssimo. Verifiquei uma VGA SIS antiga. Deduzi, o que uma VGA de meados de 1998 está fazendo num PC de 2002? Meu colega disse q o PC foi comprado numa loja, não montado, e q uma ÚNICA vez um "técnico" levou o PC para uma assistência. Fiz o serviço da "guariba" completa, deixando o PC otimizado + uma outra VGA usada, mas muito melhor (MX 4000 acho). E cobrei preço camarada, ficou satisfeito. Eu não havia mais contato com ele, mas ano passado ele me achou através de outros colegas, pra mim montar um novo PC pro filho dele. Montei, dividi em 6x no cheque, e mais uma vez, satisfação (foram inclusos diversos games casuais q o menino adorou);

 

- PC de um escritório de uma ex namorada, estava travando, e na última visita, o "técnico" havia cobrado uns 100,00 (em 2005), mas o problema voltou a ocorrer. Após analisar tudo, descobri q o cabo flat estava ruim, portanto, uma simples troca e um bom encaixe resolveu. Cobrei barato, detalhei a situação, e o incrível é que o tal "técnico" havia era trocado o drive de disquete, dizendo q era o causador do problema, ou seja, estava JUSTIFICANDO a cobrança de 100,00... 

- Semana retrasada, minha tia comprou um PC usado da minha prima, e tava dando problema de não ligar as vezes. Mas lá não resolvia, e disse q era necessário levar pra casa. Ela estava dizendo q IRIA comprar um PC novo e tal.. pra uso só de internet e música.. Eu disse pra não fazer isso, pois o PC é SEMI NOVO. AM2, 2 gigas de memória, perfeito pra ela. Trouxe o PC pra casa, a fonte estava pipocada. Troquei, fiz a guariba, otimizando o PC, e o levei zerinho. Expliquei pra ela a situação, e pra devolver, ela não iria estar na casa dela, iria deixar o dinheiro com minha prima. Ao levar lá, após montar o PC, o dinheiro q cobrei foi 50,00 pela fonte e mão de obra (bem, parente cobro abaixo da média) e estava 70,00, e ela deixou recado dizendo q ficou satisfeita.

- Mês passado, no escritório do meu primo, de engenharia, 3 notes e 1 desktop. Vírus proveniente de pendrive, infectou TODAS as máquinas. Excluí os vírus (mas a guaribada) de TODOS os 4, mas 2 ficaram 100% e outros 2 o painel de controle não entrava mais.. pesquisei horrores, tentei diversas coisas, mas quando alguns elementos do painel de controle danifica, é canseira. Então, nesses 2 casos, houve formatação. Depois, o PC da casa dele também estava infectado, e mesmo após tudo limpo, o painel de controle também bichado. Outra formatação. Nesse serviço de 2 dias, ele me passou 150,00. Barato? Sim.

 

Mas atualmente saí do trabalho fixo, (fui DESPEDIDO) pelo meu irmão, dono da empresa (choque de opiniões). E esse meu primo vai me CONTRATAR, e vai me ensinar a usar o programa ArchiCad, semelhante ao Auto Cad. Ele NÃO VAI ME COBRAR pra ensinar, e vai me REMUNERAR durante o aprendizado, pois estarei realizando trabalhos. Ele tem CERTIFICADO deste programa, e não ensina por menos de 2.000,00.

 

Sem contar q esse meu primo me passou um serviço na semana seguinte, um PC novo pra montar, pra um colega dele. Montei uma CPU, custou 1.100,00, mas cobrei 900,00 pra ficar com a CPU dele. E a CPU dele, q agora é meu, saiu por 200,00, mas vale 400,00 pra vender. Novinho, Pentium Dual Core 2.2GHZ LGA 775, 2g mem DDR 2, HD320, gabinete pretinho 3 baias Megaware.

 

Minha metodologia é assim:

- Eu não IMPONHO nada, deixo a pessoa a vontade pra escolher. Se der pra consertar no local, ótimo. Se tiver q levar, é porque precisa;

- NUNCA perco uma viagem. Qualquer PC sempre precisa de uma otimizada... sempre tem coisas indevidas instaladas, configurações mal feitas (tanto na BIOS quanto no Windows), limpeza (sistema ou física mesmo);

- JAMAIS deixo de fazer TUDO o q deve ser feito num PC. Não faço nas correrias. Sempre instalo tudo tudo q é necessário, configuro, otimizo. Não existe essa de Windows "pelado", igual saem das lojas;

- NUNCA deixo de esclarecer o que houve com o PC. Sempre procuro o máximo desvendar o problema, e resolver. E não ocultar. Não faço a pessoa gastar mais do que o necessário.

 

SEMPRE vão existir, em diversos segmentos da vida, os PSEUDO-TÉCNICOS (como eu). Seja em ELETRÔNICA, MECÂNICA, WEB DESIGNERS ETC.. mas o que diferencia é o CARÁTER e o GOSTO pelo q faz. Não adianta o cara FAZER CURSO, SE FORMAR, mas ser preguiçoso e presunçoso.

Tem que ter GOSTO pelo o que faz, fazer com AMOR, carinho e dedicação.

 

Como eu poderei me tornar um bom profissional, me formar, sem estar passando por TODAS estas experiências que convivo diariamente? Chegar num curso, numa faculdade, CRÚ? Essa carga de experiência que adquiri não conta? Sim, conta. Há espaço pra TODOS, sejam iniciantes, curiosos, técnicos avançados. O problema é o espaço q o MAL INTENCIONADO encaixa, encontra lugar. Mas o mercado expulsa eles, oprimem ele. Pois nunca falta serviço pra mim, mas pra esses, ele VIVEM correndo atrás, pra fazer mais uma vítima... infelizmente.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há TECNICOS e "técnicos". Eu não sou nenhum dos dois, sou curioso e me viro pra arrumar meu pc e de vez em quando ajudar os amigos. Coisas simples, com paciencia qualquer um faz. Mas pra problemas mais complexos, deveria ser valorizado o trabalho do TECNICO.

 

A minha relação com computadores...

 

"Meu primeiro pc, foi um 486 que ganhei da vizinha. Ela comprou um pc novo, e ao invés de jogar fora o antigo deu pra uma criança brincar :D. Ai eu fui fuçando, desmontei o HD, solteas placas isa, que legaaaal.

 

Meu primeiro PC de verdade foi um amd Duron 1.0 com PCchips M810LR, win xp home e vivia dando problema, a gente vivia chamando tecnico pra resolver, primeiro veio da fabrica, trocou memoria, hd, depois q acabou a garantia,  a gente contratava freelance... Acabamos vendendo e se livrando do problema.

 

Ai veio outro pc de casas bahia, P4HT, mobo lixo com chipset SIS e fonte generica, como moro na praia e tem maresia, lá se vai memoria, placa-mãe, etc. Nem durou 1 ano.

 

Dessa vez, levei num tecnico de verdade, comprei placa-mãe nova G31M7TE e aproveitei o P4 e coloquei 1Gb de DDR2 kingston, paguei o valor justo pelas peças e mão de obra. Durou mais ou menos 1 ano e meio, até q pifou de novo.

Eu tinha pouco conhecimento de informatica, e ainda usava discada.

 

Ai levei numa  assistencia tecnica ( vamos testar o serviço de um lugar diferente), ai deixei lá o PC.

Pra minha surpresa, o "tecnico" disse que meu modulo de memoria era de apenas 512mb. discuti, fiquei muito irritado, a ainda assim como iria provar né? não resolvi o problema a ainda fui feito de troxa.

 

Não bastasse, o ***** ainda trocou o cooler do processador, eu tinha um coolermaster com base de cobre, e ele colocou um cooler oem da intel.

 

Ai comprei um pc usado mesmo, e desde então procuro entender mais de informatica e resolver sozinho os problemas, evito levar meu pc na assistencia e hoje sou um tecnico, apenas pra mim mesmo.
"

 

Em todas as áreas existem profissionais bons e ruins. Cada um tem o valor que merece, pena que nem todos tem a capacidade de distinguir..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há TECNICOS e "técnicos". Eu não sou nenhum dos dois, sou curioso e me viro pra arrumar meu pc e de vez em quando ajudar os amigos. Coisas simples, com paciencia qualquer um faz. Mas pra problemas mais complexos, deveria ser valorizado o trabalho do TECNICO.

 

A minha relação com computadores...

 

"Meu primeiro pc, foi um 486 que ganhei da vizinha. Ela comprou um pc novo, e ao invés de jogar fora o antigo deu pra uma criança brincar :D. Ai eu fui fuçando, desmontei o HD, solteas placas isa, que legaaaal.

 

Meu primeiro PC de verdade foi um amd Duron 1.0 com PCchips M810LR, win xp home e vivia dando problema, a gente vivia chamando tecnico pra resolver, primeiro veio da fabrica, trocou memoria, hd, depois q acabou a garantia,  a gente contratava freelance... Acabamos vendendo e se livrando do problema.

 

Ai veio outro pc de casas bahia, P4HT, mobo lixo com chipset SIS e fonte generica, como moro na praia e tem maresia, lá se vai memoria, placa-mãe, etc. Nem durou 1 ano.

 

Dessa vez, levei num tecnico de verdade, comprei placa-mãe nova G31M7TE e aproveitei o P4 e coloquei 1Gb de DDR2 kingston, paguei o valor justo pelas peças e mão de obra. Durou mais ou menos 1 ano e meio, até q pifou de novo.

Eu tinha pouco conhecimento de informatica, e ainda usava discada.

 

Ai levei numa  assistencia tecnica ( vamos testar o serviço de um lugar diferente), ai deixei lá o PC.

Pra minha surpresa, o "tecnico" disse que meu modulo de memoria era de apenas 512mb. discuti, fiquei muito irritado, a ainda assim como iria provar né? não resolvi o problema a ainda fui feito de troxa.

 

Não bastasse, o ***** ainda trocou o cooler do processador, eu tinha um coolermaster com base de cobre, e ele colocou um cooler oem da intel.

 

Ai comprei um pc usado mesmo, e desde então procuro entender mais de informatica e resolver sozinho os problemas, evito levar meu pc na assistencia e hoje sou um tecnico, apenas pra mim mesmo.

"

 

Em todas as áreas existem profissionais bons e ruins. Cada um tem o valor que merece, pena que nem todos tem a capacidade de distinguir..

 

Sabe que no fundo até gosto deste profissionais picaretas, afinal são eles que fazem os clientes irem atrás de indicações tais como ocorre com mecânicos. Quando trabalhava com isto nunca precisei correr atrás de clientes, bastava colocar um selinho de garantia no computador com meu telefone e entregar o cartão de visitas e apareciam clientes do nada ao monte.

O pior que meus preços eram com base no grau de chatisse do cliente, quanto mais chato mais eu cobrava para ver se ele desistia e procurava outro e por incrível que pareça o cara sempre voltava e pagava o que eu pedia (no fundo já sabia que ele ia ficar me ligando e por isto já incluía no preço). Para garotas bonitas também cobrava caro só para elas virem conversar, rolar alguma coisa e no final o conserto sair de graça e elas ainda falavam, vou te arrumar alguns clientes ricos. 

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pior que meus preços eram com base no grau de chatisse do cliente, quanto mais chato mais eu cobrava para ver se ele desistia e procurava outro e por incrível que pareça o cara sempre voltava e pagava o que eu pedia (no fundo já sabia que ele ia ficar me ligando e por isto já incluía no preço). Para garotas bonitas também cobrava caro só para elas virem conversar, rolar alguma coisa e no final o conserto sair de graça e elas ainda falavam, vou te arrumar alguns clientes ricos.

 

Cara, sua estratégia é simplesmente a melhor, hahaha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, sua estratégia é simplesmente a melhor, hahaha

 

Sabe que no fundo até gosto deste profissionais picaretas, afinal são eles que fazem os clientes irem atrás de indicações tais como ocorre com mecânicos. Quando trabalhava com isto nunca precisei correr atrás de clientes, bastava colocar um selinho de garantia no computador com meu telefone e entregar o cartão de visitas e apareciam clientes do nada ao monte.

O pior que meus preços eram com base no grau de chatisse do cliente, quanto mais chato mais eu cobrava para ver se ele desistia e procurava outro e por incrível que pareça o cara sempre voltava e pagava o que eu pedia (no fundo já sabia que ele ia ficar me ligando e por isto já incluía no preço). Para garotas bonitas também cobrava caro só para elas virem conversar, rolar alguma coisa e no final o conserto sair de graça e elas ainda falavam, vou te arrumar alguns clientes ricos. 

 

Essa ideia muito me interessou.. rsrs... Todo mundo me conhece pelo FUNDO de paciência q sou.. explico, esmiuço, traduzo, quase q desenho.. Os "chatos" se apegam a mim, sempre me procuram, recomendam dizendo q eu explico tudo direitinho e não os deixo na mão...  Pois uma coisa q me mata de raiva é conversar com alguém, perguntar, e a pessoa nem olhar pra tua cara e dar "meias" respostas... Agora o lance das mulheres bonitas eu já manjava das parada... kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é dose , na cidade onde moro MAIORIA dos "tecnicos"  so funciona assim , testa peça por peça tira RAM coloca um fuciona e se o PC funcionar o problema é da RAM senão passam para outra peça e assim até descobrir qual peça esta com defeito, descobriu TEM QUE TROCAR peça não quer saber se tem como consertar é só trocar e trocar, e o que acontece quando mesmo assim eles não encontra ,acontece o que aconteceu comigo inventão um problema e com isso fiquei com PC com problemas serios por quase 1 1/2 anos.
Resumindo tecnico TECNICO MESMO não tem nenhum na minha cidade só tem metido a sabichão que so sabe olhar na internet pra procurar o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Concordo em partes.... Vejo que existe o outro lado da moeda também. Exemplifico: minha namorada teve dois problemas com o notebook dela (um STI). o HD foi pro espaço, e o teclado também (em épocas diferentes).

Como ela estava longe (reside em outra cidade no momento) eu orientei ela pra procurar alguns técnicos.... no problema com o hd em alguns lugares o preço cobrado foi justo e ela realizou o serviço. No momento do teclado que o bixo pegou....

Não existe justificativa para se cobrar entre 350 e 500R$ para se trocar um teclado de notebook que é padrão na grande maioria dos notebooks nacionais... a peça separada custa em torno de 70R$ e o encaixe é uma coisa de criança... ela mesma resolveu o problema.

 

Temos que considerar o seguinte: as coisas são bem mais simples hoje. Os "técnicos" têm acesso a internet mais veloz.. e é muito fácil de se encontrar programas piradas na rede... além disso as peças do computador ficaram mais baratas.... Isso pressiona o mercado....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 4 meses depois...

Trabalho com informática a mais de 2 anos, já perdi as contas de quanto gastei se qualificando, vejo muitos clientes reclamando do preço que é caro, que fulaninho faz mais barato, sendo que quando levam pros que fazem mais baratos, eles instalam Windows sem validade, deixam só com Windows instalado sem nenhum programa, resumindo após o serviço lixo os clientes sempre acabam voltando para os que cobram preço justo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho horrível a atual formação e treinamento dos técnicos, 

seja TI, ou um simples técnico de uma operadora. 

Eu confesso sem me gabar que por 3 vezes quando trabalhava com informática 

entre 2011 e 2012

dei de 10 a 0 em 3 técnicos da [nome da empresa removido], isso é muito vergonhoso

Vergonhoso também para os técnicos de operadora; aqui na minha cidade 

só vem técnico que parece fazer tudo por manual, mesmo os da capital Salvador, 

assim como o setor técnico de atendimento. Para mim isto ultrapassa os limites 

do respeito, foco e credibilidade. Os únicos técnicos que conseguem fazer algo

melhor, são aqueles que tem de pagar R$350,00 para por internet porque: 

A operadora mente dizendo não ter disponibilidade. 

Claro que isto não condiz diretamente com o titulo da postagem, mais 

se tratando da área técnica, este conteúdo acaba por se relacionar. 

O mercado de técnicos no Brasil esta uma vergonha, maior porcentagem 

é de charlatões despreparados, que mentem e até conseguem driblar os honestos 

como uma caso que ocorreu por aqui. Uma cliente foi engana e nem se tocou, 

o técnico vendeu um kit por R$100,00 reais ainda por cima colocou tudo grátis, 

na linguagem deles e dizia ser tudo novo. Isto é ultrapassa o ridículo, pois era tudo mentira do dono da tal loja "[nome da empresa removido]".

Realmente a abertura este tópico foi uma luz no final do túnel 

para muitas pessoas que caem em qualquer palavra bonita. Obrigado por nos dar esta liberdade de expressão @Gabriel Torres .

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo contigo, @alissomrex .

 

Aqui no Brasil, técnico de informática e mecânico são os piores tipos de profissionais que existem. :P

 

Não quero soar como petulante, arrogante ou algo do gênero, mas o que eu aprendi em fóruns como este me permitiram ter um conhecimento técnico muito melhor do que a maioria de técnicos com diploma.

 

Há anos trabalho como se eu fosse um "técnico" de informática, formatando, instalando programas, configurando redes, servidores Linux, etc... Eu cresci fazendo isso.

 

Há muito tempo ganho uma grana com isso, mas nunca deixei de valorizar a profissão só porque não tenho diploma de técnico. Enfim, o que quero dizer é que existem pessoas e existem pessoas. O valor cobrado deve ser condizente com o serviço prestado e o conhecimento do profissional, eu acredito que o meu trabalho seja de ótima qualidade e por isso não cobro barato não. Não instalo um sistema operacional e configuro todo ele por 30 reais de jeito nenhum!

 

O problema é que a maioria dos técnicos que fazem esses serviços, fazem mal feito, inclusive verdadeiros técnicos. Formatar um computador é fácil, ainda mais hoje em dia, mas deixar ele lisinho com todos os drivers certinhos, com programas bons e leves, com as configurações personalizadas à gosto são outros 500 ;)

Mesma coisa tratando-se de servidores.

 

No momento estou na reta final da minha graduação em Sistemas de Informação pela UFSM e tentando um mestrado na área. Nas horas vagas continuo fazendo serviço de técnico, porque realmente gosto e me preocupo em fazer direito (e não rápido) :P

 

Um serviço de qualidade vale o seu preço sim! Vamos nos valorizar pessoal. Mas ao mesmo tempo cuidar para não abusarmos das pessoas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha Gabriel eu entendo seu ponto de vista e concordo em parte, porém pude notar uma certa ironia por exemplo quando você se refere aos "pseudo profissionais" como semianalfabetos. Eu entendo que esse tipo de pessoa no mercado contribuí para a desvalorização do trabalho do profissional, porém isso não é exclusividade dessa área e sim uma característica que existe em todas as áreas, pelo menos aqui no Brasil. É fato que existe muito trambiqueiro que cobra baratinho para "resolver o problema" do cliente sem nem mesmo saber a diferença entre HD e gabinete, o que obviamente resulta num serviço de baixa qualidade. Porém também temos que ver o outro lado da moeda, aqui é o país do "jeitinho", das "oportunidades"... Não são raros os técnicos diplomados que possuem uma boa estrutura e pagam seus impostos (pelo menos ao que parece), mas que não exitam em transformar um problema de inicialização do SO em um problema no HD por exemplo. Técnicos ditos profissionais que ao que tudo indica "pularam" as aulas de ética e legislação do trabalho e hoje se comportam da mesma forma que os "semianalfabetos" porém de forma "profissionalizada". Muitos do que estão aqui irados destilando sua indignação, provavelmente já agiram dessa forma (salvo raríssimas exceções). Eu não sei como funciona o mercado aí nos EUA, mas aqui  a realidade é essa. Como diria a minha avó: "Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come". Se o cliente quer um serviço de qualidade, terá que correr atrás de boas referências e torcer para não ser passado para trás.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sou formado em TI. Entretanto, estudei de A a Z sobre informática. Tudo na raça! Usando meu computador, comprando equipamentos e fazendo experimentos por conta própria.

 

O que mais me 'seduz' na informática quando se fala em manutenção, é o diagnóstico de um problema. Você bancar o detetive, o Dr. House da informática. Usando todo seu conhecimento, fazendo testes com competência, caçando sintomas que apontam para a causa de um defeito. Foi assim que sempre consertei meu computador. Com o tempo, comecei a prestar serviço para outras pessoas. Peguei cada caso... Não me gabando mas em um deles, se fosse outro técnico teria mandado trocar o HD. O MBR do HD ficou corrompido e qualquer computador com esse HD travava na bios na hora da placa mãe dar boot pelo HD, na hora de formatar com o CD do windows dava erro. Com o conhecimento e o programa certo, consegui apagar a MBR que estava no HD e reconstruir uma nova. Depois do primeiro reboot tudo funcionou normalmente e o windows foi instalado sem mais problemas dispensando a compra de um novo HD.

Tem coisas que já me deparei que muitos técnicos formados iriam fazer o básico como na maioria das assistências técnicas.

Trocar a pasta térmica, formatar ou trocar o HD e fica por isso mesmo. Na minha opinião, o verdadeiro profissional investiga a causa do problema e age em cima dela resolvendo tudo. O que me intriga é você ter esse profissionalismo todo, essa experiência e qualidade no seu serviço e as pessoas reclamarem do preço. E ainda por cima perdermos espaço para os "sobrinhos" de plantão.

As pessoas tem preguiça de aprenderem informática, instalam tudo o que vê pela frente no computador deixando-o entupido de vírus e detonando a instalação do SO. Não tem disciplina (hábitos de segurança) na hora de navegar na internet. Uma vez eu acabei de reinstalar o Windows do meu PC, e após deixar tudo bonitinho, em 10 minutos minha mãe conseguiu contaminá-lo com vírus... hehehe. Para pessoas que não sabem nem como usar seu computador com proteção e segurança, o que se espera de compreenderem a qualidade de um serviço profissional para de um sobrinho? As pessoas caem em qualquer papo. Uma vez vi numa página de humor do facebook da área de TI, um engraçadinho que "inventou" de ter uma cópia do "Windows NASA Extra", dizendo que a formatação dele era a melhor que existia, que o negócio era bom e que não era pra nenhum profissional botar defeito, cobrando míseros R$60,00 pela formatação e ainda oferecendo 2 anos de garantia!!! Eu ri muito, mas no teor do post que o Gabriel Torres postou, é absurdo e revoltante perder espaço pra esse tipo de 'malandro'.

Outra coisa que apesar de fugir um pouco do assunto do post do "GT" - hehe Os valore dos computadores, tablets e smartphones também estão ajudando nessa prostituição...

Exemplo: Uma pessoa vem com um computador com defeito. O orçamento sai e o valor da manutenção fica R$250,00.

O cara fica pensando no valor e separar o dinheiro para pagar, quando ele passa em frente em uma "Casas Bahia" da vida (pode ser qualquer loja, apenas exemplo) e vê um notebook em oferta por R$1250,00, um PC novo por R$700,00 e um Smartphone por R$600. O cara pensa... "Se for pagar R$250,00 no conserto do meu computador, é melhor inteirar para comprar um notebook que é portátil... Ou pegar um PC novo que tá barato, ou pegar um smartphone que 'faz tudo'".
 

Acho que quem trabalha ou trabalhou em assistência técnica aqui vai concordar comigo. As pessoas tem 'sisma' de coisas que voltam da assistência achando que não vai ser mais a mesma coisa. Mais um motivo para as pessoas deixarem de recorrer para assistência e ir para as lojas. O preço baixo de certos produtos de informática também são outro obstáculo de se cobrar um preço justo de nossos serviços. Com o tempo, todos vão ter só dispositivo móvel e as assistências vão aos poucos sumir como as lojas de CDs e DVDs. Quebrou, compra outro, tá 'barato' mesmo!

Essa é minha opinião sobre o assunto, de um ponto de vista geral.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Autor,

 

Seu problema é em relação a trabalho externo ou interno. O Técnico exercendo a função em clientes residencias ou em empresas, de TI, terceirizadas entre outras tantas??

Sou um defensor de uma causa que acho que vocês podem me ajudar.

Primeiro eu cito a SBC que nada faz para que a nossa profissão seja regulamentada.
Depois vem o Sindicato de T.I (Trabalharores e Patronal) que nada fazem também e é onde começa a grande covardia com os profissionais. Aqui no RJ o nosso sindicato reconhece apenas 3 profissões de informática que são.

- Digitador

- Técnico de Informática
- Analistas de Sistemas

 

Se você é Programador, Desenvolvedor, Web Designer, Arquiteto de Software, DBA ou qualquer outra coisa se contente com o seu salário que a empresa lhe paga, pois se ela quiser ela pode te enquadrar como Técnico, é só parar e ler o documento do sindicato.

Voltando a SBC, eles não querem que seja regulamentada a profissão e isso ocorre desde 1970 (eu acho), então, T.I no Brasil é simplesmente o que foi mencionado na sua publicação.

Ai os que prestam serviços são esculachados, pois a SBC não quer, o sindicato só reconhece 3 profissões, o patrão se baseia no sindicato que diz que é isso mesmo por que a profissão não é regulamentadae fica nessa LOOP até cansar os técnicos ou pseudo técnico. Dissidio de 6% e no final ou começo de um novo ano, seu salário está cada vez menor.

 

Eu não sei quem vai abraçar a minha causa, gostaria até que o Gabriel Torres lê-se isso, mas eu vou lutar muito contra isso nem que eu lute sozinho, como fiz na minha empresa anterior.
Realizavamos trabalho de Analista de Suporte e recebiamos como Técnico de T.I completamente errado se vocês forem ler no site do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

O que vocês do Clube do Hardware pode fazer?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@leandro842 perfeito o que você diz. Falo na prostuição do mercado de informática porque é o nosso mercado, mas o correto deveria ser "a prostituição dos profissionais liberais". É um problema sério em todas as áreas, e é um problema específico do Brasil e possivelmente de outros países em desenvolvimento. Fora do Brasil, em países desenvolvidos, não há esse problema. Pelo contrário. Os profissionais se juntam para não deixar o mercado ficar prostituido, e quando alguém tenta, por exemplo, baixar o preço demasiadamente, toma esporro dos colegas.


@Yarkan isso que você fala é verdade. Se for um defeito de hardware, muitas vezes hoje vale mais a pena jogar fora e comprar um novo. Isso é prática corrente em países desenvolvidos. O pessoal acaba procurando técnico para situações como transferir dados de um HD antigo para um novo ou tirar vírus. No exterior não há essa história do "formata que resolve". Até porque todo mundo COMPRA os programas, e aí se formatar perde tudo, em particular se o cliente não tiver guardado os números de série.


@Marcos de Menezes eu já fui favorável a criação de conselho regional, hoje sou contra. Eu não vou me alongar muito aqui, pois já escrevi outro editorial sobre o tema. Se puder lê-lo e, em particular, os comentários de outros usuários dando vários testemunhos, poderá te ajudar a formar sua opinião: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/A-irrelevancia-do-CREA-para-os-tecnicos-em-manutencao/2930

 

Lembrando que a parte de hardware o sistema CREA/CONFEA é, em teoria, o responsável pela regulamentação. Ou seja, a profissão de técnico em manutenção é sim regulamentada. Só que o CREA/CONFEA não faz nada, absolutamente nada. Isso só prova que a existência de um conselho regional e regulamentação não fazem nada para impedir a prostituição do mercado. É na parte de software (analistas, programadores, desenvolvedores, etc) que não há conselho regional/federal.

 

Expandindo um pouco mais, o mercado de dentistas, pelo menos no Rio de Janeiro, está saturado e está ocorrendo a prostituição do mercado. O motivo é que as faculdades de odontologia despejam anualmente muito mais profissionais do que são necessários no mercado carioca. O presidente do CRO sabe disso e declarou isso. E o que o CRO fez para limitar esse desepejo de um número excessivo de profissionais no mercado? Nada. Absolutamente nada. Logo, a premissa que um conselho regional mudaria o mercado e impediria a sua prostituição é uma falácia.

 

Sinceramente, a criação só iria fazer com que eles arrecadassem anuidade para não fazerem absolutamente nada, vai ser mais um cabide de emprego.

 

Deixo ainda no ar uma pergunta: porque no Brasil sindicatos são obrigatórios? A nossa empresa é obrigada a contribuir anualmente para um sindicato qualquer que nem sabemos onde fica e nem o que faz pela a gente. Eu acho que é uma forma de sustentar um grande armário de empregos de gente que ganha para não fazer p.n.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...